Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Apresentação
 Trajetória de Vida
 Escritos & Reflexões
 Atuação Jurídica
 ABC Vítimas da Ditadura
 Matérias na Mídia
 Correspondências
 Processos
 Arquivos Multimedia
 Galeria Virtual
 Acervo Mércia
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Rede Brasil
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Rede Lusófona
 Rede Mercosul
 
Salvador, 06 de março de 1978 

Prezada Dra. Mércia, 

Espero que a senhora já tenha recebido o atestado de reclusão fornecido pelo diretor deste presídio. Meu pai ficou de colocar no correio hoje, para a senhora, o atestado da Empresa na qual trabalhava quando fui condenado em 19.01.77. Também meu pai já lhe enviou outros documentos. Neste mês de março requererei das varas crimes as certidões negativas assim como uma certidão negativa da Justiça Federal na Bahia. Não terei nenhuma dificuldade em obter essas certidões, pois quando comprei o apartamento, tive requerer todas elas para anexar ao contrato de financiamento. Só que para lhe remeter logo após o dia 20 de abril ou um pouco antes, terei que requere-las ainda este mês, pois os cartórios aqui são de péssimo expediente.

Quando a senhora puder, mande cópia do seu arrazoado solicitando ao Juiz Auditor os benefícios que a senhora requereu para mim, assim como quando fizer o da liberdade condicional.

Um cunhado meu que é advogado, foi à Brasília para resolver um problema e estava com Moura. A apelação ainda não tem data para ser julgada. Parece que lá pelo STM “mar não está para peixe”, pelo menos foi o que disse dona Gelda. Moura será candidato ao Senado por Alagoas. Tomara que ele consiga e ganhe.

As coisas aqui não estão tão boas quanto antigamente. Já não temos aquela tranquilidade de outrora que sempre destaquei em minhas cartas. O fato de sermos (eu, em particular) presos de muito bom comportamento, não nos dá nenhuma vantagem, tem até quem afirme sermos “imprevisíveis”, ou “fanáticos”, ou coisa parecida. Afinal nós somos presos políticos, pessoas estudiosas, temos cultura, não somos marginais, nem criminosos comuns, e temos que nos interessar por coisas que nos dizem respeito, como o “debate político” que o próprio Presidente da República desencadeou, reforma da Lei de Segurança Nacional, Anistia etc. Além, naturalmente, dos termos políticos sociais que são analisados e debatidos através de jornais, revista e livros que são publicados legalmente, com revisão e censura feitas pela Polícia Federal sob o comando do Ministério da Justiça. Infelizmente, o que existe é muito preconceito contra os presos políticos, e as pessoas preconceituosas não se preocupam nem em procurar nos auscultar, ouvir, nem nos conhecem para ter opinião formada e puder analisar cada um separadamente e ao conjunto em um todo.

Quero ter notícias do andamento de sua petição em meu favor. Seja qualquer for a decisão do Auditor.

Fonseca me escreveu todo animado, dizendo que neste mês a senhora o libertará de qualquer maneira, pois independente dos 6 meses cumpridos em 74, ele completa a metade dos 27 meses a que foi condenado em 77. Raimundo nunca mais deu notícias. Continuarei aqui calmo, tranquilo, bem comportado, esperando a minha vez de deixar este presídio para trás, e poder me dedicar à minha filha que está linda, mais sabida, inteligente e precisando muito de mim. Já tenho alguns empregos em vista, faltando apenas ser solto, para poder organizar  definitivamente a minha vida ao lado da minha mulher, da minha filha e dos meus familiares. Me escreva.

Abraço ao Dr. Otávio e Aradim. Um abração para a senhora,

Arthur.
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055-84-3221-5932 / 3211-5428 - Skype: direitoshumanos - dhnet@dhnet.org.br
Google
Notícias de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
MNDH
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Comitês de Educação em Direitos Humanos Estaduais
Rede Brasil de Direitos Humanos
Redes Estaduais de Direitos Humanos
Rede Estadual de Direitos Humanos Rio Grande do Norte
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Rede Lusófona de Direitos Humanos