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 Direitos
        Humanos e Cidadania
        
        Fascículo
        02
        Capitulo III
 Direitos da Criança e do AdolescenteObjetivo. Reconhecer os
        direitos da criança e do adolescente definidos pelo Estatuto da Criança
        e do Adolescente e pela Declaração Universal da UNICEF
        
        
         Seção - Conhecendo os Direitos da Criança e do AdolescenteApesar de a realidade infantil
        no Brasil ser ainda permeada pelos preconceitos, pela violência, pela
        exploração, pela exclusão social e pela ausência de expectativas, há
        de se reconhecer que a era ColIor nos trouxe o ECA - Estatuto da Criança
        e do Adolescente, estabelecendo um divisor de águas no universo dos
        direitos da criança e do adolescente, principalmente em virtude da
        introdução de novos paradigmas e concepções acerca da criança e do
        adolescente como indivíduos, como pessoa humana, como titulares de
        direitos.
        
        
         Vamos, portanto, nos utilizar
        de alguns dispositivos da nova lei para desenvolver nossas atividades,
        uma vez que, conhecer o texto legal, ao menos nas partes que pinamos
        para estudo, se constitui em tarefa fundamental para quem pretende
        trabalhar em contato com as crianças e os adolescentes.
        
        
         Inicialmente, transcrevemos a
        Declaração Universal dos Direitos da Criança, que nos oferece a
        dimensão internacional acerca desses direitos:
        
        
         DECLARAÇÃO
        UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA
        
         Pare e Reflita 22Leia com atenção o texto
        legal a seguir, que reproduz partes do Estatuto da Criança e do
        Adolescente, e escolha 5 dentre os temas colocados em negrito para
        elaborar breve comentário acerca dos mesmos, como exercício, ao final
        desta Unidade.
        
        
         ESTATUTO
        DA CRIANÇA E DO ADOLESCENIE LEI n.º 2 8.069
        
         Para Saber Mais: Veja as indicações de
        leituras para aprofundar o seu estudo.
        
        
         ABRAPIA / Laura Monteiro Filho e Luciana Barreto Phebo (coordenação) Maus-tratos
        contra crianças e adolescentes. proteção e prevenção. guia de
        orientação para educadores. Coleção Garantia de Direitos FIA,
        Autores & Agentes & Associados, Petrópolis: 1997.
        
        
         ABRAPIA / Lauro Monteiro Filho
        e Vania lzzo de Abreu (coordenação) Abuso
        sexual contra crianças e adolescentes, Coleção Garantia de
        Direitos FIA, Autores & Agentes & Associados, Petrópoiis:
        
        
         1997, ABRAPIA Por que eu não estou na escola?.’ a exploração da criança e do
        adolescente no trabalho, Coleção Garantia de Direitos FIA, Autores
        & Agentes & Associados, Petrópolis: 1997. DAWBOR, Ladislau. A
        dimensão municipal de uma política para crianças (subsidio para o
        III Colóquio Internacional de Prefeitos defensores das crianças.
        Paris, 1994) NFGRELLOS, Leila M G~ Porque não estou na escola? a exploração da criança e do
        adolescente no trabalho/FIA. Rio de Janeiro: Autores & Agentes &
        Associados, 1997. OLIVEIRA, Oris de. O
        trabalho da criança e do adolescente. São Paulo: LTr; Brasília:
        OIT, 1994,
        
        
        
         Em Síntese: Faça o resumo do texto que
        você acabou de ler.
        
        
         Verificação da Aprendizagem 3I - Reveja a resposta ao Pare
        e Reflita 22. Elabore um texto comentando os cinco temas selecionados
        por você.
        
        
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