Artigo
Vigésimo Terceiro
Cada um tem
direito ao trabalho e a escolher livremente sua profissão; a receber o
salário que lhe permita viver, a ele e sua família. Se um homem e uma
mulher fazem o mesmo trabalho, devem receber salário igual. Todas as
pessoas que trabalham têm direito a agrupar-se para explicar e reclamar
pelo que não anda bem em seu trabalho e obter aquilo que necessitem.
Textos Bíblicos
É
Dom de Deus que possam o homem comer, beber e desfrutar o bem de
todo o seu trabalho. (Ec 3,13).
Porque digno é o trabalhador de seu salário. (Lc 10,7) |
A existência, em vastas regiões, do fenômeno
da marginalização tende a crescer na medida em que as grandes decisões
são tomadas em função dos interesses de classa ou grupos e não em
função dos interesses de todo o povo. A marginalização manifesta-se
através de situações que favorecem aos beneficiários privilegiados
do despojamento, da paciência e da miséria dos outros. Ser
marginalizado é ser mantido fora, à margem; é receber um salário
injusto, é ser privado de instrução, de atendimento médico, de crédito;
é passar fome, é habitar em barracos sórdidos, é ser privado da
terra por estruturas agrárias inadequadas e injustas. Ser marginalizado
é sobretudo, não poder libertar- se destas situações. Ser
marginalizado é não poder participar livremente do processo de
criatividade que forja a cultura original de um povo. Ser marginalizado
é não dispor de representatividade eficaz, para chegar aos centros
decisórios as próprias necessidades e aspirações; é ser
contemplado, não como sujeito de direitos, mas como objeto de favores
outorgados na medida necessária à redução das reivindicações; é
ser manipulado pela propaganda. Ser marginalizado é não ter
possibilidade de participar. É ser privado do reconhecimento da
dignidade que Deus conferiu ao homem. A correção destes males, que não
são novos, é tarefa não só dos poderes públicos, como de todas as
instituições que possam contribuir para a educação do povo. (CNBB,
ExigÊncias Cristãs de uma Ordem Política, 1977).
No individualismo e no coletivismo, tanto
quanto em programas de crescimento econômico e progresso social,
encontramos os riscos de humanismo parciais. Urge que se promova o
humanismo pleno. A plena dimensão humana só se encontra nas novas relações
criadas poe Deus em Jesus Cristo. (Credo Social da Igreja Metodista,
1971).
Dt 24,6; 24,14-15 - SI 128,2 - Pv 12,14 - Jr 22,13
- Mt 10,10 - I Co 3,8 - CI 4,1 - I Tm 5,18 - Tg 5,4 |
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