Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Democratização da Informática e o
Movimento dos Sem-Tela

Milhares de pessoas em todo o mundo assistem de longe a evolução da informática, tão longe que alguns não diferenciam um computador de um vídeo-cassete.
Temos um novo problema social, trata-se da exclusão tecnológica que tem como conseqüência a exclusão do mercado de trabalho.

Computador Alternativo

Diante da necessidade de diminuir custos em equipamentos de informática foi feito uma pesquisa a fim de obter uma tecnologia que tivesse o melhor custo/beneficio e no entanto não fosse obsoleto diante dos recursos e resultados necessários nos dias de hoje.
Em toda pesquisa analisamos vários fatores como assistência, mercado de softs, empresas ou grupos organizados alem de velocidade adequada a cada necessidade.
Pesquisamos o que poderia ser feito com reciclagem de PCs XTs, 286, 386, trata-se do Projeto RN On-line de minha autoria. E o maior problema e a miscelânea de placas que dificultam o de "2 fazer 1".
Para muitos pode parecer estranho mas encontramos na tecnologia MicroSoft eXtended um padrão altamente versátil e com muitas surpresas nos recursos e desempenho nas mais diversas áreas. Claro que você poderá estar pensando que estamos falando do MSX 1.1 com fita K7 ou cartuchos de jogos. Amargo engano.
Saiba por exemplo que o "obsoleto" MSX já tinha CD-Rom desde 1986 pela Philips da Holanda (revista MSX Micro No 4 de 1986) alem de ser o primeiro computador a ter drive 3 1/2 pela Sony em 1984 (revista CPU MSX No 21 1990). Não bastasse essas surpresas, os softs aplicativos como windows Philips, Sony entre outros apresentam velocidade e recursos interessantes pro hard exigido (MSX 2.0, Drive 3/2, Mouse e Memory Mapper) muito embora, hoje, possa-se configurar um MSX sendo 2.0+(19268 cores), Placa de som (42 canais estéreo!), HD de até 8Gb por slot (7 no total), CD-Rom, 4M de ram. Se duvidas, consulte nossos links!
Não estamos aqui discutindo qual o melhor computador, logo por que não e o computador que faz e sim o usuário com ele, pois se você achar que e impossível, vai ser mesmo.
Quem imaginaria que mesmo com um MSX 1.1, Placa RS232 e modem externo Usrobotics 28800 podemos entrar na internet a 19.200 Bps e freqüentar IRCs, TelNet, FTPs?, e com MSX 2.0 acima fazer vídeo produção com qualidade de letras e efeitos muito interessantes, digitalizar fotos, editar cartazes, imprimir colorido em matricial, jato de tinta, lazer e plotter?, Ter um multimidia e musicas com qualidade de CD, só que com um detalhe!, a partir de um único drive ate um CD-Rom..
Hoje, graças a esta descoberta e claro ao apoio da DHnet, AIRN/Sebrae-RN, Sucesu-RN que nos ajuda e muito, e que centenas de usuários em Natal estão fora da exclusão tecnológica utilizando esta tecnologia em varias aplicações como em micro-empresas(controle de estoque, oficinas,), trabalhos gráficos, entre outras.
Faltam poucos recursos pra fechar (isso se já não existe e eu não sei) como um navegador WWW, e Soft para enviar e receber FAX.

dhnet@dhnet.org.br
(084) 3211-5428(Fax)

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar