Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 018 – 11/01/04

INÍCIO DE ANO

O horror da guerra continua, o Brasil começa 2004 com uma esperança para os excluídos e o RN com ricas novidades nos Direitos Humanos

As imagens difundidas pela televisão neste final de semana, que mostram iraquianos feridos e desarmados assassinados com tiros de canhão disparados de um helicóptero americano por ordem do comando, além de indignar-nos profundamente trazem novamente à tona, neste início de ano, as atrocidades cometidas pelas forças americanas e britânicas no Iraque contra civis inocentes, sem o menor respeito sequer para crianças e idosos, e adversários feridos e inofensivos dentro de uma guerra que de "libertação" não tem absolutamente nada e que desde o começo, há quase um ano, não foi outra coisa do que uma infame operação de domínio imperial finalizada ao controle dos recursos petrolíferos de um país. Uma barbárie fundada em descaradas metiras (as sobre o suposto perigo representado pelas armas de destruição de massa que o regime de Saddam Hussein teria possuido, desmascaradas pelas evidências encontradas no terreno), realizada desprezando qualquer princípio de direito internacional e a totalidade da opinião pública mundial e caracterizada pela sistemática e brutal violação dos Direitos Humanos da população iraquiana em nome dos interesses econômicos e geo-políticos da maior potência mundial. Juntando nossa voz ao coro de indignação e raiva que do mundo inteiro se levanta há meses contra esta infâmia, divulgamos um texto sobre o acontecido que recebemos logo após a televisão difundir aquelas terríveis imagens.

A nível nacional, em compensação, constatamos com satisfação que o começo de 2004 foi marcado por um fato extremamente positivo: a aprovação da lei que insitui no Brasil a Renda Básica de Cidadania, conhecida como Lei da Renda Mínima, de autoria do senador Eduardo Suplicy (PT/SP). O projeto, que será implantado gradualmente a partir de 2005 tendo como prioridade a população mais necessitada, prevê para todo cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país há pelo menos 5 anos um benefício que atenda às necessidades básicas mínimas de cada pessoa: alimentação, saúde e educação. Na nossa opinião, era algo que o Estado brasileiro estava devendo há muito tempo a todos seus cidadãos excluídos e desprovidos de renda. Esperamos que sua aplicação seja efetiva e, sobretudo, que não se torne mais uma medida compensatória e emergencial mas seja apenas o começo de um processo de mudança estrutural nas políticas econômicas e sociais que produza emprego, renda e possibilidade de viver dignamente para os milhões de excluídos do Brasil.

No âmbito estadual, 2004 começa com ricas novidades para o Rio Grande do Norte na área da defesa e a promoção dos Direitos Humanos. Nos primeiros seis meses do ano, a Rede Estadual de Direitos Humanos - RN vai realizar um projeto que levará a luta pelos Direitos Humanos a oito cidades-pólo do interior do Estado (Parnamirim, Caicó, Macau, Ceará-Mirim, Mossoró, Carnaubais/Assu, Pau dos Ferros e Macaíba) através de Caravanas Estaduais. Tecido Social, em sua versão impressa e na versão mural que será realizada este ano, será parte integrante e peça fundamental desde processo, que descrevemos em uma matéria desta edição. Por esta razão, devido à quantidade de trabalho que nos espera nestes primeiros seis meses de 2004 e ao caráter reduzido da redação, seremos obrigados a interromper temporariamente este informativo eletrônico semanal para poder-nos dedicar totalmente à realização do projeto das Caravanas. Porém, estamos tentando ampliar a redação através do ingresso de novos voluntários e esperamos que em breve, a partir de fevereiro, possamos recomeçar a enviar este informativo todas as semanas ou, pelo menos, a cada 15 dias.

Feliz 2004 a todos!

Redação de Tecido Social

Veja também:
- A barbárie do Império
- A Rede Estadual de Direitos Humanos - RN levará a luta pelos Direitos Humanos a oito cidades-pólo do interior do Estado em 2004

< Voltar

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br