DIREITO
À VIDA
(artigos
3, 5, 12 e 29 da Declaração Universal de Direitos Humanos)
"Todos
são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza,
garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à
segurança e à propriedade"
Constituição
da República Federativa do Brasil, artigo 5º
1ª SUGESTÃO
Esta atividade pode ser
desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Geografia e Ciências
Naturais.
O respeito à vida humana
encontra-se fragilizado pela banalização da violência em nossa
sociedade: mortes e outras violações à dignidade do ser humano
aumentam em número e tornam-se cotidianas, passando a ser consideradas
comuns. Paralelamente, os meios de comunicação colaboram para o
agravamento desse quadro. É o que, por exemplo, acontece quando a
mídia veicula imagens violentas, incentivando reações ainda mais
agressivas.
a) Analise os
programas de TV que conhece e indique três que contribuam para
condicionar as pessoas a reagir violentamente. Explique por quê.
b) Conhece algum caso
em que alguma pessoa agiu claramente influenciada pelos meios de
comunicação?
c) Você conhece
algum caso de atuação coletiva violenta condicionada diretamente
pelos meios de comunicação?
d) Pegue um jornal da
última semana e faça uma lista de manchetes violentas e manchetes
que indicam paz, harmonia e solidariedade. Quais são as conclusões
que você pode tirar?
e) Tente explicar por
que, apesar de ver, ler ou assistir programas violentos pelos meios
de comunicação, nem todos atuam violentamente.
f) Analise os seus
comportamentos violentos nos últimos dias desta maneira:
-
- Faça uma lista deles
(pensamentos, palavras, gestos e ações);
-
- Explique por que agiu
dessa forma;
-
- Reflita se havia outra
forma de atuação melhor, ou se há mecanismos que podem ser
aplicados para modificarem os seus comportamentos violentos (se não
os encontra, escute criticamente as idéias que lhe serão dadas
pelo grupo).
g) Indique três
propagandas que exaltem a violência ou valores que com ela
contribuem. Explique.
h) Observe
atentamente o seu meio (família, amigos, trabalho, bairro...) e
indique as sementes de violência que ali existem.
i) Qual você crê
que deva ser o primeiro passo para acabar com a violência
estrutural? Como você se comprometeria pessoalmente (ou como grupo)
nesse passo?
2ª SUGESTÃO
Esta atividade pode ser
desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Ciências Naturais.
Ler e discutir o
seguinte texto, de autoria de Dalmo de Abreu Dallari, extraído do
livro "Viver em Sociedade" (Editora Moderna, São Paulo,
1985).
"A vida é
necessária para que uma pessoa exista. Todos os bens de uma pessoa,
o dinheiro e as coisas que ela acumulou, seu prestígio político,
seu poder militar, o cargo que ela ocupa, sua importância na
sociedade, até seus direitos, tudo isso deixa de ser importante
quando acaba a vida. Tudo o que uma pessoa tem perde o valor, deixa
de ter sentido, quando ela perde a vida. Por isso pode-se dizer que
a vida é o bem principal de qualquer pessoa, é o primeiro valor
moral de todos os seres humanos.
O respeito à vida de
uma pessoa não significa apenas não matar essa pessoa com
violência, mas também dar a ela a garantia de que todas as suas
necessidades fundamentais serão atendidas. Toda pessoa tem
necessidades materiais, as necessidades do corpo, que se não forem
plenamente atendidas levarão à morte ou a uma vida incompleta, que
não se realiza totalmente e que já é um começo de morte. Assim,
também, as pessoas têm necessidades espirituais, como a
necessidade de amor, de beleza, de liberdade, de gozar do respeito
dos semelhantes, de ter suas crenças, de sonhar, de ter esperança.
Todos os seres
humanos têm o direito de que respeitem sua vida. E só existe
respeito quando a vida, além de ser mantida, pode ser vivida com
dignidade."
volta menu
|