Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

Casal acusado de subversão é absolvido
O GLOBO – 26.11.75

Recife (O GLOBO) – A auditoria da 7ª Circunscrição da Justiça Militar, reunida ontem em Recife, absolveu por maioria de votos o estudante Luciano Roberto Rosas de Siqueira e sua esposa, Josefa Lúcia de Andrade, acusados de atividades subversivas. Josefa, no nono mês de gravidez, permaneceu na sala de audiências durante toda a sessão, embora o auditor em exercício, Alzir Carvalho Praga, tivesse permitido a sua saída, se ela quisesse.

A audiência durou quatro horas, tendo atuado pela Promotoria Militar o advogado Lauria Ramos e pela defesa a advogada Mércia Albuquerque.

Ação popular – Segundo a denúncia, o casal ingressou na Ação Popular, organização posta fora da lei por desenvolver, segundo a Promotoria, atividades “prejudiciais e perigosas à segurança nacional”, em 1968, quando passou a viver maritalmente.

Segundo o promotor Lauria Ramos, a essa época os dois passaram a exercer o comando regional estudantil da AP – como era conhecida a organização – e que se estendia aos Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Segundo a denúncia, o casal e outros indivíduos promoveram várias ações de panfletagem, isto é, distribuíram folhetos.

Os dois estavam incursos no artigo 43 da lei de segurança quando foi admitida a desclassificação do crime para o artigo 14 da mesma lei – tendo sido absolvidos. A advogada Mércia Albuquerque baseou em parte a defesa do casal devido ao adiantado estado de gravidez de Josefa Lúcia, dizendo que o filho de ambos, que está para nascer, “necessita que sua individualidade primeira não seja violada pelos grilhões do cárcere”.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos