Rio, 05.03.1968 

Doutora Mércia, 

Estive com os familiares de Lupércio aqui no Rio. O pessoal está meio chocado com a condenação. Mas estamos tentando reduzir essa depressão com providências concretas na área judiciária civil e militar.

Todos estão prontos aqui para caminhar, inicialmente ao STM, o habeas corpus do Lupércio, no sentido de que seja anulada a sentença condenatória a ele imposta. Veja bem doutora, todos, tem VOSSA EXCELÊNCIA como grande tábua de salvação, nesse caso. Fazendo-se uma petição bem argumentada e bem instruída, como aquelas que você costuma fazer, tudo sairá como se espera: VITÓRIA NO STF. Estou aguardando o envio desta petição até a próxima segunda feira, sem falta. Da urgência do encaminhamento desse documento e da decisão dos dois tribunais plenos: STM e STF, está dependendo a permanência do Lupércio nos seus dois empregos.

A sua petição de habeas corpus deverei entregar hoje à tarde ao Dr. Evandro Viana. Ontem não o encontrei no escritório, onde estive uma vez e telefonei três.

O bilhete que mandou já foi entregue.
                   Do amigo de sempre,
                   Clóvis Assunção de Melo