Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul
Gregório Bezerra


Declaração 

Soube da inclusão do meu nome no rol dos presos políticos que devem ser libertados em troca da entrega, vivo, do Embaixador norte-americano, pelo rádio. Não contribui para que tal coisa acontecesse. Estou preso a mais de cinco anos, sem contactos com ninguém, a não ser com meus familiares. Por uma questão de princípio, devo declarar que, embora aceitando a libertação, nessas circunstâncias, discordo das ações isoladas, que nada adiantarão ao desenvolvimento do processo revolucionário.


Respeito o ponto de vista daqueles que impuseram à ditadura a forma de libertar inúmeros compatriotas, que sofrem no cárcere do atual regime entreguista que vem sacrificando a vida e a liberdade do nosso povo. Mas me mantenho firme na convicção de que somente a união de todas as camadas e classes sociais não comprometidas com a ditadura entreguista é que decidirá a sua instauração no Brasil de um regime de plena liberdade, de livre desenvolvimento econômico, de paz e nacionalismo. Só o proletariado, o campesinato, as camadas urbanas da classe média, os estudantes, os intelectuais, o clero, progressistas, os setores da burguesia nacional não comprometidas com o imperialismo, sem excluir camadas das forças armadas que se opõem à atual ditadura, terão força suficiente para implantar no Brasil uma verdadeira democracia, aceitando a minha libertação, faço questão de declarar que não abdicarei jamais dos princípios marxistas-lenilistas, que orientam a luta da massa contra as forças da exploração e do imperialismo longe do Brasil, farei tudo para participar da luta do nosso povo por sua final libertação. Esta a declaração que julgo dever fazer, no momento em que sou posto em liberdade. Exijo, como condição para aceitá-la, que ela seja publicada na íntegra pela imprensa brasileira. Não quero, com minha atitude, pôr em risco a vida dos demais presos políticos a serem libertados. Nem desejo, como humanista que sou, que se sacrifique a vida de um homem, ainda que seja o Embaixador da maior potência imperialista da história, uma vez que luto contra um sistema de força, e não contra pessoas, individualmente.

Recife, 6 de setembro-69

Gregório Bezerra
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos