Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Audio

    Por muitos anos convivemos com os sistemas de som e video, hoje ja bem enraizados em nossa rotina. Mas ao mesmo tempo poucos sabem ao certo as nescessidades e os significados de termos usados nos aparelhos de um modo geral.
    Nesta Home Page voce encontrara muitas dicas, informacoes e curiosidades sobre este maravilhoso mundo do audio.


  • AM

    Amplitude Modulation, Modulacao por amplitude. Trata-se de uma faixa de radio destinada a radiodifusao comercial e de recepcao para o publico em geral.

    A grande vantagem desta faixa é o bom alcance com baixa potencia, no entanto a faixa audivel do som (spectro de audio) deixa a desejar alem de ser suscetivel a ruidos e interferencias.


  • FM

    Frequency Modulantion, Modulacao por Frequencia. Esta é uma faixa tambem destinada a radiodifusao comercial para o publico.
    No caso de FM, ocorre praticamente o contrario do que ocorre com AM, ou seja, devido a transmissao ser direcional apresenta problemas com o alcance ja que barreiras (morros, apartamentos,etc.) podem impedir ou diminuir a passagem do sinal ate o receptor. No entanto distingue-se por sua capacidade de reproducao com qualidade de som

     
  • CD

    Compact Disc, hoje uma realidade mundial e todos falam desta tecnologia. Aqui algumas curiosidades deste sistema que invadiu os lares, discotecas, gravadoras de todo o mundo.

    Que todo mundo sabe que o CD-Player (aparelho reprodutor de CDs) funciona a base de laser todos sabem, mas afinal, como funciona?. O mais importante componente de um CD-Player chama-se unidade otica composta de um diodo laser ("luzinha" que acende com feixe laser), um prisma, lente e sensores.

    Para que haja leitura correta do conteudo do disco, é acionado o laser e sua lente que movimenta-se de um lado para outro e para cima e para baixo a uma velocidade altissima. Toda essa movimentacao é monitorada pelos sensores que informam a central de processamento como estah o retorno do feixe com relacao ao foco e alinhamento com a trilha (tracking) ja que nao ha contato fisico com o disco. Todo o conjunto move-se do centro para as bordas gracas a mais um motor tambem controlado pelo processador central (servo).
    Para os que trabalham na area de manutencao ja devem ter observado que o CD-Player é muito mais um aparelho de informatica que de audio, por isso, logo logo obteve-se o CD-Rom (o primeiro foi produzido pela Philips-Holanda para o computador dela da plataforma MSX).


  • Dolby

    Este recurso que leva o mesmo nome da empresa que a criou tem o objetivo de eliminar ou reduzir ruidos em aparelhos de reproducao e gravacao de fitas K7 analogicas geralmente.
    A tecnica utilizada NAO é a de apenas diminuir os agudos na reproducao embora pareça. Para ter real efeito a musica devera ter sido gravada neste sistema pois durante a gravaçao é dado um realce nos agudos quando o nivel de som estiver baixo, ja na reproduçao ha uma atenuacao. Assim quando o som estiver no nivel normal (entre 0 e 3db) na reproducao o filtro nao atuara e a medida que o som baixar o filtro comeca a "abafar" o som diminuindo bastante os famosos chiados das fitas entre uma musica e outra.
    A media entre o aumento e a diminuicao dos agudos na gravacao e reproducao respectivamente ajudam a manter a fidelidade original do som.

     
  • Dolby Surround

    Da mesma empresa, este recurso é bem diferente do Dolby-filter, tem o proposito de criar um terceiro canal de audio alem dos comuns (Left e Right). Este efeito é muito usado nos cinemas e agora chega as casas com equipamentos dedicados a HOME THEATER.
    Nao deve-se confundir as 4 saidas para caixas disponiveis em muitos RECEIVERS (aparelhos de som com radio e amplificador integrado) com as saidas SURROUND. Alem de estarem indicadas no painel traseiro sao caixas normalmente pequenas colocadas de preferencia atras do ouvinte.
    Para que voce ouca os resultados deste recurso é nescessario que a FONTE tenha sido gravado com este sistema. É bom salientar que essas caixas nao obrigatoriamente estarao sempre saindo sons, pois sua finalidade é criar um ambiente sonoro virtual. Por exemplo, dependendo da musica ou filme (usando-se video K7, Laser Disc ou DVD estereo), pode-se ouvir sussurros, gritos, ecos, efeitos diversos, dentre outros que a imaginacao proporcionar bem atras de voce dando um maior realismo.
    DICA : Se seu equipamento nao dispoe de saida surround, podera simular da seguinte forma:
  • 1-pegue uma caixa de som sem amplificador
  • 2-pegue os dois fios da caixa
  • 3-coloque um fio no positivo de um canal e o outro no positivo de outro canal
  • 4- verifique se nao deixou nada encostando (curto-circuito). Pronto, ponha em FM, Fita, CD ou Video (estereo), coloque distante das caixas principais (de preferencia atras do ouvinte).
    A desvantagem é que nao da pra controlar o volume dela em relacao as frontais bem como o acionamento.(ON-OFF)

  • Estereo

    Quem ja nao ouviu a frase "esse som tem um estereo muito bom!". Mas por tras desse nome existe um pouco de folclore. 
    O nome ESTEREO usado em audio é mais ligado a palavra ESTEREOFONICO significando sistema acustico que proporciona reproducao de sons com distribuição espacial. Em outras palavras é tão somente a distribuição individual de dois ou mais canais de som nas respectivas caixas (daí o uso de 2 caixas nos aparelhos).
    Assim sendo não deve-se confundir alta qualidade (HI-FI) com estéreo, dessa forma, é possivel encontrar aparelhos estéreo com qualidade a desejar (a exemplo dos radios gravadores) e equipamentos MONO com qualidade HI-FI.
    Nem sempre ter duas caixas significa ser estéreo, outro ponto a considerar é o fato de não adiantar nada se o ouvinte estiver longe do ambiente das caixas ou mesmo mal posicionado perante as mesmas. Como foi explicado, o som é reproduzido em dois canais individuais o qual é possivel em uma musica, por exemplo, ouvir a voz nas duas, a bateria em uma e o restante dos instrumentos em outra. Para isso voce deve estar corretamente posicionado no ambiente para sentir este efeito.


  • Equalizador

    Normalmente este termo esta associado a um aparelho de som, no entanto a grande maioria dos equipamentos de audio o possuem (gravadores, radios, 3 em 1, mini-system, etc.).
    Os mais simples equalizadores estao restritos as vezes a um so controle, ajustando uma media entre graves e agudos, sao os lineares. O mais comum é o ajuste individual de graves (BASS) e agudos (TREBLE). Os equalizadores graficos sao mais adequados para pessoas mais exigentes na correcao de falhas de gravacao ou mesmo em relacao a reproducao no ambiente eliminando reflexoes e distorcoes ocasionadas por moveis e objetos.
    Afinal para que tantos controles?. Apesar da aparente simplicidade, ouvir um som em HI-FI(alta fidelidade) nao é tao simples. Comeca no casamento do aparelho com as caixas pois quando o assunto for HI-FI estaremos falando da fiel reproducao do som original, ou melhor, a reproducao de vozes, instrumentos como se estivessem tocando ao seu lado sem nenhum equipamento eletronico.
    O mais curioso é que a equalização que ficou ótima para voce, nao nescessariamente é para outra pessoa. Isto deve-se ao fato de que a audicao de cada um é diferente. O ouvido humano em perfeito estado é capaz de sentir os sons em uma faixa de frequencias entre 20 Hz e 18 até 22KHz (22000Hz), mas dentre essas existe uma maior sensibilidade entre 1 e 4 KHz (sons de flauta e violino por exemplo, alcançam esse spectro) .

  • Loudness

    Este recurso existe a muito tempo mas as vezes não sabemos a razão de sua existencia.
    O loudness foi criado para suprir uma deficiencia do ouvido humano com baixo volume nos sons graves. O recurso reforça as baixas frequencias até a metade do volume geralmente, deixando de atuar quando o mesmo passa de 50% até o máximo.
 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar