Artigo
1º
Quando
as crianças nascem, são livres e todas devem
ser tratadas da mesma maneira. São dotadas
de razão e de consciência e devem agir uns
e outros amigavelmente.
Atividade
Pedagógica
Revelação
dos auto-retratos
Sobre
uma grande folha de papel desenhe a silhueta
de cada aluno (a melhor forma de fazer é
colocando a criança deitada). Seguidamente,
mande-a pintar seu retrato e escrever em
uma etiqueta, que mais tarde prenderá ao
papel, as suas características pessoais
e físicas (nome, altura, peso, o que gostaria
mais de aprender ou de fazer na escola,
etc.). Estes retratos serão expostos na
parede de forma a permitir aos alunos um
melhor conhecimento mútuo e de si próprios.
Áreas de
linguagem: Português e Artes
Tema transversal:
Ética e cidadania
Artigo
2º
Os direitos enunciados na Declaração são
para:
- homem
e mulher
- qualquer
que seja a cor da pele
- qualquer
que seja a língua
- qualquer
que sejam as idéias
- qualquer
que seja a fortuna
- qualquer
que seja o meio social
- qualquer
que seja o país de origem
Não importa
também que o teu país seja independente
ou não.
Atividade
Pedagógica
Os habitantes
da Lua
Fale
com os alunos sobre os "habitantes
da lua", do seu vestuário, dos seus
animais de estimação, etc. Encoraje as crianças
a descobrirem as partes comuns entre eles
e detalhadamente para tomar a descrição.
Recorrer a trabalhos manuais ou a qualquer
forma de expressão que pareça adequada.
Seguidamente regressa-se à Terra, repetindo
o exercício para os "habitantes da
terra, do mar, do céu e da floresta".
Faça o mesmo com os habitantes de outros
países.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
ciências: Biológicas
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
3º
Tens o direito de viver, livre e em segurança.
A paz e
o direito a vida
A
Declaração Universal dos Direito do Homem
foi escrita em resposta à terrível tragédia
da II Guerra Mundial. A este respeito, o
art.3º enuncia claramente que "que
todo o indivíduo tem direito á vida".
O conhecimento universal dos valores que
esta publicação tenta promover, diminuiria
o risco de rebentamento de uma guerra e
do cometimento do genocídio de uma amplitude
sem precedentes. A ameaça de uma guerra
nuclear pesa sobre nós quotidianamente,
pois há hoje sobre a terra um potencial
de destruição equivalente a três toneladas
de explosivo clássico por cada ser humano.
O "direito à vida" adquiriu pois
uma dimensão nova.
Atividade
Pedagógica
Paz
Escolha,
se possível, um dia bonito. Ponha a seguinte
questão: "No mundo onde os conflitos
locais são permanentes e sobre o qual pesa
a ameaça de guerra, porque razão pensam
vocês que a paz é importante?"
Leve os
alunos para fora da aula para um lugar agradável.
Todos se devem deitar de costas e fechar
os olhos durante cerca de três minutos,
sem falar.
Recomece
a aula e discuta o valor fundamental da
paz.
Para tratar
desta questão, poderá também recorrer aos
documentos das Nações Unidas e adaptar o
seu conteúdo e mensagem universais às exigências
da classe.
Área de
linguagem: Artes
Temas transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
4º
Ninguém tem o direito de lhe escravizar
nem você tem o direito de escravizar os
outros.
Nos dias de hoje é impensável a existência
deste tipo de escravatura. Mas se considerarmos
que a escravatura é a exploração do homem
pelo homem ela mantém-se no mundo, não na
forma extrema primitiva de outros tempos,
mas sempre que os seres humanos sofrem repressões
atentatórias à dignidade humana e à sua
liberdade. Essa exploração pode revestir-se
de diferentes formas, como por exemplo,
a exploração do trabalho das crianças, privando-as
do direito que todo ser humano tem à sua
educação, até à prática de medidas discriminatórias
com base na raça, na cor ou no sexo, por
exemplo.
Atividade
Pedagógica
Pedir
aos alunos que façam uma pesquisa nos jornais
e revistas, sobre a exploração do trabalho
infantil. E com este material trabalhar
em sala de aula com os temas escravidão,
liberdade, trabalho, escola e etc.
Áreas de
linguagem: Artes, Português
Áreas de
conhecimento: História
Tema transversal:
Cidadania e Ética
Artigo
5º
Ninguém será submetido a tortura nem a penas
ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.
A tortura foi definida como "... todo
o ato pelo qual uma dor ou sofrimento físico
ou mental é deliberadamente infligido a
uma pessoa por agente de função pública
ou por sua instigação, com o fim de, nomeadamente
obter dela ou de terceira pessoa informações
ou confissões, de a punir por um ato que
cometeu ou que supostamente cometeu, ou
de a intimidar ou de intimidar outras pessoas".
Atividade
Pedagógica
Maria desapareceu
O
professor desenvolve um psicodrama com os
alunos. Dando-lhes os seguintes elementos:
você se chama Maria, é jornalista, escreveu
um artigo no seu jornal que aborreceu muitas
pessoas que ocupam lugar de destaque. Bateram
em você, te deixaram sem comer em um quarto
sozinha, ninguém sabia onde você estava.
Peça a
classe que identifique os direitos violados.
Solicite a cada aluno que faça uma carta
ás autoridades e ligue para o SOS Tortura,
comunicando o nome completo da vítima, a
data, o local do seu desaparecimento, descrever
as circunstâncias que tal fato aconteceu
( tais como, quem se julga, quem é o responsável
e o que foi feito localmente para resolver
o problema).
Área de
linguagem: Português e Artes
Tema transversal:
Ética e cidadania
Artigo
6º
Você deve ser protegido pela lei como todas
as outras pessoas em qualquer parte do mundo.
Atividade
Pedagógica
Escrever
no quadro: Em meados do século XIX, o navio
negreiro Amistad aportou na América e deu
origem a um famoso caso judicial, os escravos
eram "pessoas" ou "bens"?
Finalmente a Suprema Corte Americana decidiu
considerá-los pessoas com direito.
Iniciar
o debate com a pergunta: E no nosso século,
existe ainda fato como este? Registrar os
comentários.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: História
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
7º
A lei é a mesma para toda a gente; deve
ser aplicada do mesmo modo para todos.
Atividades
Pedagógicas
A
administração da justiça pode, igualmente,
ser estudada do seguinte modo: organize
com os alunos um tribunal colocando os litigantes
no meio, os respectivos familiares e amigos
na sua proximidade e o resto da classe em
círculo à volta deles. Nomeie um magistrado
que ficara fora do circulo, como alguém
a quem só se fará apelo para obter a opinião
de um terceiro. Peça aos litigantes que
exponham os seus casos, cada um por sua
vez, permitindo que todos apresente os respectivos
argumentos. Um veredicto unânime deveria
concluir os debates.
O objeto
de litígio pode ser escolhido pelo professor
com o auxilio dos alunos. Concluído o exercício,
estude com eles o papel que a lei desempenhou
no caso em apreço. Chame a atenção dos alunos
para o fato de que nem sempre é possível
averiguar quem é o culpado, especialmente
quando uma das partes apresenta argumentos
convincentes.
Área de linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: Historia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
8º
Deve poder pedir a proteção da justiça quando
os direitos que o teu país lhe reconhece
não forem respeitados.
Atividade
Pedagógica
Leve
os alunos para assistir aos trabalhos de
um órgão deliberativo em nível da região
ou do Estado para que possam observar os
seus membros a legislar. Depois leve-os
para assistir um julgamento no tribunal
para verem não só o modo como a lei é administrada,
mas também em que medida as decisões judiciais
podem, segundo a natureza do sistema jurídico,
constituir jurisprudência. Peçam que relatem
oralmente, em sala de aula, a sua opinião
para que o professor possa concluir com
o aluno que todo indivíduo vitima de uma
violação dos seus direitos fundamentais
tenha a possibilidade duma defesa efetiva
e possa recorrer aos organismos competentes.
Conforme está redigido no próprio artigo,
ele dirige-se aos direitos garantidos pelo
próprio Estado, não aos expressos na Declaração
Universal dos Direitos Humanos, salvo se
estes estiverem incorporados nas próprias
leis internas do Estado.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: Historia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
9º
Ninguém tem o direito de lhe prender ou
lhe expulsar do teu país injustamente ou
sem motivo.
Atividade
Pedagógica
Peça
ao aluno que inicie uma redação imaginando
a confusão e o medo de ser acusado de algo
que ele não fez. Selecionar algumas e ler
em sala de aula para discussão.
Área de
linguagem: Português
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
10º
Se tiver que ser julgado, tem de ser publicamente.
Os que lhe julgarem devem estar livres de
qualquer influência.
Atividade
Pedagógica
Convidar
uma figura jurídica para falar aos alunos
sobre: O que é o direito? Quem faz as leis?
Por que as leis devem ser respeitadas? E
como que se faz a justiça? Com que se consegue
o respeito pelo princípio da equidade no
governo e na lei?
Após a
entrevista pedir aos alunos que façam um
relatório.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: Historia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
11º
Deve considerar inocente enquanto não se
provar que é culpado. Se for acusado de
uma infração, deve ter sempre o direito
de lhe defender. Ninguém tem o direito de
lhe condenar nem de lhe castigar por qualquer
coisa que não tenha feito.
Atividade
Pedagógica
O
professor distribui para os alunos o texto
seguinte:
A influência
da mídia
"Em
1997, nas olimpíadas de Atlanta, um segurança
chamado Richard Jewell descobriu uma sacola
momentos antes da explosão que a bomba estava
dentro dela. A princípio ele foi saudado
como um herói, mas então apareceu um artigo
no Atlanta Journal com a manchete"
FBI suspeita que o herói tenha colocado
a bomba ". Depois disso, ele foi atacado
por repórteres da televisão e dos jornais,
que o descreviam como sujeito esquisito
e instável. Consequentemente, grande porcentagem
da opinião pública americana considerou-o
culpado. Mais tarde autoridades federais
declararam-no inocente, mas Jewell afirma
que sua reputação" foi destruída para
sempre ". A mídia nem sempre conhece
todos os fatos.
Após esta
etapa, pedir para os alunos fazer a interpretação
do texto e a professora fará o comentário
citando o artigo e explicando que:
Todos têm
direito a oportunidade de defesa. É sempre
difícil saber quem fez no local do crime,
e por toda parte a polícia comete erros.
Muitas pessoas que foram presas nada fizeram
de errado, por isso é vital que não sejam
molestadas antes de serem condenados. Isso
é muito importante quando se considera a
influência que a televisão, os jornais e
a internet podem ter sobre o que pensamos.
Nos últimos tempos houve muitos casos em
que a opinião pública assediou pessoas acusadas
de terem cometido crimes sem que sequer
tivessem passado próximo a um tribunal.
A mídia costuma divulgar apenas uma versão
dos fatos, não necessariamente a verdadeira.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
12º
Tem o direito de pedir proteção se alguém
quiser entrar em sua casa, abrir as suas
cartas, importunar-lhe ou incomodar sua
família sem motivo ou ainda se alguém quiser
manchar sua reputação.
Atividade
Pedagógica
Imagem
da vida
Esta
dinâmica exige que o coordenador selecione
previamente 2 ou 3 fotos (dependendo do
numero de participantes), que sejam significativas
para a realidade do grupo e, em seguida,
faça delas um quebra-cabeça. Colar as fotografias
em cartolinas de cores diferentes e recortá-las
em pedaços irregulares para formar os quebra-cabeças.
Tudo pronto,
sugere-se a seguinte dinâmica:
- entregar
a cada participante uma parte do quebra-cabeça,
construído a partir da fotografia.
- Estimular
a organização de grupos, adotando como
critério as cores das peças dos quebra-cabeças.
- Levar
cada grupo a montar o quebra-cabeça.
- Em seguida,
incentivar o diálogo com base nas perguntas:
Que sentimento estas fotos provocam em
vocês? Como vocês vivenciam o direito
à vida no seu cotidiano?
- Depois
pedir para que os alunos leiam o artigo,
discuta livremente, aprofundando o tema.
- Para
finalizar esta etapa, solicitar que cada
grupo faça um cartaz-síntese das discussões
realizadas, para posterior apresentação
em plenário.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: Historia e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
13º
Tem o direito de circular como quiser no
seu país. Tem o direito de ir para outro
país e de voltar quando quiser.
Atividade
Pedagógica
As diversas
formas de morar
O
professor deve organizar, com antecedência,
um álbum seriado com figuras das diversas
formas de moradia, de vários grupos sociais,
encontrados nos países latino-americanos
no decorrer da história, até os dias atuais.
Como por
exemplo, é possível citar: as aldeias indígenas,
as senzalas, os casarões, os mendigos de
ruas.
Tudo pronto,
sugere-se:
Solicitar
que o grupo observe as figuras apresentadas
e analise a importância da moradia na vida
do ser humano, fazendo uma correlação entre
o espaço físico interno e externo das moradias,
como elas estão distribuídas e organizadas
na sociedade brasileira e de que forma estas
questões contribuem ou não para uma qualidade
de vida digna.
Pedir para
que o grupo faça, em um cartaz, uma listagem
das diferentes formas de moradia existentes
atualmente na cidade em que vive.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: Historia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
14º
Se lhe fizer mal, tem o direito de ir para
outro país e pedir a proteção. Perde este
direito se matar alguém e se não respeitar
a si próprio e o que esta escrito na declaração.
Atividade
Pedagógica
O
professor fará uma dramatização com os alunos
como se eles fossem refugiados, relatando:
Imagine ser perseguido, ser arrancado de
seu lar, deixando todos os seus bens, sem
saber se algum dia voltará a ver a própria
casa. Imagine chegar a um país estrangeiro
onde ninguém se importa com você, onde você
não tem dinheiro, nem amigos, não sabe falar
a língua e não tem a menor idéia do que
lhe vai acontecer amanhã. E mesmo que tenha
permissão para ficar, terá que reconstruir
sua vida.
Convidar
um representante do Alto Comissariado das
Nações Unidas-ACNUR, para uma entrevista
respondendo as dúvidas dos alunos.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
15º
Tem o direito de permanecer a uma nação
e ninguém pode impedir de mudar de nacionalidade
se quiser.
Atividade
Pedagógica
Dividir
a sala em grupos e designar para cada um
deles uma visita a um embaixada ou consulado
ou fazer uma pesquisa em uma biblioteca
sobre um país, e pedir que os alunos que
após a consulta que preparem uma apresentação
em sala expondo todas as informações que
foram obtidas sobre o país que pesquisou:
língua, cultura e tradições.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
16º
Todo indivíduo tem o direito de se casar
e de construir família, desde que a lei
o permita.
A cor da
pele, o país de origem e a religião não
podem ser obstáculos.
Os homens
e as mulheres têm os mesmos direitos quando
estão casados e quando se separam.
Não se
pode obrigar a ninguém a casar. O governo
do seu país deve proteger a sua família
e os seus membros.
Atividade
Pedagógica
O
professor distribui o texto seguinte:
Crianças
prometidas em casamento
Ficamos
muito surpresos com a forma com as diferentes
culturas encaram o casamento. É difícil
acreditar nos informes da organização Macedônia."
A primeira Embaixada das Crianças do Mundo"
de que algumas meninas européias são prometidas
em casamento. Isso acontece entre os macedônios
muçulmanos numa cidade chamada Labuniste.
Na rádio dessa ouvem-se mensagens de congratulações
de parentes pelo noivado de crianças de
poucos meses de idade. Naturalmente que
não se trata de um casamento "de livre
e espontânea vontade dos noivos". O
costume existe há muitas gerações e ninguém
vai quebrar a tradição.
Depois
dividir a sala em grupos solicitando que
os alunos façam uma pesquisa sobre as formas
que alguns países encaram o casamento. Trazer
para a apresentação para sala de aula.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
17º
Tem o direito de possuir coisas e ninguém
tem o direito de tirá-las sem uma razão.
Atividade
Pedagógica
A moradia
como direito de todos
É
hora de trabalhar em pequenos grupos e de
discussão. Por isto, propõe-se:
Formar
dois ou três grupos e solicitar que leiam
alguns artigos da Declaração Universal dos
Direitos Humanos.
Em seguida,
promover uma discussão livre do texto e
aprofundar o debate, a partir de questões
como: Onde, no seu dia-dia, você identifica
situações de moradia em condições subumanas?
Quais são as causas que levam as pessoas
a viverem em condições precárias de moradia
ou a não terem onde morar atualmente no
Brasil?
Estimular
a elaboração de um cartaz-síntese da discussão
para posterior apresentação em plenário.
Área de
linguagem: Português
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
18º
Todo indivíduo tem o direito de escolher
livremente sua religião, de mudar e de praticar
sozinho ou com outras pessoas.
Atividade
Pedagógica
Palavras
que ferem
Que
limites devem ser impostos à expressão dos
nossos pensamentos e convicções? Temos nós
o direito de dizer sempre o que nos apraz?
No exercício que se segue, o professor deve
agir com tato.
Diga aos
alunos que elabore uma lista de comentários
injuriosos cujo alcance é susceptível de
ferir o próximo. Em seguida, escolha alguns
dos mais ofensivos.
A alteração
dos quadros de referencia pode não ser suficiente;
será talvez necessário abordar os comentários
tal como são apresentados.
Divida
a classe em grupos de 5 ou 6, se possível.
Um aluno de cada grupo lê o primeiro comentário.
O grupo deve simplesmente admitir que se
trata de um comentário que feriu alguém.
Os alunos não se devem pronunciar sobre
se o consideram ou não ofensivos. Faça com
que se interroguem sobre as razões porque
a pessoa atingida ficou assim tão magoada;
sobre a atitude a tomar quando acontece
um incidente deste genro. Repita o exercício
para cada um dos comentários.
Área de
linguagem: Português e Artes
Temas Transversais:
Ética e cidadania
Artigo
19º
Todo indivíduo tem o direito de pensar e
de dizer o que quiser sem que ninguém lhe
possa proibir. Deve poder trocar idéias
livremente com os outros, incluindo os habitantes
dos outros países.
Atividade
Pedagógica
Quadros
de referência
As
opiniões podem variar conforme gostamos
ou não daquilo que vemos. Isto se reflete
na nossa escolha das palavras. Po exemplo,
uma pessoa pode ser descrita como alguém
que se preocupa com o que os outros pensam
dela, ou com alguém que é humilde e sem
pretensões; muito ambiciosa ou muito interessada
em melhorar a sua situação; submissa ou
pronta a colaborar, desleal o hipócrita
ou sensível aos sentimentos de outros; menos
disposta a mudanças ou mais tolerante, ou
menos consciente dos direitos individuais
ou mais egoísta.
Peça aos
alunos que pense em outras dicotomias deste
gênero. Por exemplo, mais sentimental, mais
afetuoso, mais ingênuo, expansivo, mais
servil menos preguiçoso.
Diga –lhes
que descrevam da maneira mais positiva possível
cinco das qualidades que mais apreciam em
si. Coloque-as num contexto negativo de
modo a tornarem-se injuriosas em vez de
dignas de louvor. Seguidamente, diga-lhes
que façam o contrario elaborando primeiro
a lista dos defeitos de que não gostem particularmente
utilizando depois palavras que tornem a
lista menos desagradável.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
20º
Tem o direito de organizar reuniões pacificas
ou de participar em reuniões com fins pacíficos.
Ninguém tem o direito de obrigar alguem
a tornar-se membro de um grupo.
Atividade
Pedagógica
Um clube
dos direitos do homem
No
momento em que o professor propuser à classe
a constituição de um clube dos direitos
do homem, pode atribuir aos seus membros
diferentes tarefas, como por exemplo:
- definir
com mais pormenor os objetivos do clube;
- lançar
um concurso de desenho para escolher um
emblema do clube;
- fazer
cartões de membros já com este emblema;
- organizar
um núcleo de dirigentes;
- instalar
um quadro especial para afixação das atividades;
- informar-se
sobre as atividades de outros clubes dos
direitos do homem para estabelecimento
de relações mutuas e troca de publicações;
Por a documentação
recolhida à disposição de todos os alunos.
Organizar
reuniões.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: Historia e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
21º
Tem o direito de participar nos assuntos
políticos de teu país, quer fazendo parte
do governo quer escolhendo os políticos
que tenham as mesma ideais que você. Os
governos devem ser eleitos e os votos devem
ser secretos. Deve poder votar e todos os
votos têm o mesmo valor. Deve poder ter
acesso à função publica com qualquer cidadão.
Atividade
Pedagógica
Convidar
uma figura política para falar sobre o direito
de participação no governo de seu país.
Dos regimes democráticos que praticam este
direito encontrado através dos processos
eleitorais honestos, de voto secreto e livre.
Uma forma de participação no destino de
toda a coletividade a que pertencem. Fazer
uma visita com os alunos ao Congresso Nacional
ou às Câmaras Estaduais e Municipais.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: Historia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo 22º A
sociedade em que vive deve lhe ajudar a
beneficiar de todas as vantagens (cultura,
trabalho, proteção social) que lhe são oferecidas
assim como a todos os homens e mulheres
do seu país.
Atividade
Pedagógica
Peça
aos alunos que representem a seguinte cena:
"Três pessoas estão sentadas ao lado
umas das outras no avião. A primeira, que
trabalha para um organismo de desenvolvimento
de um país pobre, vai participar numa conferência
sobre as disponibilidades alimentares mundiais.
A Segunda, que trabalha para uma companhia
de um país relativamente rico, vai a uma
reunião de financeiros internacionais, para
obter um empréstimo. A terceira, é um professor
que se interessa por todas relacionadas
com o desenvolvimento mundial e que acaba
de fazer um estágio sobre "ajuda ,
o comércio, a produção de armamentos e a
justiça mundial", levado a efeito por
uma organização internacional não governamental.
As três começam a conversar sobre o que
os países deveriam fazer para o bem-estar
da humanidade.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
23º
Tem o direito de trabalhar, de escolher
livremente o seu trabalho, Ter um salário
suficiente para viver e sustentar sua família.
Se um homem e uma mulher fazem o mesmo trabalho,
devem Ter o mesmo salário. Todos os que
trabalham têm o direito de se agrupar para
defenderem os seus interesses.
Atividade
Pedagógica
Vida ativa
Descreva
um local de trabalho onde os trabalhadores
decidiram fazer umas certas reivindicações
à entidade patronal. Querem ter maior participação
na gestão da empresa e reclamam um aumento
do salário, uma maior proteção social em
caso de doenças, a melhoria das condições
de segurança, a possibilidade de beneficiarem
de cursos de aperfeiçoamento profissional
e períodos de descanso mais longos.
Divida
a classe em dois grupos: os trabalhadores
de um lado e as entidades patronais do outro.
Faça com que negociem, quer por intermédio
de representantes que em seguida apresentarão
os resultado das negociações ao grupo, quer
diretamente. Faça com os alunos consultem
as convenções da Organização Internacional
doTrabalho-OIT onde encontrarão as informações
necessárias sobre os direitos dos trabalhadores.
Repita a atividade invertendo os papéis.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: História
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
24º
A duração do trabalho diário não deve ser
demasiado longa, porque cada um tem direito
ao descanso e deve poder gozar regularmente
férias pagas.
Atividade
Pedagógica
O
professor fará perguntas aos alunos sobre
o que eles fazem quando não estão estudando.
Após registrar as respostas no quadro o
professor contará como é um dia das crianças
na Coréia do Sul e no Japão: "As crianças
não tem tempo de brincar. Um dia típico
começa às sete horas; as oito estão na escola
e trabalham duro até as duas, com 20 minutos
de intervalo para a refeição. Em casa, duas
horas para as tarefas escolares até as sete;
depois tem aulas particulares até as dez.
em seguida, mais uma hora de lições antes
de ir para a cama. Muitas crianças não podem
ver televisão e nem tem tempo livre. O professor
no disse:" As crianças que vivem nesses
países não sabem descansar. Essa pressão
é demais para uma criança. Na verdade, já
se registram casos de suicídios aos 16 anos,
por causa dessa pressão.
Logo em
seguida ele citará o artigo e os alunos
vão notar a importância do direito ao descanso
e ao lazer e as férias.
Área de
linguagem: Português
Área de
conhecimento: Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
25º
Você e
sua família têm direito a terem meios que
permitam comer, vestir, ter uma casa e o
que seja preciso em caso de doença, assim
como têm o direito de receber auxílio em
caso de doença, de velhice, de desemprego,
de morte da mulher ou do marido ou de qualquer
outro motivo que lhe impeça de ganhar vida.
A mãe e
o bebê recém-nascido devem beneficiar de
uma proteção especial. Todas crianças têm
os mesmos direitos, quer os pais sejam casados
ou não.
Atividade
Pedagógica
Muitos
países incluem, nos programas escolares,
a educação para a saúde. O objetivo deste
ensino consiste em proporcionar aos alunos
a aquisição de conhecimentos básicos sobre
a nutrição, o funcionamento do organismo,
bem sobre germes de doenças e as estratégias
para sua prevenção. Um bom método seria
convidar um médico ou um profissional de
saúde da localidade para falar com os alunos
de aspectos relacionados com esta matéria.
Pode, de igual modo, surgir a oportunidade
para empreender um trabalho sobre a saúde
comunitária.
Área de
linguagem: Português
Área de
ciência: Biologia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
26º
Tem o direito de ir á escola. A escola primária
deve ser gratuita. Deve poder aprender uma
profissão ou estudar o que quiser. Na escola
deve poder desenvolver todos seu talentos
e devem ensinar-lhe a viver com os outros,
qualquer que seja a raça, a religião ou
o país de onde vêm. Os seus pais têm o direito
de escolher a escola para onde vai e o tipo
de ensino que vai receber.
Atividade
Pedagógica
O direito
à educação: nosso compromisso
É
hora de planejar a ação. Para isto propõe-se:
Colocar
um cartaz com o desenho de um tronco e as
raízes de uma árvore em local visível.
Distribuir
entre os participantes pedaços de papel
cortado em forma de folhas de árvore.
Solicitar
que cada pessoa preencha uma ou mais folhas,
escrevendo o compromisso que gostaria de
assumir, para que a educação melhore em
nosso país.
Depois,
pedir que cada um leia, em voz alta, o(s)
compromisso(s) que escreveu e coloque sua(s)
folha(s) na árvore.
Quando
a árvore estiver montada, estimular o grupo
a escolher um ou mais compromissos para
serem assumidos em conjunto.
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
27º
Deve poder beneficiar das artes e das ciências
do seu país. Se for artista, escritor ou
cientista, os seus trabalhos devem ser protegidos
e deve poder lucrar com eles.
Atividade
Pedagógica
Pedir
para as crianças procurarem no dicionário
o significado da cultura e direito autoral.
E trabalhar com as crianças sobre estes
temas, pedindo que tragam recortes de revistas
e jornais sobre o assunto, enfatizando a
participação das pessoas no contexto cultural.
Área de
linguagem: Português e Artes
Área de
conhecimento: História e Geografia
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
28º
Para que seus direitos sejam respeitados
é preciso que exista uma ordem que possa
protegê-los. A ordem deve reinar dentro
do país ou fora dele.
Atividade
Pedagógica
Elaboração
de um regulamento para a classe
Dado
que esta atividade tem influência direta
no ambiente da aula, pode ser muito importante.
É uma demonstração clara da boa vontade
do professor em envolver os alunos na gestão
da classe e da sua confiança neles. Permite,
além disso, que os alunos se interroguem
sobre as regras possíveis e desejáveis para
a classe, a forma de as aplicar e o papel
de arbitro que cabe ao professor.
Na prática,
esse exercício pode fazer-se de várias maneiras:
a prospecção de idéias; a apresentação por
pequenos grupos, das respectivas conclusões,
perante toda classe; sob a forma de trabalhos
individuais que o professor avalia e submete
à apreciação da classe.
Seja qual
for a técnica utilizada, o regulamento deve
ser elaborado em termos de direitos e deveres.
Veja com os alunos o que é que eles consideram
fundamental e peça-lhes que expliquem o
que é preciso saber para assegurar, na prática,
o respeito dos direitos.
Uma boa
maneira de começar é perguntar aos alunos
o que eles querem. Peça-lhes para escolherem
dessa lista o que pensam que é realmente
importante. Farão então uma lista mais curta
e mais incisiva. Finalmente, ter direito
enquanto membros da sociedade. Interrogue-os
sobre as razões de sua escolha. Uma discussão
deste tipo permitirá evidenciar o conceito
dos alunos sobre o que é justo e injusto.
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
29º
Também tem o dever para com os outros. São
que lhe permitem o desenvolvimento pleno
da sua personalidade.
A lei deve
garantir os direitos do homem. Deve permitir
a cada um o respeito dos outros e o ser
respeitado.
Atividade
Pedagógica
Elaboração
de regras para uma comunidade mundial
Peça
á classe que imagine que é incumbida de
elaborar regras para a comunidade mundial.
Os relatores não sabem em que qualidade
se vão integrar na comunidade: isto é, se
são do sexo masculino ou feminino, ricos
e pobres, jovens ou velhos ou mesmo deficientes,
nem a que raça, grupo étnico, cultura ou
religião pertencerão.
Mais uma
vez esta atividade pode ser desenvolvida
por toda classe, por pequenos grupos de
alunos ou por alunos que apresentarão individualmente
as sua idéias sobre a questão. O método
acima preconizado permitirá elaborar um
conjunto de normas fundamentais.
Área de
conhecimento: Geografia e História
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Artigo
30º
Nenhuma sociedade, nenhum ser humano, em
nenhuma parte do mundo pode permitir-se
destruir os direitos descritos.
Atividade
Pedagógica
Ser um ser
humano
Coloque
um objeto diante da classe. Sugira que se
trata de um visitante de outro planeta.
O visitante tem curiosidade em saber mais
sobre os seres que se designam a si próprios
por "humanos". Peça aos alunos
que expliquem ao visitante como poderá ele
identificar um "ser humano".
Área de
linguagem: Português e Artes
Temas Transversais:
Ética e Cidadania
Myriam
Bréa Honorato de Souza
Fórum
Nacional de Educação e Direitos Humanos
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