Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 092 – 02/10/04

A Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Miguel Mossoró e a falta de bom senso

Por Vital Nogueira de Souza*

Fiquei surpreso com o anúncio de apoio do presidente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) à candidatura do Sargento Miguel Mossoró à prefeitura de Natal. A nossa OAB que sempre emprestou seu nome às grandes causas nacionais e regionais, agora atordoada, confunde brincadeira de mau gosto com protesto e esperança. 

Tenho examinado constantemente o quadro político das eleições em Natal e estou convicto de que uma mão invisível busca conduzir o voto das pessoas para uma aventura. De olho no mercado publicitário e de adesões do segundo turno, muita gente tem feito um grande esforço para provar que as propostas mirabolantes de Miguel Mossoró são uma forma criativa e metafórica de criticar as promessas não realizadas pelos políticos, apresentando o candidato como a encarnar um novo Cristo, que moderno agora caminha sobre pontes. 

Com fogo não se brinca. E com voto muito pior. É preciso saber quem é Miguel Mossoró, o seu partido, os interesses que representam, a retaguarda de sua campanha. Ninguém se engane: a esta hora dos acontecimentos tem gente cabeluda aguardando a contagem dos votos. Afinal, Miguel Mossoró não é mais um produto da juventude despolitizada de alguns colégios particulares, é um ícone do pensamento anárquico-direitista. Sua pregação ao invés de organizar, desorganiza; de compromissar, descompromissa.

Diferentemente as candidaturas de Carlos Eduardo (PSB), Fátima Bezerra (PT), Ney Lopes (PFL) e Luiz Almir (PSDB), em que apesar de suas diferenças ideológicas e a base social que representam, possuem projetos e propostas realistas para a cidade. Todos já vivenciaram os importantes ensinamentos da atividade parlamentar. Carlos Eduardo teve a oportunidade de continuar o bom trabalho administrativo da Governadora Vilma de Faria. Estas candidaturas representam com nitidez os projetos em disputa em nosso país: Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, a esperança de que o Governo Lula se afirme no cenário nacional e internacional como agente das mudanças reclamadas pelo povo brasileiro;  Ney Lopes e Luiz Almir, a expectativa de retorno do PFL e PSDB ao comando político-administrativo do país.

Portanto, se o povo está confuso, atordoado e desesperançado, maior lucidez e responsabilidade devem ter os homens e mulheres públicos, as lideranças populares e institucionais. Por isso não entendo o gesto do Dr. Joanilson de Paula Rego. Afinal, a minha expectativa era que a OAB se mantivesse lúcida, responsável, e que jamais levasse água ao moinho das causas duvidosas e dos interesses inconfessáveis.

*Advogado, procurador federal e secretário de juventude do Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte (PCdoB/RN). 

Fonte: Marcos Dionísio de Medeiros Caldas, Ouvidor da Defesa Social do Rio Grande do Norte

Veja também:
- REFLEXÕES ELEITORAIS
- Eleições de 2004 em Natal: uma reflexão democrática
- Eu voto: o direito aos direitos das pessoas com deficiência
- GRITO CONTRA A VIOLÊNCIA EM NATAL - Para Paulinho
- AGRESSÃO À DIGNIDADE DOS IDOSOS - Fernanda "Stupid"

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br