Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul
Gregório Bezerra

Ex-deputado Gregório Bezerra prepara-se para voltar ao País
Diário de Pernambuco – 02.09.1979

As atenções da imprensa brasileira estão concentradas, hoje, e com maior intensidade nos próximos dias e meses, em vários líderes políticos ligados à esquerda, que se preparam para retornar ao País, depois de anos de exílio, beneficiados pela anistia política decretada pelo Governo brasileiro. Pernambuco ocupa, talvez, o maior destaque nesse noticiário, em função da vinculação de alguns desses políticos, os mais notórios com este Estado, a exemplo do ex-governador Miguel Arraes, ex-deputado Francisco Julião Arruda de Paula, e o ex-deputado comunista Gregório Lourenço Bezerra. Este, por enquanto o mais noticiado, é, talvez, o mais importante em termos de Pernambuco: foi aqui que nasceu, e aqui no Nordeste concentrou toda a atividade político-revolucionária que marcou sua movimentada vida.

Defensora de presos políticos desde os primeiros instantes do Movimento Revolucionário de 31 de Março de 1964 – entre eles Gregório Bezerra, a advogada Mércia Albuquerque Ferreira fala do seu famoso constituinte, que, na sua opinião, voltará, em futuro bem próximo, a ter vez na vida pública do Estado.

P – Como é a personalidade de Gregório Bezerra, o lado humano, quero dizer, procedem as acusações que lhe fazem de assassinato a sangue frio, de homem cruel e insensível, que não se detém diante de nada na consecução de seus objetivos?

MAF – Poderá ser estigmatizado de frio, cruel e insensível um homem que adora crianças, sempre nutriu respeito absoluto pelos velhos, além de bom filho e pai extremoso? Gregório é, isto sim, um homem de espírito rígido, que nunca deixou de arriscar a vida, saúde e segurança social, pegando em armas quando necessário, em defesa de seus princípios. Muito embora sua notoriedade e ascendência sobre seus companheiros na prisão, dispensasse privilégios, não fazia valer nem usufruir da condição de “símbolo”. Era um fator de equilíbrio no meio da comunidade carcerária, dando exemplos de disciplina. Certa vez, ruiu a cerca mandada erigir pelo então diretor da Casa de Detenção, coronel Olinto Ferraz, para separar presos políticos dos presos comuns. Naturalmente o[houve logo a integração de todos os presos. Gregório, entretanto, nunca transpôs os limites territoriais que se lhe haviam imposto. Do seu lado humano um detalhe: tinha amor pela natureza, chegando a ter um pequeno jardim na prisão, onde cultivava rosas. Do seu grande coração: preso consigo, havia um jovem, Fernando Lopes, cuja família passava por dificuldades. Gregório passou então a destinar toda a ajuda que recebia dos amigos à família necessitada do companheiro.

P – Acredita que após o seu retorno ele ainda participe de atividades político-partidárias?

MAF – Participará sem dúvida. Muito embora aos 80 anos não tenha a mesma disposição física, seus princípios são os mesmos, creio. Jamais – em sua defesa – negou sua condição de comunista convicto e militante. Mas, tudo fica no terreno das hipóteses. Só ele mesmo é que poderá responder se vai ou não fazer política.

P – E o episódio de Casa Forte, notadamente no que se refere a Gregório e o coronel Darcy Vilocq Viana, desmentido ou minimizado por uns e confirmado por outros, como foi realmente?

MAF – Desse, eu posso falar, pois fui testemunha ocular. Foi aquele quadro terrível que me arrancou da timidez e tranquilidade de simples professora primária que eu era até àquela data, fazendo-me prometer a mim mesma que haveria de fazer algo por aquele homem que até então eu nem sabia quem era. Sua condição de líder comunista não significava absolutamente nada para mim. Marcou-me para sempre o espetáculo aniquilante que vi: aquele homem vestido com um simples calção, banhado de sangue, com uma corda amarrada no pescoço, desfilar escoltado por militares, à frente do então comandante do quartel de Casa Forte, coronel Darcy Vilocq Viana, debaixo de brutal espancamento, ante uma multidão horrorizada, com destino à Praça de Casa Forte, onde seria sacrificado não fora a intervenção de autoridades aclesiásticas, e do próprio povo. O clamor da multidão foi que me chamou a atenção para a cena medieval, já que eu estava à porta da escola onde ensinava, acompanhada das crianças, minhas alunas. Até àquela data sempre fui avessa à política, sendo uma professora tímida, oriunda do interior de Alagoas onde nunca sequer participei de comícios – eventos que naquela época eram tão do gosto da juventude que neles via uma fuga à ociosidade das pequenas cidades. É que cresci entre ódios originados pela política: meu pai, udenista, amigo de Rui Palmeira, tinha um oponente em meu próprio avô, pessedista ligado a Silvestre Péricles. Prometi jamais me envolver em política sob qualquer aspecto, me dedicando inteiramente ao problema do menor abandonado e delinquente. Em 1964 estava de viagem marcada para fazer novo curso de especialização relativo ao problema do menor. O episódio de Casa Forte fez mudar tudo. O quadro estarrecedor me colocou onde estou atualmente.

P – Como se portou Gregório como seu cliente?

MAF – Cito um fato para ilustrar sua envergadura moral. Quando fui vê-lo na Casa de Detenção, logo após sua prisão, acompanhada de Juarez Vieira da Cunha, com quem eu trabalhava. Gregório, vendo-me pela primeira vez, perguntou se eu havia sido incluída na procuração como sua defensora. Ante a minha timidez quanto ao peso da responsabilidade de defendê-lo, insistiu para que também o defendesse, desprezando a minha alegação de profissional iniciante, argumentando que a missão não seria tão difícil do ponto de vista de minha condição de advogada, já que ele sempre fazia valer sua condição de comunista convicto, reafirmando-a. Preveniu-me, entretanto, o quanto seria difícil o caminho que eu iria percorrer posteriormente na vida comum, no que se relaciona à discriminação que eu iria sofrer, em vários setores de atividade, juntamente com o meu filho, que estava para nascer.

P – E se confirmaram as previsões de Gregório, ou seja, a senhora tem sofrido algum tipo de discriminação pelo fato de ser defensora de presos políticos?

MAF – Fui discriminada por parte da minha família, enquanto outra parte me dava apoio e incentivo. Mas a verdade é que a maioria tentava me demover da idéia. No trabalho a complicação foi grande. Sofri demissões, fui hostilizada, chegando mesmo, no início do atual Governo a ser perseguida e discriminada por certa chefia, na repartição onde trabalho, que não me dava trabalhos para executar e outras chicanas. Eu sempre aceitei tudo com um sorriso nos lábios, deixando a pessoa que me perseguia insegura quanto aos seus próprios atos.

P – Certos setores de esquerda fazem restrições ao seu nome, a sua atuação como advogada de presos políticos, tachando-a mesmo de colaboracionista dos órgãos de segurança?

MAF – Tenho sofrido restrições de certos apressados – injustas para com quem, de 1964 para cá, atuou como advogada de nomes como Jarbas Holanda, Cândido Pinto de Melo, Zé Raimundo, David Capistrano, Júlio Santana, Adalgisa Cavalcanti. A carta que Gregório me escreveu antes de embarcar para o exílio, e que lhe dou autorização para publicar na íntegra, é o maior testemunho à minha integridade e honradez profissional. Qualquer pesquisador honesto que queira saber dos fatos reais e se disponha a debruçar sobre os arquivos da Auditoria Militar, vai ver o que tem sido a minha vida profissional nos últimos quinze anos.

P – A anistia está aí mas a Lei de Segurança Nacional também. Acha que a LSN poderá voltar a ser acionada com a frequência dos últimos quinze anos?

MAF – A história é pontilhada de contradições e, por que não dizer, repetições. A conjuntura internacional talvez não o permita, mas a Lei de Segurança Nacional não deixa de ser uma ameaça para os contestadores do regime. A nova Lei de Segurança Nacional ainda é extremamente rígida e cheia de falhas.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos