Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul


Mércia Albuquerque, advogada de presos políticos 
Recife, 02.04.1978
 

Setembro de 1969. O País inteiro vive um clima de agitação, as atividades estudantis e sindicais ainda mobilizando grandes massas populacionais, apesar do AI-5, editado nove meses antes, e do Decreto-Lei 477, gerado em fevereiro. sequestrado por terroristas, o embaixador americano Charles Burke Elbrick tinha sua liberdade prometida em troca da liberação de 14 presos políticos, entre eles incluído o pernambucano Gregório Bezerra, ex-deputado pelo Partido Comunista Brasileiro e detido, na ocasião, na Penitenciária de Itamaracá.

Gregório, porém, nega-se a tomar parte no negócio, dizendo-se adversário da violência. Sua advogada, Mércia de Albuquerque Ferreira, é então chamada e conduzida até Bezerra para convencê-lo a ceder. Os argumentos são vários e de peso: ele é um homem velho, cardíaco, recém-operado de próstata e com um incipiente tumor canceroso na pálpebra do olho direito, experiente, já, nas táticas da violência policial, levado preso e arrastado pelas ruas da cidade, amarrado pelas mãos e pés. As ponderações de Mércia Albuquerque conseguiram, afinal, convencer Gregório e este concordou em ceder o seu exílio em troca da vida do diplomata americano. “Nestes meus 18 anos de profissão – depõe Mércia, hoje – convivi com momentos extremos, nos quais encontrei autênticas Bestas do Apocalipse e verdadeiros heróis”. Com a prudência ditada por cinco detenções e uma prisão, porém, ela se esquiva de identificar as posições de cada um desses dois extremos: “Se disser, sou presa novamente”.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos