Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 018 – 11/01/04

DIREITOS HUMANOS EM TODO O RN

A Rede Estadual de Direitos Humanos - RN levará a luta pelos Direitos Humanos a oito cidades-pólo do interior do Estado em 2004

Em junho deste ano será realizada, em Brasília, a IX Conferência Nacional de Direitos Humanos, que terá caráter delibetativo e definirá as linhas-guia das políticas públicas de defesa e promoção dos Direitos Humanos.

A Conferência Nacional será precedida por Conferências Estaduais que definirão as prioridades de cada unidade da Federação, levantando as principais questões locais relativas aos Direitos Humanos, incluindo os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

O Rio Grande do Norte, que já realizou três Conferências Estaduais de Direitos Humanos, terá em junho em Natal a sua quarta Conferência, preparatória da Nacional, que levará à discussão os principais assuntos relativos aos Direitos Humanos no Estado, entre os quais - pela primeira vez - a questão do Plano de Desenvolvimento Sustentável do RN.

Para preparar a IV Conferência Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN (REDH-RN) realizará nove Caravanas de Direitos Humanos em oito cidades-pólo do interior do Estado mais a capital, cada uma das quais será preparatória da I Conferência Municipal de Direitos Humanos de cada cidade atingida.

A Rede Estadual de Direitos Humanos - RN é a primeira rede de organizações e movimentos da sociedade civil organizada do país a conceber uma unidade da Federação como um todo e a querer atingir com sua ação a totalidade do 167 municípios do Rio Grande do Norte.

O projeto das Caravanas, financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), tem como objetivo coletar informações sobre as realidades locais, desenvolver articulações com as mais diversas organizações e instituições ativas nos municípios para mobilizar a cidadania contra as situações mais marcantes de violação dos direitos da pessoa humana a nível local e democratizar a informação sobre acesso a Direitos levando-a ao interior do Estado.

As Caravanas levarão para as cidades atingidas cursos de capacitação de lideranças comunitárias sobre acesso aos Direitos Humanos e à Justiça, kits de livros e material sobre Direitos Humanos a serem entregues às Bibliotecas Públicas das cidades, material em áudio sobre acesso aos Direitos e à Justiça e sobre as realidades locais a ser divulgado pelas rádios locais (incluindo as rádios comunitárias), capacitação para a criação de Pontos Eletrônicos da Cidadania (locais de acesso público a material multimídia sobre temas relativos aos Direitos Humanos e à Cidadania), audiências públicas, palestras e atividades culturais variadas (incluindo violeiros e repentistas divulgando informações sobre Direitos Humanos).

Além disso, organizarão a I Conferência Municipal de Direitos Humanos de cada cidade atingida, que representará o primeiro levantamento geral e a primeira discussão pública sobre as questões mais relevantes do município no âmbito dos Direitos Humanos.

As Caravanas serão também o ponto de partida para a constituição de Núcleos de Direitos Humanos nos municípios atingidos. Estes são núcleos organizativos que surgem nas comunidades e têm como objetivo promover ações de defesa, promoção e acesso aos Direitos Humanos a partir de um diagnóstico da realidade local que identifica os principais problemas da população envolvida. Em Natal, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) já desenvolveu experiências deste tipo, articulando jovens e lideranças comunitárias de cinco bairros da Zona Oeste da cidade através de cursos de capacitação para o exercício da cidadania e oficinas de acesso à Justiça. Um dos objetivos das Caravanas é organizar as entidades ativas nos municípios do interior do Estado.

Entre março e maio de 2004, a partir de Natal, capital do Estado, serão realizadas Caravanas em Parnamirim, Caicó, Macau, Ceará-Mirim, Mossoró, Carnaubais/Assu, Pau dos Ferros e Macaíba.

Cada Caravana será precedida por uma visita preparatória durante a qual o diretor de redação de Tecido Social e um membro do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) estabelecerão contatos com as organizações, os movimentos, as instituições e a mídia locais, levantarão as principais questões de Direitos Humanos da cidade, começarão as articulações para a constituição dos Núcleos de Direitos Humanos locais, divulgarão informações sobre a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN e as Caravanas e levantarão todas as informações relevantes para a elaboração de um Guia de Direitos Humanos do Município.

Os Guias de Direitos Humanos serão lançados durante as Caravanas e possuirão todas as informações relevantes para o acesso aos Direitos Humanos no município, divididas nas seguintes seções: Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Mídia, Sociedade Civil Organizada, Educação em Direitos Humanos, Memória Histórica, Arte e Cultura, Central de Denúncias.

O primeiro e o segundo número do jornal bimestral de difusão estadual Tecido Social - que sairão, respetivamente, em fevereiro e abril - serão dedicados às oito Caravanas de Direitos Humanos que terão lugar no interior do Estado e tratarão das realidades locais dos oito municípios atingidos. E edição de junho será dedicada quase inteiramente à IV Conferência Estadual de Direitos Humanos, levantando as principais questões do Estado nesta área, e no mesmo mês será lançada em Brasília uma edição especial nacional dedicada à IX Conferência Nacional de Direitos Humanos.

Além do Tecido Social impresso, as Caravas contarão com uma versão mural do jornal, um informativo visual em forma de cartaz realizado por artistas gráficos do Rio Grande do Norte que terá conteúdos de carácter permanente sobre acesso aos Direitos Humanos e à Justiça. O Tecido Social mural será divulgado em todo o Estado em ônibus municipais e intermunicipais, trens, órgãos públicos federais (Correios, aeroportos, Receita Federal, INSS, UFRN), órgãos públicos estaduais (Centrais do Cidadão, Delegacias de Polícia, hospitais, bibliotecas públicas, UERN), locais públicos municipais (Prefeituras) e locais públicos privados (mercados públicos, supermercados, bodegas, shopping centers, livrarias, etc.).

Este projeto da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN é o primeiro do país a querer levar a defesa e promoção dos Direitos Humanos à totalidade de um Estado através de uma rede de articulações locais. Neste sentido, o Rio Grande do Norte se tornará o laboratório nacional de uma nova maneira de conceber e organizar a luta pelos direitos elementares da pessoa humana.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- INÍCIO DE ANO. O horror da guerra continua, o Brasil começa 2004 com uma esperança para os excluídos e o RN com ricas novidades nos Direitos Humanos
- A barbárie do Império

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br