| ABC 
                                da CidadaniaJoão Baptista Herkenhoff
 NONO 
                                CAPÍTULO A 
                                DIMENSÃO EDUCACIONAL DA CIDADANIA.  
                                1. O preceito constitucional que resume 
                                a dimensão educacional da cidadania. A 
                                educação é direito de todos. 
                                É dever do Estado e da família. 
                                (Art. 205 da Constituição Federal). Creio 
                                que este artigo sintetiza o que se deve entender 
                                como dimensão educacional da cidadania. 2. 
                                Educação, direito de todos. Ao 
                                estabelecer que a educação seja 
                                direito de todos, a Constituição 
                                está dizendo que ninguém pode ser 
                                excluído da educação, ninguém 
                                pode ficar fora da escola. A 
                                educação não pode ser conquistada 
                                a preço de ouro, de modo que só 
                                os ricos ou as pessoas de classe média 
                                possam ter direito à educação. 3. 
                                Educação, dever do Estado. Ao 
                                dizer que a educação é dever 
                                do Estado, a Constituição estabelece 
                                que o Governo tem a obrigação de 
                                manter as escolas públicas. A Constituição 
                                manda que o ensino público seja de boa 
                                qualidade e que os professores e outros profissionais 
                                do ensino sejam valorizados. 4. 
                                Educação, dever também da 
                                família. A 
                                Constituição diz que a educação 
                                é também dever da família. 
                                Isto porque não é apenas a escola 
                                que educa. Também os pais educam, os irmãos 
                                se educam uns aos outros, o ambiente familiar 
                                deve favorecer o processo de crescimento e educação 
                                das pessoas. 5. 
                                Não é só a escola que educa. 
                                Há outras agências sociais de educação. A 
                                educação não é realizada 
                                apenas pela escola. A televisão e o rádio 
                                têm o dever de educar, de transmitir valores 
                                éticos e sociais. A televisão é 
                                uma simples concessão do Estado, como também 
                                o rádio. Isto quer dizer o seguinte: um 
                                dono de uma televisão não é 
                                proprietário desse meio de comunicação. 
                                É apenas um concessionário. Assim 
                                sendo, se um canal de televisão, em vez 
                                de educar, deseduca, a concessão deve ser 
                                retirada daquele concessionário. Outro 
                                concessionário deve ser escolhido, com 
                                o compromisso de cumprir o papel educativo destinado 
                                à televisão. Evidentemente, 
                                os “donos” de televisão são 
                                muito poderosos. O povo terá de organizar-se 
                                em todos os Estados do país, para exigir 
                                que a televisão cumpra sua finalidade. 
                                Se o canal, mesmo advertido, insiste em deseducar 
                                o povo, o caminho é “pedir a cabeça” 
                                desse concessionário. Outro concessionário, 
                                mais competente e responsável, deverá 
                                garantir que a televisão cumpra sua função 
                                educativa, ao lado da função de 
                                entretenimento. Não podemos tolerar que 
                                a televisão deseduque, embruteça 
                                o povo, estimule a violência, negue a ética. Também 
                                será preciso uma maior descentralização 
                                regional da televisão. Não pode 
                                haver uma verdadeira democracia onde um limitado 
                                círculo de pessoas tem o poder de “fazer 
                                a cabeça” de todo um povo, de norte 
                                a sul do país. É 
                                possível estimular a multiplicação 
                                de canais de televisão, entregues aos mais 
                                diversos grupos sociais, com rigorosa vigilância 
                                para que não haja o monopólio da 
                                informação.15  
                                Finalmente, é preciso que os jornalistas 
                                tenham maior poder dentro dos canais de televisão 
                                e rádio e dentro dos jornais, de modo que 
                                o “dono” não seja o senhor 
                                absoluto da opinião a ser veiculada ou 
                                defendida.______________________________________________________________________
 15 Monopólio, num primeiro 
                                sentido, é a concentração 
                                do poder econômico nas mãos de uma 
                                pessoa ou de um pequeno grupo de pessoas. Monopólio 
                                da informação é a concentração 
                                do poder de informar e de formar a opinião 
                                pública, nas mãos de uma empresa 
                                ou de um pequeno círculo de empresários.
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