Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

 Padre Henrique incluído na relação dos desaparecidos 
DIÁRIO DE PERNAMBUCO – 8 de fevereiro de 1996

Comissão vai examinar 15 novos casos 

BRASILIA — A Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos examinará hoje em sua tercei­ra reunião, a inclusão de 15 novos casos na lista oficial do Governo, entre eles o caso do padre Antônio Henrique Pereira Neto, coordena­dor da Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife e um dos mais destacados auxiliares do cardeal Dom Helder Câmara. Padre Hen­rique foi morto no dia 26 de maio de 1969 por membros do CCC (Comando de Caça aos Comunis­tas). No inquérito aberto no Tribunal de Justiça de Pernambuco, um dos acusados pelo sequestro, tortura e morte do padre foi o en­tão tenente (hoje ex-major) da PM pernambucana José Ferreira dos Anjos, preso recentemente por en­volvimento no escândalo da man­dioca. Ao ser preso, depois de mais de uma década foragido, o major Ferreira disse saber quem foi o militar que assassinou o pa­dre Henrique. Até agora, a comis­são já reconheceu 144 desapareci­dos políticos (oito deles na última reunião).

Os outros casos de mortos políticos são os de Sônia Maria Lo­pes de Moraes, Antônio Carlos Bicalho Lana, Hélcio Pereira For­tes, José .Júlio de Araújo, Amaro Luiz de Carvalho, Pedro Jerônimo de Souza, Maurício Guilherme da Fonseca, Carlos Nicolau Danielli, José Raimundo da Costa, José de Souza, Olavo Hensen, Hiroaki Torigoi e Dorival Ferreira. Todos, segundo seus familiares, tive­ram suas mortes forjadas por agentes do Estado.

A Comissão Especial já está recebendo os requerimentos para a localização dos corpos de diversos desaparecidos, mas por enquanto se concentrará nos casos dos mor­tos. Os cartórios de registro civil de todo o Pais já estão orientados para conceder os atestados de óbi­to. Quanto às indenizações, a co­missão aguarda a nomeação de um assessor jurídico para fazer os cálculos necessários.

Mortes são esclarecidas

Em depoimento emocionado, a advogada Mércia Albuquerque e a aposentada Sônia Maria Cavalcanti de Franca Lúcio desmascararam, ontem à tarde, a versão oficial de que três militantes políticos – Jarbas Pereira Marques, Soledad Barret Viedma e Pauline Reichstul – morreram em 7 de janeiro de 73, ao reagir às forças policiais da re­pressão, na Granja São Bento, em Paulista.

Segundo relato de Mércia Al­buquerque ao secretário de Justiça, Roberto Franca, antes de ser preso, o comerciante Jarbas Pereira Mar­ques a informou de que a equipe do delegado Fleury estava no Recife, para prendê-lo e matá-lo. Depois de dar a informação, Jarbas confor­me Mércia, entregou-lhe uma foto e a autorizou a divulgá-la. Vinte e três anos depois, Mércia Albuquerque divulga a foto, que é do ex-cabo Anselmo, infiltrado no movi­mento de contestação ao regime militar.

Mércia confirmou em seu de­poimento que Anselmo era casado com a militante Soledad Viedma que ao chegar ao IML ficou choca­da ao vê-la, autopsiada, tendo ao lado um feto. Segundo ela, o feto era o filho de Anselmo, que tinha dupla personalidade – participava da repressão e posava de contesta­dor do regime.

Em seu depoimento, Sonja de Franca Lúcio relata que presen­ciou, em sua butique, o espanca­mento e a prisão das duas militan­tes e que, na época, ao tentar de­nunciar os fatos presenciados, foi desaconselhada pela delegacia de Boa Viagem. No momento da pri­são. Os cinco homens armados se limitaram a informá-la de que eram policiais.

Os depoimentos foram presta­dos também na presença da coordenadora do “Tortura Nunca Mais”. Amparo Araújo. Ao final, o secre­tário Roberto Franca entregou a Ca­da uma um buquê com sete rosas vermelhas, num reconhecimento das verdadeiras circunstâncias das mortes de Soledad, Pauline e Jar­bas. “Desmascaramos mais uma farsa”, desabafou, ontem à noite, Amparo Araújo.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos