Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

 

SETEMBRO 1974

14 de setembro de 1974
Continuo sem emprego, aliás, é até uma situação honrosa, não servir ao governo de Moura Cavalcanti, que está muito mais bagunçado que o de Dr. Eraldo.
15 de setembro de 1974
Aradim tem sido um homem, me abraça e procura me distrair quando oserva que estou preocupada.

16 de setembro de 1974
Luciolo Montenegro, enlouqueceu, e em delírio, teme a polícia e torturas. È irmão de Lupércio?? Montenegro, processado como Trotskista e condenado. Na época, Lufércio?? Fugiu, e os irmãos, inclusive um militar, sofreram todo tipo de pressão, inclusive, prisão.
Os demais superaram, mas Luciolo, um temperamento mais dócil, e já com predisposição,teve naquela época a primeira crise e depois outras duas. Eu fico muito triste, quando vou visitá-lo, parece um garoto assustado.

Sem data
Dulce, filha de Leo Valença, falou-me que foi presa juntamente com o velho e foi torturada, despida na frente do pai para obrigá-lo a falar. Além de espancamento, choque elétrico, afogamento, telefone, ameaça de violência sexual, fome, frio, todo tipo de pressões morais, e as mais sórdidas humilhações por parte de oficiais.

SETEMBRO DE 1974

07 de setembro
Mandei para Paulo Pontes um São Pedro de barro com o seguinte oferecimento: Paulo, este São Pedro foi gerado com a fé e a força do nordestino, e cultivado com amor, razão porque lhe presenteio, porque acenderá em você a luz da esperança, e lhe entregará a chave da liberdade.
Sem data
Faleceu D. Olga, este ano para Dr. Eraldo foi terrível, tem passado toda sorte de decepção, sempre foi inseguro, motivo das constantes omissões que gerou a onda de corrupção durante o governo dele, que estourou após seu afastamento do Estado.

Sérgio Murilo mandou oferecer-me emprego e dinheiro, não aceitei.
Sem data
Hoje tomei conhecimento da morte da mãe de Gauanaíra, lamento, pelos filhos que estão ausentes.
Sem data
Fui à Itamaracá, conversei com Samuel, Bosco e Nitão??, muitos problemas.
A mãe de Samuel, me deu $ 100,00, fiquei comovida por se tratar de uma operária. E sempre me diz que reza o ofício para mim todas as sextas-feiras. Essas manifestações de gratidão me comovem.
Sem data
Tomei conhecimento que além do processo daqui,m Rolemberg tem um em São Paulo e outro em Juiz de Fora.


SETEMBRO/ OUTUBRO DE 1974

22 de setembro??
O oficial Flávio Guilherme da Fonseca, usa no DOI o pseudônimo de Dr. Santa Cruz, é da polícia militar, a família reside em Palmares, um tipo alourado.

Francisco Monteiro Silva (Chico), dono da padaria Sion e Edison Souto da 1002 (Empresa de ônibus) me prenderam há algum tempo. Deixei Aradin só em casa.

Hoje, a casa n° 108, rua Sto. Amaro em Jaboatão, foi invadida por vinte homens do DOI, chefiados por Luiz Miranda e Dário Xavier, para prenderem a minha prima Luci, Henrique, que se achava em companhia de tia ??, paralítica, cega e cancerosa, a empregada grávida, e um chileno de 22 anos com quem namora. Ficaram presos durante 26 horas, porque alegavam que ali funcionava uma célula subversiva internacional.
Depois se retiraram com tranqüilidade, e deixaram o desespero, seguido das pressões e da fome.
A população, foge quando ???, Luci e os clientes desapareceram. Nada foi comprovado contra Luci, e também nenhuma providência para ajudá-la.

Ouvi comentários que o líder comunista Iran Pereira, foi assassinado no sul pela polícia.

Hoje à noite, a mãe de Samuel Firmino de Oliveira chorou copiosamente. O filho tuberculoso, participando da greve de fome, e sem tomar remédio. Fiquei simplesmente destruída.

Há pânico em todo o Brasil, fala-se em cassações, prisões, e até mesmo morte, para os próprios dia será um endurecimento total, vejamos as conseqüências.


Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos