Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

 

DECLARAÇÃO

 

Eu, Andréia Serra Azul da Fonseca, brasileira, solteira, nascida em 16/12/1971. Registro Geral 95002322559 – SSP/CE, CPF 49218468391, residente e domiciliado à rua Virgílio Paes, 2367, Cidade dos Funcionários, Fortaleza/CE, venho declarar o que se segue:

Em meados de mais de 1974, minha mãe Iracema Serra Azul da Fonsêca e meu pai Manoel Dias de Fonsêca Neto foram presos por órgão da repressão política em Abreu e Lima, Pernambuco, quando eu tinha 3 anos e nove meses de idade. Nesta ocasião eu e minha irmã Andréia Serra Azul da Fonsêca, de apenas dois anos, fomos retirados violentamente do convívio familiar e, separados, ficamos com pessoas completamente estranhas e provavelmente ligadas aos torturadores de meus pais. São vagas as lembranças deste tempo tenebroso, mas me recordo que estas pessoas diziam que meu pai era mau, pois queria matar minha mãe, de uma tal de “tia Zeca”, que nesse período passei por um local em que pessoas de branco me seguraram com força e me furaram a cabeça, presumo que num hospital. Sei que quando retornei para parentes meus passei vários dias sem querer falar com ninguém, a não ser com a minha mãe e não queria falar com o meu pai.

Caracterizo este período em que passei sem meus pais como um crime hediondo de sequestro de criança e manutenção em cárcere privado, com a única justificativa de manter clandestina a prisão de meus pais durante o longo período de 40 dias de torturas a que foram submetidos.

Considero que o reconhecimento oficial deste crime, oportunizado certamente pelo Governo do Estado de Pernambuco aos que sofreram perseguições e prisões por motivo político durante o período da ditadura militar, contribui para romper com a impunidade, resgata o sofrimento causado a mim e renega a prática ominosa do sequestro de criança por motivos políticos.

Gostaria de afirmar que meus pais, anos depois, me relataram que os esforços da Dra. Mércia Albuquerque, advogada deles, e do Dr. Paulo Cavalcante, através de contatos com vários organismos internacionais de defesa dos direitos humanos, foram decisivos para que eu e minha irmã Andréia fossemos devolvidos e voltássemos ao convívio familiar.

Fortaleza, 30 de julho de 2001.

Luis Ernesto Serra Azul da Fonsêca.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos