- Em Nome de Deus, O
Clemente, O Misericordioso !
O
Direito das Crianças
Por:
Maria C. Moreira
O Islam orienta os muçulmanos em
todos os aspectos da vida portanto não seria diferente em relação
à educação dos filhos. Para garantir à criança uma série de
direitos, o Islam instrui os muçulmanos a observar uma atitude
correta mesmo antes de seu nascimento.
Quando pais muçulmanos são abençoados
com o nascimento de uma criança, o primeiro procedimento é lhe
dar um banho e vesti-la. Depois disso a mensagem da Unicidade de
Deus e da profecia de Muhammad (que a Paz e a Bênção de
Deus estejam sobre ele) deve alcançá-la através da repetição
do "Adhan" ( a chamada para a oração no Islam) em seu
ouvido direito.
Além disso, existem alguns
direitos básicos da? criança que são estabelecidos no Islam e
que serão apresentados aqui com uma breve discussão das implicações
de sua não-observância e os seus reflexos na sociedade, seja ela
islâmica ou não.
Estes
direitos são:
Al Ta'am
- Alimentação: os pais têm o dever de alimentar seus filhos.
Durante a gravidez a mãe deve observar cuidadosamente os
alimentos e substâncias que ingere e que possam prejudicar o bebê.
Este é um direito do feto. Após o nascimento é obrigatório
para a mãe muçulmana amamentar seu bebê até os 2 anos de
idade. Além da alimentação em si, laços de afeição entre a mãe
e o bebê são fortalecidos.
A criança não deve ser privada
destes benefícios e apenas nos casos em que a mãe não consegue
amamentar o bebê deve-se recorrer a alimentos industrializados.
Neste caso deve-se cuidar para que apenas ingredientes permitidos
no Islam estejam contidos nestes alimentos. Segundo um "hadith"
do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre
ele):
"É pecado suficiente
para uma pessoa não cuidar daqueles cuja alimentação é sua
responsabilidade".
Al Himayah -
Proteção: é obrigação dos pais proteger seus filhos do perigo
e de conceitos e idéias negativas que possam afetar seu caráter
ou personalidade, veic?ulados através de televisão, influência
na escola, nas ruas ou outro meio qualquer.
Al Tilbaba -
Medicação: os pais devem se assegurar de que é dada à criança
a medicação correta para protegê-los de doenças e cuidar
corretamente de seus filhos quando eles estiverem doentes.
Al Malbas
- Vestimenta: a criança tem direito a receber roupas adequadas à
sua idade e ao seu sexo e que também sejam adequadas à estação
do ano.
Al Nasab
- Linhagem: a criança tem direito de saber quem são seus pais e
de ser reconhecida por eles. Como consequência deste direito
decorrem uma série de injunções islâmicas que são com freqüência
mal-interpretadas por não-muçulmanos e que merecem ser
explicadas.
É em parte para garantir este
direito que o Islam permite a poligamia (o homem ter mais de uma
esposa), mas não a poliandria (a mulher ter mais de um marido).
No caso da poligamia não há dúvidas quanto a paternidade da
criança, o que não ocorre com a poliandria. Em alguns textos
feministas a restrição à poliandria é apresentada como uma
garantia dada ao homem da legitimidade de sua descendência, sem
considerar os direitos da criança em saber quem é seu verdadeiro
pai.
Pela mesma razão o Islam proíbe a
adoção legal, que conced?e à criança o nome de seus pais
adotivos tornando-a um descendente legítimo. No Islam é
permitida a guarda legal e a criança pode receber herança de
seus pais adotivos em forma de doação, mas não é considerada
legalmente um descendente de seus pais adotivos. Este fato não
impede que os guardiães legais amem e cuidem da criança com o
amor que dedicariam a um filho verdadeiro, mas evita que a criança
acredite pertencer à uma família que na realidade não é a sua,
perdendo completamente suas raízes e origens.
Também deste direito da criança
decorre uma obrigação islâmica que freqüentemente é vista
como um simples tabu ou forma de repressão sexual : a proibição
de relações sexuais fora do casamento, para muçulmanos e muçulmanas.
É desnecessário enumerar aqui todos os problemas psicológicos e
discriminações sofridos pela criança que não conhece o pai ou
a mãe ou a ambos. Embora técnicas modernas permitam identificar
com boa margem de segurança a paternidade de uma criança, ainda
não foi possível desenvolver uma "técnica" que faça
o pai amar o filho reconhecido nestas circunstâncias.
Al Diin
- Religião: ao chegar aos 7 anos de idade, que é chamada no
Islam de "idade de Tamiz" ou idade da distinção ou
discernimento, a criança muçulmana deve ser ensinada a fazer
suas orações, que caluniar alguém é "haram" (ilícito),
e outros ensinamentos básicos da religião.
Al Isim -
? Nome: é um direito da criança receber um nome islâmico
adequado, preferencialmente até o sétimo dia de vida. A escolha
de um bom nome deve ser feita com a "nyia" (intenção)
de que a criança seja abençoada com as bênçãos relacionadas
ao nome.
É proibido escolher nomes
vinculados a "shirk" (idolatria), que vinculem o prefixo
"Abd", que significa "servo de" a outros nomes
que não sejam os nomes e atributos de Deus e também adotar nomes
pomposos ou que indiquem uma auto-glorificação.
Da mesma forma não se deve adotar
um nome composto de um nome islâmico, que é em geral em árabe,
associado ao nome de um personagem de novela ou jogador de futebol
favorito, por exemplo.
No caso de muçulmanos que não
vivem em países de língua árabe ou que não falem bem o árabe,
é recomendável a escolha de um nome de pronúncia fácil, para
evitar que o nome da criança seja fonte de brincadeiras ou seja,
mesmo sem intenção, pronunciado erroneamente inclusive pelos próprios
pais. Adotar apelidos derivados destes nomes não é recomendável,
porque o apelido não conserva o significado original do nome
escolhido.
Al Umm
- Escolha de bons pais: o muçulmano e a muçulmana devem escolher
bons parceiros para o casamento. O propósito do casamento é
definido no Islam não só como prazer e procriação, portanto a
escolha de um(a) parceiro(a) que seja religioso(a) é essencial.
Um &quo?t;hadith" do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção
de Deus estejam sobre ele) narrado por Aicha diz:
"Escolha a mãe para
seus filhos e case com uma boa mulher."
Em outro "hadith" o
Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre
ele) diz:
"As pessoas se casam
por 4 razões: riqueza, origem, beleza e religião. Case pela
religião e seus filhos estarão salvos."
O mesmo se aplica às muçulmanas
na escolha de seu futuro marido.
Al Tazweej
- Casamento: os pais devem se certificar que seus filhos se casem
com pessoas religiosas e portanto não devem recusar ou oferecer
obstáculos para o casamento de seus filhos sem razão. O Profeta
Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele)
disse:
"Se um homem religioso
vier até você para casar com sua filha deixe-os casar, de outra
forma haverá corrupção."
É direito da criança ser educada
dentro da maneira islâmica e que lhe sejam ensinadas boas
maneiras. Educação e gentileza são parte da fé e estes
conceitos devem ser passados para a criança ao longo de sua educação.
E acima de tudo é direito da criança ser tratada com carinho e
amor.
É importante lembrar do desagrado
? do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre
ele) ao saber que Al-Aqra ibn Habis nunca havia beijado nenhum de
seus filhos. Ao ouvir esta afirmação o Profeta Muhammad (que a
Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) lhe disse:
"Você não tem
nenhuma misericórdia ou ternura. Aqueles que não tem misericórdia,
não terão a misericórdia de Deus."
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