Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 067 – 21/07/04

MAIS SOBRE A IX CONFERÊNCIA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS (BRASÍLIA, 29/06-02/07)

Divulgamos uma carta de Rodolfo Noronha, da ONG Viva Rio, através da qual a entidade manifesta sua posição sobre a divergência de opiniões que, nos bastidores da IX Conferência Nacional de Direitos Humanos (Brasília, 29/06-02/07), dividiu o Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e que, se não tivesse sido resolvida com um acordo, ameaçava inviabilizar a Conferência inteira, segundo informado naqueles dias por Correio Tecido Social na cobertura ao vivo dada ao evento.

 

Carta da Viva Rio ao Tecido Social 

Olá a todas e todos,

Venho por meio desta tentar corrigir ou, ao menos, esclarecer fatos narrados em uma das últimas edições deste informativo. Não acredito que o erro, ou mal entendido, tenha partido necessariamente deste boletim, mas não importa pois a preocupação, naturalmente, é que a informação chegue com o máximo de precisão ao leitor.

Na edição referente à IX Conferência Nacional de Direitos Humanos, é alegado que a Viva Rio “não participou do processo de mobilização para a construção do Sistema Nacional...”. Na verdade, esta instituição participou ativamente – sim – da construção do Sistema Nacional de Direitos Humanos, tendo se mostrado presente tanto na II Conferência Estadual de Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, quanto na Conferência Nacional, inclusive participando de evento paralelo de mobilização sobre o Estatuto do Desarmamento. Posso afirmar com absoluta certeza, pois eu fui o delegado na Conferência Estadual, e estive como observador na Conferência Nacional. Infelizmente, não pude participar da plenária final, impedido por outros compromissos previamente agendados no Rio, e assim, esclarecer tudo em tempo.

Desta forma, peço apenas que esta questão fique esclarecida, agradecendo antecipadamente pela oportunidade.

Cordialmente,

Rodolfo Noronha
Via Rio

Veja também:
- I CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES (I CNPM)
- INFORMES DA I CNPM
- DOCUMENTOS DA I CNPM
- Documento da Marcha Mundial das Mulheres para a I Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br