O
que é Polícia Comunitária ?
Como
iniciar um trabalho de Polícia Comunitária?
Quem
envolver no trabalho de Polícia Comunitária?
Polícia
Comunitária → parceria
com → comunidade
polícia
( Civil e Militar ) outras
instituições
empresários
imprensa
políticos
Polícia Comuntária
→ resolução de problemas com criatividade
Policiamento
Comunitário
→ deve ser talhado segundo as necessidades e
recursos locais → não
existe maneira de fornecer regras rígidas e rápidas
que possam
cobrir todas as circunstâncias.
Numa
visão simplista, Polícia Comunitária se restringe a aproximação do
policial junto a comunidade envolvido num trabalho de policiamento
comunitário, mas ao analisarmos de fato podemos
perceber a sua abrangência, uma vez atingindo o que é
preceituado no artigo 144 da Constituição Brasileira, de que segurança
pública é direito e responsabilidade de todos, cabendo também a
qualquer cidadão uma parcela de responsabilidade. A sociedade como um
todo, deve atuar de uma forma participante em todos os momentos que
impliquem ou não em uma
situação geradora de conflitos que levem às conseqüências extremas
de violência. Sabemos que muitas das causas da violência decorrem da
ausência de um política pública séria que cerceie o cidadão a um
vida com dignidade, respeitando a si mesmo e ao seu semelhante. Cada vez
mais o cidadão se isola esquecendo que os problemas inerentes à sua
comunidade, também lhe pertence para que tenha qualidade de vida. A
sociedade não pode continuar na inércia, esperando por um milagre que
solucione os seus problemas, mas para isso é preciso despertar o
gigante adormecido que existe no coração de cada cidadão que se
fundamenta na solidariedade. Baseado nisso é que se
inicia um trabalho de Polícia Comunitária em que as pessoas
passem a se conhecer e manter uma relação de amizade, confiança e
respeito, buscando juntos soluções criativas para os problemas que
afligem a sua comunidade, cobrando dos órgãos competentes ações mais
diretas como uma forma preventiva às
causas da violência, somente assim tiraremos a imagem de que a
polícia ( instituição )
resolve tudo, como se a ela destinassem todos os problemas como uma
obrigação a ser cumprida. Nos
dias atuais quando se comenta sobre segurança pública, a polícia
aparece como co-responsável
pelo alto índice de criminalidade que enfrentamos, a ela é imputada
toda a responsabilidade para garantir a segurança do cidadão.
Para que se crie um sensação de segurança, o cidadão precisa
perceber a necessidade de se atacar as causas geradoras da violência,
tratando-as de uma forma preventiva.
Objetivos
Gerais
-
O presente projeto de Polícia Comunitária tem por objetivo
integrar a comunidade às várias instâncias governamentais e não
governamentais sensibilizando os moradores do bairro no sentido de
resgatar valores morais e sociais para a convivência harmoniosa
buscando a melhoria da qualidade de vida local;
-
Sensibilizar a comunidade para que saiba buscar soluções
criativas para os problemas do seu bairro;
-
Motivar a participação comunitária almejando uma intensa
integração social para que todos participem na melhoria da qualidade
de vida;
-
Identificar as lideranças naturais para que elas perenizem a
proposta.
Objetivos
específicos
-
Buscar soluções nas áreas de : educação, saúde, habitação,
saneamento básico, transporte, segurança pública, justiça e
cidadania;
-
Envolver os representantes dos serviços públicos, nas suas
respectivas esferas de responsabilidade no programa;
-
Envolver a iniciativa privada nas suas diversas atividades
motivando uma participação entre o poder público e o econômico do
bairro;
-
Mostrar ao cidadão comum a importância de sua participação,
bem como propiciar para que ele identifique os problemas locais.
Planejamento
estratégico
1º
etapa
: Identificação das lideranças locais
-
Verificação da existência de Sociedade Amigos de Bairro,
Entidades Religiosas, Conselhos Escolares, outras Entidades
governamentais e não governamentais.
-
Através de contato com a Polícia ( Militar e Civil ) da área e
Administração Regional.
-
Anotações de todos os endereços e telefones para contato e
agendamento da visita.
2ª
etapa :
Contato com as lideranças locais
-
Através de visitas explicando o objetivo do projeto;
-
Entrega de um esboço do projeto;
-
Convite para posterior reunião;
-
Palestra sobre Polícia Comunitária.
3ª
etapa :
Palestra sobre Polícia Comunitária
-
Esclarecimento sobre o que é a Polícia Comunitária;
-
Divulgação de material sobre Polícia Comunitária;
-
Apresentação da proposta de trabalho junto à comunidade;
4ª
etapa :
Identificação dos problemas do
bairro
-
Reunião com representantes da comunidade para identificar os
problemas do bairro.
-
Priorização de problemas do bairro.
-
Indicação de
representantes que formarão um comitê de implantação dos trabalhos
de Polícia Comunitária.
5ª
etapa
: Coleta
de informações ( características
sócio-econômicas, características geográficas ambientais
)
-
Informações : perfil da área ( mapa preciso, número de residências,
número e tipo decomércio, escolas igrejas, associações, postos de saúde,
área de lazer etc ) ; perfil dos habitantes ( idade, sexo, grau de
instrução, profissão, estado civil, se empregado etc).
-
Verificação de responsáveis pela coleta e locais a serem
coletadas as informações.
6ª
etapa : Indicativos
dos problemas locais
-
Após traçado o perfil da comunidade local, verificar quais as
dificuldades que se enfrentam para o exercício dos direitos e garantias
individuais e coletivas e o grau de segurança;
-
Registrar e analisar os resultados que implicam nas dificuldades
de se ter uma qualidade de vida melhor.
7ª
etapa :
Fixação de metas
-
Após a avaliação das necessidades deverão ser fixadas as
metas;
-
Para quem? Onde? Quando? Como? E Para Quê? Se fixarão essas
metas?
-
Não basta fixar metas apenas para serem cumpridas,
-
As metas deverão ter significados e que sejam interessantes à
comunidade;
-
Identificação das áreas de aceitação comum ( criação ou
melhoria de áreas de lazer, programas de requalificação profissional
etc );
-
Eventos que consolidem a sistematização do trabalho de Polícia
Comunitária e que uma vez compreendido não será mais esquecido.
8ª
etapa :
Estratégia de Implantação
-
Identificação de responsáveis capazes de auxiliar na resolução
dos problemas apontados, possibilitando que se atinja as metas fixadas.
9ª
etapa :
Controle de qualidade,
desenvolvimento contínuo e atualização
-
O comitê de implantação se reunirá no mínimo uma vez por mês
ou sempre que necessário e será responsável pelo controle de
qualidade, desenvolvimento contínuo e atualização.
-
A avaliação poderá ser realizada através de:
►
um indicador ( um fato que indique se o projeto atingiu ou não o
objetivo ):
→
dados estatísticos – acompanhamento da diminuição ou aumento
da criminalidade, referente
as ocorrências na comunidade;
→
pesquisas com levantamentos ( registros de ocorrências ) e
questionários sobre o grau de satisfação da comunidade e se continua
temerosa.
→
contato pessoal com a comunidade.
► forma de verificação ( atividade que permita a
demonstração do que foi feito em relação ao indicador );
► momento de verificação
( o momento da verificação do aprendizado, no início, no meio, ou ao
final das atividades.
É
preciso observar se :
-
O projeto atingiu os objetivos dentro do prazo previsto ?
-
Se não atingiu, quais foram os entraves que surgiram para o
impedimento do avanço do projeto ?
-
Quais foram as atividades realizadas ?
-
Quais foram as tentativas para a realização dessas atividades ?
-
Quais as dúvidas que se manifestaram ?
-
Quais foram as interferências necessárias par a realização
das atividades ?
-
Houve demonstração de independência do grupo em relação às
atividades ?
-
O grupo revelou progressos ?
Se
almejamos um desenvolvimento contínuo, necessitamos tomar certos
cuidados como acompanhar as atividades analisando os avanços e
dificuldades, buscando meios para facilitar a superação dos obstáculos,
incentivando o grupo a caminhar, uns ajudando os outros, sabendo que é
preciso de tempo para exercitar e incorporar uma nova filosofia de
trabalho para interagir com o meio e desse modo os conhecimentos
adquiridos se tornarem definitivos.
Os
desafios da vida são constantes e isso requer uma atualização
permanente para a elaboração de novas informações adequando às
situações de momento que surjam durante o transcorrer do processo.
A
eficiência e eficácia de um trabalho de Polícia Comunitária pode ser
mensurada pela ausência de crime e de desordem, pelo apoio da
comunidade nas questões de segurança.
O
trabalho de Polícia Comunitária deve ser :
-
Apartidário
-
Envolver a Polícia Militar direcionando à prevenção e quando
necessário, intensificação do ostensivo;
-
Envolver a Polícia Civil , para aproximação e familiarização
com a comunidade, esclarecendo
questões pertinentes e bom atendimento do cidadão no Distrito
Policial;
-
Sensibilizar e manter contatos com
autoridades de vários organismos públicos para a garantia do
desenvolvimento do projeto;
-
Desvinculado de qualquer interesse particular, religioso e
ideológico;
-
Com objetivos claros
e definidos, sempre prestando contas à comunidade;
-
Voltado à reeducação da comunidade;
-
Em qualquer das situações mostrando sempre o lado educativo
para evitar confrontos;
-
Estar sempre preocupado com a integridade física e moral dos
participantes;
-
Esquematizar a viabilização de formas de proteção aos
participantes do projeto;
-
A qualquer indício de exposição de qualquer um dos
participantes, providenciar apoio às autoridades competentes;
-
Ser flexível e constantemente reavaliado.
Atividades
que poderão ser desenvolvidas
na comunidade, como forma de
controle social na prevenção e preparação da comunidade:
-
Palestras sobre variados temas conforme as necessidades locais;
-
Cursos de preparação de lideranças comunitárias,
-
Debates em Escolas envolvendo o corpo docente, administrativo e
operacional ( Participação da Escola na melhoria da segurança no
bairro, Relacionamento comunitário, Participação da comunidade na
Escola etc );
-
Eventos com apresentações de música, dança e grupos locais;
-
Encontros de moradores de uma rua para um chá da tarde;
-
Educação para o trânsito nas Escolas ( BPTran e CET );
-
Campanhas de prevenção e orientação ao pedestre e ao
motorista;
-
Semana de prevenção à saúde ( Secretaria da Saúde );
-
Finais de semana de lazer e recreação ( Escolas ou outros espaços disponíveis – Secretaria da
Cultura e de Esportes ou Empresas Privadas );
-
Reuniões de trabalho com as lideranças locais, com os poderes públicos
locais e com a iniciativa privada;
-
Orientação com relação às medidas que devem ser adotadas
quanto a:
►
segurança pessoal de seus bens;
►
Segurança residencial;
►
Segurança em relação as crianças;
►
Segurança escolar etc.
-
Programa de vigilância do bairro
VIVEM
OU SOBREVIVEM OS MORADORES DA REGIÃO DO GRAJAÚ/PARELHERIROS
Numa
área de aproximadamente 530 Km²,
que compreeende desde Americanópolis, Jardim Miriam, Cidade Ademar,
Campo Grande, Interlagos, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim Varginha,
Parelheiros até divisa com Itanhaém, a criminalidade tornou-se comum
aos olhos de todos por não Ter limites, fazendo parte do dia-a-dia do
cidadão e a violência cada vez mais crescente torna a ação da polícia
impotente nessa área, apesar de todos os esforços das Instituições
Policiais, pelo descaso do Poder Público à essa região,
principalmente na área de Proteção
Manancial, onde a explosão demográfica extrapolou os limites de
sobrevivência mínima causada pelas ocupações clandestinas em áreas
invadidas devido a ausência de uma Política Habitacional. Tráfico de
entorpecentes, homicídios, roubos, chacinas, dentre outros aspectos da
criminalidade que assolam essa região, deixam em evidência a ausência
de ações governamentais na área social. Sem condições dignas de
moradia, barracos se amontoam ocupando áreas proibidas degradando de
uma forma forma vertiginosa a área de Manancial. Só na região do
Grajaú atualmente residem mais de 300 mil habitantes, onde podemos
perceber que o número de adolescentes em liberdade assistida cresceu de
uma forma estrondosa. Desovas de carros, rota de tráfico de
entorpecentes são alguns aspectos que a região da Ilha do Bororé
favorece, facilitados pelas travessias da 1ª, 2ª e 3ª Balsa na
Represa Billings, dando acesso à Rodovia dos Imigrantes, Itanhaém e
Rodovia Rio-Santos. Problemas de outras periféricas estão sendo
transferidos para essa região. Desemprego, falta de área de recreação
e lazer, centros culturais e esportivos, escolas insuficientes levam as
crianças, adolescentes e jovens sem perspectivas de um futuro melhor a
se embrenharem no mundo das drogas. A população carente e acuada
torna-se alvo fácil de manobras políticas e locais. O crescimento do número
de homicídios de 1995 a 1999, na região do Jardim Ângela foi de 5,9%
e na região de Grajaú / Parelheiros foi de 34,2%, este aumento se
explica, em parte, pela ocupação crescente e irregular do solo nesta
região ( Centro de Análise Criminal da Sexta Delegacia Seccional de
Polícia ).
PROJETO
PARQUE COCAIA
Em
1966 surgia o loteamento Parque do Cocaia, quando muitas famílias de
baixo poder aquisitivo, não deixaram de aproveitar a “pechincha”
que a Imobiliária Lutfalla
começou a oferecer na época: uma pequena entrada, prestações
igualmente pequenas e um financiamento para aquisição do material de
construção ( seis mil tijolos, 500 telhas, uma porta, uma janela e um
vitrô para banheiro), com a promessa de todos os benefícios públicos
divulgados num folheto distribuído pela mesma.
Muitos desistiram, abandonando casas em construção ou colocando
placas de “aluga-se” ou “vende-se”, com medo da fiscalização
da Prefeitura, mas os esperançosos permaneceram, mesmo com as ruas, um
misto de lama e pequenas pedras, as fossas negras, os poços artesianos
e vielas totalmente às escuras por falta de iluminação pública. A
regularização com escrituras iniciou depois de 1982, da parte que
tinha título e 66 000 m² de usucapião foram liberados a partir de
janeiro de 1999.
Atualmente
o bairro conta com infraestrutura ( água encanada, luz elétrica,
coleta de lixo, ruas pavimentadas), faltando apenas o esgoto que já está
aprovado e mapeado.
A
escolha do local dentro de
uma região ampla com diversos problemas foi feita por ser uma área bem
determinada com uma sociedade comunitária organizada, com
representatividade e motivada a fazer o trabalho.
O
Projeto Parque Cocaia tem como objetivo sensibilizar a comunidade para
que saiba buscar soluções para os problemas do seu bairro, mostrar que
com pequenas ações o trabalho coletivo propicia a melhoria da
qualidade de vida do bairro e a importância do indivíduo no contexto
coletivo.
1.
Informações gerais
-
Período
:
de 3 a 5 anos.
-
População
:
aproximadamente 18 mil habitantes.
-
Características
sócio-econômicas :
-
população de baixa renda moradora em área de favela,
-
moradias populares,
-
famílias com fragmentação estrutural, porém muitas com
fortes raízes de moradores tradicionais.
-
Área com ausência de empresas e trabalho culminando no
deslocamento constante de pessoas para outras áres, bem como uma alta
taxa de desemprego contribuindo com a constante
elevação da violência, criminalidade e e tráfico de drogas e armas.
-
Bairro residencial com comércio na via principal;
-
Projeto piloto a ser levado a outras comunidades;-
-
Integração é a única forma de diminuir a violência;
-
Integrar todas a s agências para melhorar a qualidade de vida;
-
Importância da adesão voluntária ( agências governamentais e
comunidade);
-
1 Escola Estadual , 1 creche e 1 EMEI;
-
Predominância de religiosidade: Igreja Católica, Universal,
Assembléia de Deus, Renascer em Cristo , Deus é Amor, Mórmons,
Batista,
-
Espaço para a comunidade se reunir: Sociedade Comunitária
Parque Cocaia;
-
Transporte coletivo – Viação Geórgia e perueiros;
-
Favela às margens da Represa Billings;
-
Características
geográficas e ambientais :
-
área de mananciais (de preservação permanente),
-
ocupação desordenada do solo,
-
península margeada por um afluente da represa Billings,
-
acesso restrito pela Av. D. Belmira Marin causando um grande
fluxo de veículos.
-
Área
verde de aproximadamente 6000 m²;
Indicativos
dos problemas locais
a.
ausência de equipamentos dos órgãos públicos, dificultando o
exercício dos direitos e garantias individuais;
b.ausência
de fiscalização e controle das áreas ambientais provocando :
-
estabelecimento dos currais eleitorais ( ideologias partidárias
) efetivando um controle através da corrupção;
-
domínio de algumas pessoas que agem de forma ilícita,
atrapalhando as ações locais que buscam a melhoria da qualidade de
vida.
Resultados
-
Ocupação desordenada do solo;
-
Domínio do Estado Informal ( o crime ) que determina as regras e
controla a vida dos cidadãos;
-
Ausência do Poder Público ( principalmente o Estadual );
-
Altos
índices de corrupção
Reunião
(27/9/99) com 200 representantes do bairro foram elencados 22 problemas
;
1.Trânsito
na Av. D. Belmira Marin -
130
2.Tráfico
de entorpecentes - 101
3.Esgoto
- 100
4.Falta
de policiamento – 79
5.Segurança
nas escolas - 57
6.Desemprego
– 56
7.Saúde
atendimento precário –51
8.Falta
de área de lazer – 41
9.Iluminação
pública - 35
10.
Ligações
clandestinas – 27
11.
Transporte coletivo
– 26
12.
Faltam escolas –
25
13.
Crianças ociosas - 23
14.
Roubos em comércios
–21
15.
Lixo
- 20
16.
Ensino religioso nas
escolas – 19
17.
Pavimentação de
ruas – 18
18.
Alcoolismo – 18
19.
Orientação
familiar – 1
20.
Falta de relação
ecumênica entre as religiões -
14
21.
Bares 24 horas –13
22.
Impunidade – 12
Seis
problemas priorizados :
1.Trânsito
na Av. D.Belmira Marin
2.Esgoto
3.Tráfico
de drogas
4.Falta
de policiamento
5.Segurança
nas escolas
6.Desemprego
COMITÊ
PARQUE COCAIA
PARCEIROS
DO PROJETO PARQUE COCAIA
1.BPTran
2.CET
3.CONSEG
Grajaú
4.Departamento
de Polícia Comunitária da Polícia Militar
5.E.E.
Irmã Charlita
6.Guarda
Civil Metropolitana
7.OAB
Central
8.Secretaria
da Assistência Social
9.Secretaria
Municipal da Saúde
10.
Secretaria Municipal do Verde
11.
Sexta Delegacia Seccional de Santo Amaro
12.
Sociedade Comunitária Parque Cocaia
13.
SPTrans
14.
Viação Bola Branca
15.
Administração Regional Capela do Socorro
16.
Entidades Religiosas
Reuniões
realizadas por rua
O
cidadão aprende a identificar os problemas locais e busca soluções práticas
dentro da sua realidade.
Rua
Telo Garcia – 18/3/00
-
Terrenos baldios abandonados;
-
Transporte coletivo – bilhete eletrônico ( constrangimento do
usuário quando
não
aceito pelos cobradores de catraca
comum);
-
Trânsito caótico na Av. D. Belmira Marin;
-
Proliferação de pernilongos;
-
SABESP – demora para tapar buracos;
-
Calçadas desniveladas;
-
Lombadas clandestinas;
-
Padronização das calçadas;
-
Escola – crianças do bairro que estudam em outra escola e
vice-versa;
-
Curso de Suplência.
Rua
Matos de Carriça – 01/4/00
-
Falta de energia elétrica no bairro com retorno só no dia
seguinte;
-
Palestra sobre Educação Ambiental;
-
Mato alto que cobre a área verde na Rua José Júlio Mendes e
transformar numa praça;
-
Pernilongos que proliferam no bairro;
-
Violência nas escolas;
-
Cobrança e demora na entrega de carteirinha de passe escolar;
-
Terrenos baldios.
Rua
Adélia da Silva Mendes - 09/4/00
-
Escola – crianças que pulam o muro para brincar;
-
Cobrança da atuação do Fórum em defesa da criança e do
adolescente;
-
Benfeitorias adquiridas com a mobilização dos moradores do
bairro.
Rua
São Salvador da Torre – 15/4/00
-
Área verde – transformar em área de recreação e lazer ou
escola;
-
EMEI do bairro – falta de segurança; de organização e
atendimento às crianças do Cantinho do Céu;
-
Valorização da EMEI do bairro vizinho;
-
Enfatização da importância do Conselho de Escola;
-
Postura da E.E.Irmã Charlita quanto às adolescentes com trajes
inadequados na escola e entrada barrada das mesmas;
-
Constrangimento de uma aluna retirada da sala de aula devido a
blusa curta;
-
Reunião de pais dinâmicas;
-
Reclamação de idosos em relação ao transporte coletivo;
-
Estupro na Rua Portela da Cerdeira.
Rua José Júlio Mendes – 10/6/00
-
Numeração irregular – dois números iguais na mesma rua;
-
Esgoto – água empossada na Rua São Salvador da Torre;
-
Iluminação precária na área verde onde grupos de adolescentes
se reúnem – muitos assaltos;
-
Parcerias para cursos;
-
Projeto Parque Cocaia – essencialmente trabalho de comunidade;
-
Horta comunitária – grupo de 3ª idade;
-
Excursão ao Jardim Zoológico com os idosos;
-
Reclamação de barulho a partir de 23h00, causado por uma
Pizzaria.
Ações do
Comitê Parque Cocaia
1.BPTran
–
palestras sobre Educação no Trânsito a serem realizadas no período
letivo na E.E.Irmã Charlita, orientação na travessia de pedestres no
semáforo existente na altura do 3500 da Av. D. Belmira Marin; fiscalização
intensiva dentro de suas possibilidades no trânsito da referida via;
2.CET
–
sinalização de solo inexistente na Av. D. Belmira Marin; palestras
educativas sobre trânsito;
3.CONSEG
Grajaú
– encaminhamentos de solicitações aos órgãos devidos; soluções
criativas dentro de um programa de polícia comunitária; apoio e
participação direta às iniciativas locais;
4.Departamento
de Polícia Comunitária da Polícia Militar
– apoio às atividades de integração com a comunidade – Evento Música
– Orientação e integração da comunidade com a presença da
Capelania e da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e cerimônia
católica – Igreja de Santo Expedito;
5.E.E.Irmã
Charlita
– integração com a comunidade, parceria nos eventos;
6.Guarda
Civil Metropolitana
– ação integrada com o BPTran no trabalho educativo sobre trânsito;
apoio nas ações preventivas locais;
7.OAB
Central
– participação, apoio e intercâmbio com a Polícia Militar e outras
agências governamentais;
8.Secretaria
da Assistência Social????r?/b>
– assessoria e suporte técnico ao grupo de 3ª idade;
9.Secretaria
Municipal da Saúde
– Semana de prevenção e orientação à saúde na Sociedade Comunitária
Parque Cocaia; palestra sobre diabetes com o Dr. Rafael Cortez Neto,
Diretor da Saúde Santo Amaro;
10.
Secretaria
Municipal do Verde
– pesquisa sobre a situação legal de Parque Cocaia; programa plantio
de árvores no bairro;
11.
Sexta
Delegacia Seccional
– participação direta nas ações e reuniões locais; investigação
dos casos relatados pelos moradores; reunião com donos de bares e
comerciantes;
12.
Sociedade
Comunitária Parque Cocaia
– participação direta nas atividades locais; divulgação e orientação
quanto ao projeto dentro de um programa de polícia comunitária;
mobilização e conscientização dos moradores do bairro;
13.
SPTrans
– participação e atendimento às solicitações e reclamações dos
moradores;
14.
Viação
Bola Branca
– participação e atendimento às solicitações da comunidade.
15.
Administração
Regional Capela do Socorro –
16.
Entidades
Religiosas –
Sugestões
de atividades a serem desenvolvidas na comunidade:
1-Seminário
comunitário para o Jovem
-
envolver todas as entidades
do bairro sem distinção;
-
buscar parcerias e locais apara os eventos.
2-Posto
de Triagem de Saúde
-
profissionais que trabalham na área ( voluntários );
-
buscar parcerias e locais para os eventos.
3-Desempregados
no Bairro
-
fazer cadastro coletivo;
-
buscar parcerias.
4-Calçada
com passeio livre
-
elaborar Cartilha educacional;
-
buscar parcerias.
5-Concurso
de Poesias
-
envolver toda a comunidade e Escola;
-
buscar parcerias.
6-Adote
um árvore
-
autorização e co-responsabilidade do morador;
-
o órgão competente distribui ou planta a muda, conforme norma
pré-estabelecida;
-
buscar parcerias para proteção, desenvolvimento e conscientização
de todos.
7-Muro
colorido
-
autorização e co-responsabilidade do morador ( desenho ou
grafite );
-
buscar parcerias;
-
os artistas devem ser todos da comunidade local.
8-Pedágio
Educativo para motoristas ( em pontos estratégicos do bairro )
-
elaborar Cartilha educacional;
-
buscar parcerias.
9-Caminhada
matinal
-
montar cadastro de participantes;
-
buscar parcerias;
-
profissionais que trabalham na área ( voluntários ), com auxílio
de equipamentos para medição de pressão arterial, peso específico
comparado com altura etc;
-
determinar local de saída / chegada, bem como horário de/até.
10-
Feira de troca – troca
-
elaborar cadastro dos participantes;
-
elaborar o calendário;
-
buscar parcerias e local para a Feira.
11-
Trabalhos para terceira idade
-
elaborar atividades com profissionais;
-
buscar parcerias e local.
Sugestões de melhoria no bairro
????r?span style="mso-bidi-font-size: 10.0pt; color: navy">
a)Alterar
sistema atual do semáforo que serve a Avenida Dona Belmira Marin/ Rua
Santo Antonio de Ossela e Rua Bilac, acrescentando fases para travessia
de pedestre;
b)Remover
atual semáforo de pedestre da Avenida dona Belmira Marin, localizado
antes do citado ítem anterior, sentido centro – bairro e implantar em
frente ao Supermercado Yokoi para conter damanda, principalmente de
estudantes da Escola Estadual Irmã Charlita, localizada na Rua Adélia
da Silva Mendes e Escolas Samuel Wainer, Joaquim Bento e João Goulart
no Conjunto Residencial Brigadeiro Faria Lima;
c)Fiscalizar
veículos de carga e descarga em frente aos comércios no percurso do início
da Rua Olavo Conceição de Semme até Vila Cova de Alva;
d)Retirar
veículos e motos que estão utilizando espaço físico da Avenida dona
Belmira Marin no percurso do início do Conjunto Habitacional até a
Escola Estadual João Goulart;
e)Promover
intercâmbio com órgãos competentes para fazer prevençãode enchente
que ocorre na área da curva em frente a Viação Bola branca, invadindo
?????r? a pista da Avenida Dona Belmira Marin;
f)
Implantar área necessária de proibição de parar e estacionar
no início das Ruas Adélia da Silva Mendes, José Júlio Mendes,
Portela da Cerdeira e Portunhos à Rua Santo Antonio de Ossela, devido a
dificuldade de entrada e saída de veículos e circulação de
pedestres.
g)Implantação
de iluminação na viela localizada nas laterais da Escola Estadual Irmã
Charlita, entre as ruas Adélia
da Silva Mendes e Rua Álvaro Carvalhal;
h)Calçar
Viela 19 ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Dr.
Aristides Nogueira com degraus. Motivo : circulação de motos e
bicicletas e outros, entre as Ruas Campos do Aravil e Rua Dr, Nuno
Guerner de Almeida;
i)
Implantar degraus nas vielas 5 A, já concretadas para
eliminar circulação de motos,
bicicletas e outros;
-
entre as Ruas Santo Antonio de Ossela e Telo Garcia;
-
entre as Ruas Santo Antonio de Ossela e São Salvador da Torre;
j)
Restauração de vielas entre :
-
as Ruas Santo Antonio de Ossela e Portela da Cerdeira;
-
as Ruas Portela da Cerdeira e José Júlio Mendes;
-
as Ruas Santo Antonio de Ossela e São Salvador da Torre;
-
as Ruas Maestro Humberto Bastiglia Dr. Nuno Guerner Almeida;
?????r?
-
as Ruas Pampilhosa da Serra e Paiol Grande;
-
as Ruas Paiol Grande e das Timbebas;
-
as Ruas Timbebas e Dr. Nuno Guerner Almeida;
k)Solicitar
técnicos para opinar sobre a atual estrutura da Viela 27 ( 50% rua, 50%
escadaria ), transformar toda em rua ou só para pedestres;
l)
Solicitar junto a Eletropaulo, que avise com pelo menos uma hora
de antecedência quanto à falta de energia elétrica no bairro, com
hora de previsào de retorno. Motivo: assalto por falta e luz e
estupros;
m)
Limpeza geral do bairro;
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n)Eliminar
definitivamente as possibilidades de novas ocupações de espaço físico
da região, através do funcionamento dos Órgãos competentes e responsáveis
( em especial a Secretaria do Meio Ambiente );
o)Dos
loteamentos irregulares atuais :
-
Sugestão : criar uma comissão especial dos Órgãos competentes
e responsáveis, com participação do proprietário e compradores;
analisar infraestrutura existente e se estão dentro dos padrões das
leis em vigor; verificar área reservada para o lazer e regulamentar;
p)Dos
loteamentos clandestinos atuais :
-
Idem a sugestão anterior, com a participação do real proprietário
da área;
q)Das
áreas invadidas de propriedade pública
-
pelo fato das áreas invadidas serem de aproximadamente 70% às
margens da Represa Bilings, criar uma comissão especial dos Órgãos
competentes e responsáveis, com participação da comunidade; participação
da receita Federal em um Censo Econômico. Elaborar projetos e envolver
os grandes devedores econômicos do governo e permutar. Ex.: Adote o
morador deixando a área livre e com isso abatendo na sua dívida;
r)
Projeto de Orçamento Participativo por perímetro.
-A
comunidade deve saber qual a receita arrecadada do seu perímetro e
participar em conjunto com as autoridades competentes na utilização
dentro das prioridades existentes.
OFICINAS DE CIDADANIA
Objetivos:
-
Integrar a comunidade;
-
Diminuição da criminalidade;
-
Diminuição da violência;
-
Conhecer normas, leis e regras sociais;
-
Propiciar alternativas de trabalho , cultura e lazer;
-
Melhorar a qualificação profissional do trabalhador;
-
Incentivar a participação da Universidade;
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-
Melhorar a qualidade de vida da população.
Áreas
de Integração Social
-
Oficinas
de cidadania : noções
de direito ( Consumidor, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do
Adolescente, Penal, Civil, Políticos, Sociais ), valores sociais,
deveres sociais;
-
Oficinas
de atividades ( requalificação profissional ) –
SEBRAE, SENAI, SESI;
-
Oficinas
de atividades e iniciação –
adolescentes e jovens em geral ( primeiro emprego ), ser trabalhador –
SEBRAE, SENAI SESI;
-
Oficinas
de apoio :
aulas complementares para a atividade profissional ( informática, inglês,
espanhol, redação );
-
Oficinas
culturais :
pintura, música, dança, teatro;
-
Oficinas
de Lazer :
integrada a oficina cultural;
-
Oficina
de Saúde
Local
: Sociedade
Comunitária
Escola
Pública
Público
Alvo : crianças
, adolescentes, jovens , idosos , trabalhadores e famílias buscando uma
nova fonte de renda, bem como atividades culturais e de lazer.
SP 2000
Alice Yukiko Yamasaki
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