I Carta Pastoral aos Internautas

Car@s Internautas 

Como Bispo-Pastor de uma VASTA ÁREA, a Prelazia (Prelatura ou "pré-diocese") de Cristalândia, com uns 800km. de cumprimento e entre 100 e 200km. de largura (em torno de 85.000km2)e um povo empobrecido, tenho, como primeira preocupação, "cuidar do meu rebanho". 

Mas, tentando basear todo meu pastoreio sobre a Encarnação do Filho de Deus, (Deus feito Homem) não consigo separar o divino do humano, não consigo ver as Pessoas Humanas apenas como "almas", ESPÍRITOS SEM CORPOS! Por isso, levo muito a sério o que Jesus disse no capítulo 25 do Evangelho segundo Mateus (Mt 25,31-45), isto é, que seremos julgados sobre o que FIZEMOS ou DEIXAMOS DE FAZER a Ele, nas Pessoas necessitadas -- não sobre o que apenas FALAMOS.

Portanto, "pregar o Evangelho" é FAZER a Boa Notícia acontecer! É tentar criar condições para que nenuma Irmã, nenhum Irmão (que são o próprio Jesus Cristo) sofra fome, sede ou nudez, fique sem teto ou doente ou sem liberdade -- e não apenas dar um pedaço de pão, um copo de água, uma peça de roupa; convidar para abrigar-se do sol ou da chuva; fazer uma visita a um doente ou um preso. É tentar transformar as estruturas iníquas no Reino de Deus, o Reino que Deus criou no início (um Paraiso) e ainda quer para todas as suas Filhas e seus Filhos.

É por isso que vibro com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, um documento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que orienta toda nossa evangelização: A verdadeira evangelição é AÇÃO EVANGELIZADORA, faz a Boa Notícia acontecer! Procura transformar este "mundo cão"no Reino de Deus, como fermento na massa. E, também, esta ação evangelizadora tem que ser "inculturada" ou "encarnada", não pode ser simplesmente "espiritualista". Portanto, procuramos, na Prelazia de Cristalândia, integrar os quatro elementos, ou exigências que as Diretrizes colocam para uma verdadeira ação evangelizadora inculturada: 1) Testemunho, ou seja coerência, VIVER o que pregamos -- ou melhor, PREGAR PELA NOSSA VIDA, nosso exemplo. 2)Serviço -- nosso testemunho se concretiza no serviço humilde, não só de aliviar o sofrmento (dar pão a quem tem fome, água a quem tem sede, etc.) mas trabalhar para que todos tenham condições de PRODUZIR seu próprio alimento, ter sua moradia, acesso à saúde, liberdade. Por exemplo uma justa e urgente Reforma Agrária resolveria 70-80% das causas de miséria no Brasil: terra para produzir seu próprio alimento e ter sua moradia; trabalho para que tantos vítimas do desemprego pudessem comprar sua roupa, ter acesso à saúde, não ser escravos, etc. 3) Diálogo -- o servíço humilde, movido pelo amor, leva as Pessoas a perguntar: "Por que vocês são assim?" E podemos responder: "Porque somos seguidoras(es)de Jesus Cristo e Ele agiu assim e mandou que suas(seus) seguidoras(es) agissem assim." "Mas quem é este Jesus Cristo?"

4)Anúncio Explícito do Evangelho -- somente então temos o DIREITO e a OBRIGAÇÃO de FALAR sobre o Evangelho. E, depois de proclamarmos explicitamente o Evangelho, se a Pessoa quiser, pode ser integrada LITURGICAMENTE na Comunidade da Fé pelo Batismo.
Jesus, impulsoionado e ungido pelo Espírito Santo, declarou que sua missão era dar vista aos cegos, libertar os prisioneros, dar a Boa Notícia aos pobres....Portanto, este projeto de confeccionar e lançar a Home Page da Prelazia de Cristalândia (e a do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia)faz parte desta visão: Superar os obstçulos do espaço e do tempo (distâncias geográficas, demora na comunicação); conscientizar às Pessoas dos seus direitos e dignidade como Filhas e Filhos de Deus; mostrar que o cristão deve lutar para transformar este mundo no Reino que Deus quer para nós (através das Pastorais Sociais, Centros de Direitos Humanos, na Política, na Educação e assim por diante).

Prelazia
de Cristalândia – TO

CDHCTO
Centro de Direitos Humanos de Cristalândia – TO

I Oficina de Cibercidadania


Vejo estas Home Pages como um meio fantástico que Deus colocou nas nossas mãos, através da informática, para uma AÇÃO EVANGELIZADORA INCULTURADA, não somente na imensa Prelazia de Cristalândia, mas em toda esta vasta região. Espero que seja como uma pequena pedra, que, jogada ná água, cria ondas concêntricas que mexem com toda uma grande lagoa.

24/02/98

+Heriberto Hermes, O.S.B
Bispo da Prelazia de Cristalândia



|Dom Heriberto Hermes, O.S.B.| |Mensagens & Reflexões| |A História de Nossa Prelazia|
|
Estrutura Pastoral| |Ação Pastoral/Social| |Dados sobre Nossa Realidade|
|
Visita Virtual à nossa Prelazia| |Nossos Links|

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br