Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul
Gregório Bezerra


DECLARAÇÃO DE GREGÓRIO BEZERRA

... Estava preso já há mais de dois anos e até então não tinha advogado; primeiro, porque ainda não havia começado o processo de formação da culpa; e, em segundo lugar, porque sabia que, com ou sem advogado, o meu caso já estava decidido: seria condenado a 20 anos de prisão. Alguns jovens estudantes, encabeçados por Jarbas de Holanda, foram em comissão ao Dr. Juarez, causídico de alto gabarito, convidá-lo para fazer a minha defesa judicial. Ele aceitou de bom grado e foi visitar-me, já com a procuração em seu poder e perguntou se eu o aceitava como advogado de defesa.

– Como não doutor! Tenho muita honra! Só não tenho dinheiro para pagar-lhe.

– Deixe comigo. Isso é um problema meu e dos estudantes.

O Dr. Juarez era um velho conhecido. No processo-farsa sobre o incêndio do 15º Regimento de Infantaria de João Pessoa, atuara como advogado de defesa de um dos acusados e desde essa época nos conhecíamos. Trocamos algumas idéias sobre a minha situação atual. Ele conhecia o relatório do Coronel Ibiapina e pediu-me mais alguns dados que permitissem uma melhor orientação para a defesa. Por várias vezes veio me visitar e, durante o processo de formação de culpa, atuou como um causídico que preza a sua profissão e se respeita.

Antes de terminar a formação de culpa, foi decretado mais um ato institucional; em consequência, houve muitas prisões, sobretudo de intelectuais. Então, o meu advogado foi preso, pelo delito de ser meu advogado e de querer defender-me como devia. Passou vários dias no xadrez, tendo como único vestuário as cuecas e sofrendo duras ameaças de tortura se continuasse a agir como estava fazendo até então. Logo que foi posto em liberdade, veio visitar-me, dizendo que não tinha mais condições de continuar sendo o meu advogado.

– Já que não posso defender-te como devo, desisto da causa.

O advogado pediu-me desculpas e despediu-se de mim. Fiquei grato pela lealdade demonstrada e pela sua fraqueza. O que tinha provocado o represália das autoridades sobre o meu advogado foram as perguntas embaraçosas que este andara fazendo às testemunhas de acusação. Havia empresários que estavam a par das transações feitas pelo Coronel Ibiapina para comprar terras. Creio que foi isso que feriu em cheio a “honestidade ilibada” do coronel, o “baluarte contra a corrupção”...

Estava novamente sem defensor e passavam-se os meses. Mas eu não estava preocupado com isso. Cedo ou tarde, teria um advogado constituído pelo partido e, para o caso presente, já sabia que seria condenado a 20 anos de prisão. Certo dia, estava conversando com minha companheira, pois era dia de visitas. Aproximou-se uma senhora grávida, já caminhando com dificuldade, e disse:

– Gregório, sei que está sem advogado. Venho me oferecer para fazer a sua defesa. Você me aceita como sua defensora?

Olhei para a majestosa figura de senhora grávida, às vésperas de dar à luz e respondi emocionado e com muito respeito, pois a oferta espontânea vinha numa situação política pesada, na qual muitos advogados fugiam de mim, com receio de passarem pelos vexames a que tinha sido submetido o Dr. Juarez:

– Aceito, com todo o prazer, a senhora como minha defensora. Só lhe peço que não se decepcione com a minha condenação a 20 anos, pois isso é inevitável, ainda que fosse defendido pelo melhor advogado do Brasil.

– Voltarei amanhã com a procuração para você assinar, certo?

E, de fato, no dia seguinte estava novamente ali. Passei a ter uma defensora e uma amiga correta e pontual durante todo o tempo que fiquei na Casa de Detenção.

 

(Extraída do livro “Memórias – Gregório Bezerra –

2ª parte: 1946-1969. Ed. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1979)

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos