DIREITO
À SAÚDE
( art. 25
da Declaração Universal dos Direitos Humanos)
"A saúde é
direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas
sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de
outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e
serviços para sua promoção, proteção e recuperação."
Constituição
da República Federativa do Brasil, artigo 196.
SUGESTÕES
Esta atividade pode ser
desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Educação Física e
Ciências Naturais.
- A sala de aula pode
ser decorada com cartazes nas paredes que contenham dados sobre a
situação da saúde obtidos em pesquisa pelos próprios alunos.
- visitas a unidades
de saúde de bairros e conversa com os trabalhadores do local
sobre os problemas que vivem e a organização e recursos com que
tentam enfrentá-los.
- recolher testemunhos
de alguns professores que trabalham com crianças que sofrem de
desnutrição. Que consequências há para a vida delas e para a
aprendizagem escolar?
- Conversar com alguns
assistentes sociais que trabalham nos nossos hospitais sobre os
principais problemas dos enfermos que recorrem à sua
orientação.
- Um dos fatores mais
importantes que condicionam a saúde é o trabalho. Permanecemos
no local de trabalho pelo menos um terço da nossa vida, e se este
se realiza em condições deficientes, a saúde se ressente e
enfraquece. Algum educador especializado em segurança do trabalho
poderia ajudar o grupo a melhor apreender estes aspectos.
- O meio ambiente, o
urbanismo, o planejamento urbano e outros fatores influem de
maneira decisiva na nossa saúde. Pode-se realizar uma visita a um
bairro, com certas pautas de observação previamente definidas, a
fim de tentar descobrir todos os elementos que podem estar
influindo na saúde dos que moram ali.
- Na prática, o
direito à saúde passa pelo direito ao atendimento sanitário a
toda a população, sem discriminação de nenhum tipo. Na nossa
sociedade, como em outras, há marcada tendência à
discriminação de determinados grupos de cidadãos: os doentes
mentais, os presos, os toxicômanos, os aleijados, os velhos, as
crianças portadoras de deficiência. A visita a algumas
instituições que tentam atendê-los e a conversa com o pessoal
que trabalha com eles pode nos ajudar a captar as carências e os
enormes problemas que existem para atender dignamente a estes
seres humanos.
- Estimular a
discussão com base na pergunta: Como grupo, como podemos nos comprometer para mudar a
realidade da saúde no nosso país? Solicitar que cada participante escreva, num papel
em forma de curativo, o seu compromisso, para, em seguida, colar
sobre o mapa da Brasil.
volta menu |