MULHER
(arts. 1 e
2 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e Declaração de
Pequim)
I - Homens
e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos desta
Constituição."
Artigo
5º. Constituição da República Federativa do Brasil
SUGESTÃO
Esta atividade pode ser
desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Língua Portuguesa,
História e Educação Física.
1. Distribuir
as seguintes instruções:
Escreva o primeiro nome
que lhe vier à cabeça para cada um dos personagens deste relato:
"Reunida a
comissão diretora (integrada por 5 membros) do Clube/ Associação,
a pessoa encarregada da presidência decide começar a sessão. A
pessoa encarregada de redigir a ata informa a ordem do dia:
- a pessoa
encarregada da tesouraria apresentará seu informe anual sobre o
orçamento;
- será escolhida uma
pessoa dentre duas que se apresentaram para encarregar-se das
tarefas da cozinha;
- será escolhida uma
pessoa dentre duas pessoas que se apresentaram para ficar
encarregadas da preparação física da equipe esportiva."
Quando tiverem
terminado, o professor recolherá as folhas e fará um esquema no
quadro para computar as respostas:
Personagens |
Nomes
masculinos |
Nomes
femininos |
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meninas |
meninos |
meninas |
meninos |
Presidência |
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Tesouraria |
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Encarregado
de Atas |
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4º
membro |
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5º
membro |
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nº
1cozinha |
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nº
2 cozinha |
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nº
preparação física |
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nº
2 preparação física |
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Perguntas para
orientação:
- Que cargos ou
ocupações vincularam majoritariamente a classe com o sexo
feminino e quais com o masculino?
- Há difereça entre
as respostas das meninas e dos meninos?
- Que lhes sugerem
estes resultados?
- Têm alguma
relação com o tema dos esteriótipos sexuais?
2. A
discussão pode ser enriquecida com as seguintes atividades:
- Um grupo pode
analisar alguma das revistas "dedicadas à mulher" ,
vendidas nas bancas de jornais. Podem-se também utilizar os
"suplementos femininos" de algum jornal ou as
personagens de alguma telenovela transmitida na ocasião. Trata-se
de extrair as características que são atribuídas ao ser
feminino em oposição à masculinidade.
- Outro grupo pode
analisar nos livros utilizados nos três primeiros anos escolares
as figuras de homem e de mulher que aparecem e os traços
característicos que lhes são atribuídos.
- Segue-se então um
momento de extração das conclusões da classe, realizando-se uma
discussão com base nos elementos colhidos e no texto abaixo
associado com o apresentado no Capítulo sobre Discriminação
Racial.
TEXTO
"Lugar
de mulher é na cozinha?"
Cada indivíduo, por
sua própria natureza, pela educação que recebeu e pelo meio em que
viveu, torna-se único, diferente de todos os demais. Nos
relacionamentos entre as pessoas, essas diferenças oferecem um
enriquecimento recíproco importantíssimo.
No entanto, existem
situações em que determinadas características são atribuídas
genericamente a certo grupo de pessoas, tornando-se um preconceito ou
um estereótipo. É o que freqüentemente ocorre com as mulheres.
Ao longo de muito
tempo, acreditou-se que as mulheres não deveriam trabalhar fora,
responsabilizando-se pelos afazeres domésticos e pela educação dos
filhos.
Atualmente,
encontram-se mulheres exercendo variadas profissões, inclusive
aquelas que antes eram consideradas próprias dos homens. A crença de
que a mulher era incapaz de desenvolver certas atividades mostrou-se
inverídica e a tradição foi modificada com o passar do tempo.
Esse é apenas um
exemplo de estereótipo em relação à mulher. Muitos outros existem,
sendo que alguns apresentam conseqüências ainda mais graves.
Assim, em muitos
locais, considera-se normal que o homem agrida fisicamente sua esposa
pois se acredita que ela deve obedecê-lo. A violência física é
inadmissível em qualquer meio, tornando-se ainda mais grave quando
verificada no ambiente familiar, que deve se fundamentar no amor e,
conseqüentemente no respeito mútuo.
Homens e mulheres não
são idênticos fisicamente, psicologicamente nem culturalmente. Mas
seus direitos são iguais, o que é previsto pela nossa Constituição
Federal mas, infelizmente, ainda não é uma realidade.
Essa garantia
constitucional deve ser concretizada para que homens e mulheres sejam
tratados dignamente, o que depende fundamentalmente da atitude de cada
um de nós.
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