DIREITO
AO TRABALHO
(art. 23
da Declaração Universal dos Direitos Humanos)
São
direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem
à melhoria de sua condição social: XXX – proibição de
diferença de salários, de exercício de funções e de critérios de
admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil."
Constituição
da República Federativa do Brasil, artigo 7º
O texto constitucional
reconhece, em seu artigo 6º, o direito ao trabalho como um direito
social e, portanto, fundamental à pessoa humana, assegurando nos
artigos seguintes os direitos dos trabalhadores.
SUGESTÃO
Esta atividade pode ser
desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Língua Portuguesa,
Arte, Geografia e História.
O objetivo dessa
oficina é o contato dos alunos com diversas profissões, de maneira a
reforçar o respeito em relação a pessoas cuja vivência é
diferente da sua e de seus familiares. Assim, serão discutidos temas
como a importância do trabalho na vida das pessoas e seus reflexos na
sociedade.
Para tanto, sugere-se a
realização de uma atividade de campo, desenvolvendo-se temas
relativos a diversas disciplinas, como Geografia (física e humana),
Educação Artística, História, Português (em especial redação),
dentre outras.
- Promover a visita a
diversos locais de trabalho, como uma construção, uma empresa,
uma pequena loja ou uma plantação.
- Outra hipótese, se
houver condições materiais, é a visita a uma outra cidade,
pequena, em que pudesse ser analisada a principal atividade
econômica local (por exemplo, uma cidade litorânea com atividade
portuária ou pesqueira).
- Nesse local, serão
feitas, por duplas de estudantes, entrevistas com os
trabalhadores. Munidos de papel e caneta, os alunos conversarão
com diversas pessoas, colhendo dados sobre a profissão de cada
um, as condições de trabalho e a satisfação profissional. Essa
conversa pode ser dirigida por um roteiro, com conteúdo mínimo,
a ser elaborado pelo professor, o que, entretanto, não deve
limitar o diálogo.
- Posteriormente,
esses dados serão apresentados por cada grupo e analisados pela
classe sob o enfoque de cada uma das disciplinas abordadas.
- Ainda durante a
visita, os estudantes registrarão suas impressões do local com
desenhos de observação ou através de poemas, por exemplo.
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