Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

  
Introdução

Um dos objetivos da Comissão Justiça e Paz é com­bater a corrupção que há nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O desvio de uma parcela consi­derável do dinheiro público provoca enormes prejuízos para a sociedade civil, porque se trata de dinheiro que estava destinado para os programas sociais, como a saú­de, a educação, a reforma agrária e urbana, o combate à pobreza, etc.

Para dar um basta ao desvio do dinheiro público, a sociedade tem que se organizar e fiscalizar, de modo que o dinheiro seja realmente usado para o bem da so­ciedade e nunca para enriquecer os poucos ricos que usam da política para tirar vantagens.

Um compromisso muito importante, além de de­nunciar, é acompanhar e, sobretudo, fiscalizar o proces­so do uso que fazem os nossos administradores do di­nheiro público.

Um instrumento, muito importante, é o Orçamento Municipal, Estadual e Federal. Através do Orçamento dá para conhecer de onde vem o dinheiro para o Município, Estado e Governo Federal (as receitas) e como será gas­to ou investido (as despesas). Acompanhar o orçamento é uma chance muito grande para conseguir depois fisca­lizar e fazer com que, na verdade, o dinheiro público possa cumprir o seu papel de atender às necessidades fundamentais da sociedade, e não seja desviado para os bolsos dos corruptos.

Por isso, o orçamento participativo é um excelente instrumento educativo, porque consegue envolver deze­nas de milhares de cidadãos e cidadãs que começam a ter uma consciência política e crítica, cobrando e exigin­do dos governos municipal, estadual e federal o cumpri­mento do seu papel de responder às prioridades decidi­das, finalmente pelo povo, como a democracia assim o exige.

Esta cartilha tem o objetivo de: incentivar o acom­panhamento do orçamento; educar para que se saiba como se elabora e se fiscaliza o orçamento; fazer conhe­cer de onde vem a quantia e como o dinheiro será usa­do; e conscientizar sobre a importância de fiscalizar e sobre como fazer isso no dia-a-dia.

A nossa proposta é de formar comitês em todos os municípios e cidades para acompanhar e fiscalizar os Orçamentos Municipal, Estadual e Federal, educando o povo para uma nova consciência política, fazendo acon­tecer, finalmente, uma política que possa, enfim, resga­tar o papel de construir o bem comum: o bem de todos e de todas.

 

A Secretaria Executiva da CJP – CNBB/Norte

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar