Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Objetivos
 Fundamentos
 Metodologia
 Oficinas ACC
 Introdução
 Conteúdo dos Módulos
 I Cultura Brasil RN
 II Cultura Municípios
 III Acesso a Cultura
 IV Experiências
 Banco de Dados DH
 Banco de Vídeos
 Banco de Áudios
 Arquivos Multimídia
 Glossário Curso ACC
 Bibliografia Curso ACC
 Projeto DHnet
 Ficha Técnica
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias

Curso de Agentes Culturais da Cidadania
Metodologia

O Curso de Agentes Culturais da Cidadania sensibiliza sobre os direitos humanos e a cidadania, põe o público em contato com a temática, com os instrumentais para a promoção e a proteção e orienta o público na resolução concreta de problemas, ou seja, onde e como resolver os casos de violação de direitos humanos.

Para que haja o equilíbrio entre a sensibilização e a resolução de problemas, ilustram-se casos exemplares e experiências exitosas de promoção e proteção de direitos ou reparação de violações, além de pôr-se a disposição do usuário uma ampla série de ABCs de direitos com informações sobre como exigí-los e fazê-los valer nos Estados e Municípios e o maior e mais completo banco de dados sobre direitos humanos em língua portuguesa, o do portal Dhnet – Rede Direitos Humanos e Cultura.

O curso está estruturado nos seguintes módulos:

Módulo 1 - Humanismo e Direitos Humanos
Este módulo introduz os conceitos de Direitos Humanos, Humanismo, Cidadania, Cibercidania e Cidadania Global como resultado de lutas e práticas sociais da humanidade, a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU e a construção dos Sistemas de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos e a afirmação dos direitos humanos como valor universal.

Módulo 2 - Mundo
Sistemas Global e Regionais de Direitos Humanos
Neste módulo se aborda a evolução dos direitos humanos desde seus antecedentes históricos, até a construção dos Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos. Também se analisa a importância da Conferência de Viena (1993), da efetivação do Tribunal Penal Internacional (TPI) e ainda se ilustra a discussão sobre a globalização e os direitos globais em um universo em mutação.

Módulo 3 - Brasil
Sistemas Nacional de Direitos Humanos

Partindo da evolução histórica da cidadania no Brasil e da construção de um Sistema Nacional de Direitos Humanos, o módulo procura entender quais os mecanismos nacionais de proteção de direitos humanos que visam a efetivação do Estado Democrático de Direito. Está presente nesta discussão o processo de implementação de políticas públicas, bem como as constituições, as leis orgânicas, legislação complementar, os códigos e a questão da participação popular.

Módulo 4 - Estados
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos

O módulo consiste na organização dos Sistemas Estaduais de Direitos Humanos nos Estados brasileiros, com conteúdos que vão desde a história dos direitos humanos passando pela construção de Redes Estaduais; Programas Estaduais de Direitos Humanos; Conselhos Estaduais; organizações-não-governamentais nos Estados e ainda toda a rede de instituições e agentes públicos integrantes do Sistema de Direitos Humanos.

Módulo 5 - Municípios
Sistemas Municipais de Direitos Humanos

Este módulo apresenta todos os participantes e instrumentos do Sistema Municipal de Direitos Humanos, discutindo a participação da municipalidade na garantia da efetivação dos direitos humanos em cada cidade brasileira através dos mecanismos de participação e de implementação de políticas públicas.

Módulo 6 - Acesso a Justiça
Esse módulo faz um detalhamento dos principais mecanismos, instrumentos e órgãos de apoio necessários para a efetivação das políticas publicas de direitos humanos, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como de seu uso vinculado com a participação efetiva do cidadão. Trata-se de realizar o encontro entre os movimentos sociais e os mecanismos existentes, na busca da viabilização das soluções para violações e conflitos, tornando assim o cidadão agente pleno da construção e efetivação de sua real cidadania.

Módulo 7 - Experiências em Direitos Humanos
Este módulo consiste na apresentação de diversas experiências exitosas em direitos humanos no Brasil, nos estados e municípios, que vão desde a atuação de defensores, ONGs e poder público, passando por práticas inovadoras de educação em direitos humanos, incluindo também o processo de articulação e mobilização da sociedade para a utilização dessas experiências.

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype:direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Linha do Tempo
MNDH
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
Curso de Agentes da Cidadania Direitos Humanos
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos