Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul

Natal, 17.8.71 

Dra. Mércia,

Prezada colega: 

Estou lhe remetendo hoje uma documentação para um ofício de piedade, como que uma genuflexão perante um túmulo. Será uma prece in memoriam do grande injustiçado que não teve a suprema satisfação de voltar à sua querida Natal. Com os documentos anexos, a ilustre colega estará apta a requerer aí, onde foi condenado, a EXTINÇÃO da punibilidade de Djalma Maranhão. Não tenho em mão o Código Penal Militar, mas penso que nele está inserida a mesma disposição do art. 108, I, do Código Penal Brasileiro que dá como o primeiro motivo de EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE, a MORTE DO AGENTE. Mesmo decretada essa EXTINÇÃO com mais vaga e melhor oportunidade, eu, se vivo, ou qualquer outro amigo que me conserve este pedido, deverá requerer uma REVISÃO da condenação do falecido, pois que sua pena de 16 anos foi aplicada com um voto VENCIDO, o do Auditor, aquele dos julgadores que estudou direito.

Vai a documentação e penso que não haverá de sua parte nenhum a inconveniência no assumir esse patrocínio. Havendo, me avise para outra providência. Vou saber a data aproximada da condenação para um roteiro na petição que deverá, instruída com os documentos que lhe remete, ser pedida sua JUNTADA aos autos. Se assim não puder ser, o for necessário pedir certidão, mande-me dizer, assim como as despesas para isso. Com um grande abraço, acuso recebimento seu cartão sobre minha publicação. Atenciosamente.

João Maria Furtado 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos