Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

 

Apresentação

"Há pessoas que apesar das feridas que sangram, da sede e da desgraça
que lhes assalta, sabem respeitar quem lhes dá água, enxuga-lhe a sara-lhe as chagas. Esses não esqueceram o amor"
Mércia Albuquerque

 


Foi extremamente importante e carregado de emoções fazer um trabalho na Internet sobre a advogada e combatente social pernambucana Mércia Albuquerque Ferreira.

É primordial para as novas gerações conhecerem as entranhas da nefasta ditadura militar que infelicitou nossa pátria, e sobretudo conhecer quem ousou resistir a todos esses desmandos.

Mércia Albuquerque é dessas pessoas que quanto mais aprofundamos, mais sentimos que ela era um contraponto de tempo difíceis, os chamados anos de chumbo.

O presente projeto inicia-se com uma home-page, que muito em breve será desdobrada em um CD-ROM e que irá abarcar o imenso acervo que a família dessa valorosa lutadora social repassou para nossa DHnet-Rede de Direitos Humanos e para a Rede Estadual de Direitos Humanos-RN.

É o início desse novo projeto que irá compor os Combatentes Sociais de nosso país, dentro de uma arquitetura que denominamos Guia Brasil de Direitos Humanos.

Mércia, com a dimensão humana e histórica que vem das terras pernambucanas, acaba aglutinando inúmeras pessoas de vários Estados brasileiros, principalmente nordestinos.

O que estamos disponibilizando agora é apenas o primeiro passo de um projeto ousado e permanente, e que vamos estar inteiramente abertos a parcerias, críticas, sugestões para que possamos ampliar essa nossa vontade de disseminar conhecimentos e informações acerca da nossa memória histórica, na perspectiva de que "a luta contra o poder, é a luta da memória contra o esquecimento".

É necessário focar e falar de pessoas essenciais, para que possamos transmitir para os nossos filhos e netos, enfim para todas as nossas gerações, as lutas, as contribuições e as repercussões do trabalho daqueles que fizeram a História viva e caminhante do nosso povo.

Roberto Monte
Coordenador da DHnet

^ Subir

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos