Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 089 – 25/09/04

Advogado ligado à Pastoral da Terra de Pernambuco é perseguido por policiais militares

No dia 16 de setembro, por volta das 8:00 da manhã, o advogado Dominici Mororó da Comissão Pastoral da Terra de Pernambuco (CPT/PE), ao sair de casa em seu carro, percebeu que alguém o perseguia numa moto. Mais adiante, se deu conta que mais uma pessoa, em outra moto, também o seguia. Dominici foi para um seminário onde se debatia sobre o acesso à cidadania, com a presença de Eduardo Fernandes, outro advogado da CPT, a quem contou o fato.

Ao sair do local do seminário, percebeu que já havia quatro pessoas que o perseguiam, três em uma moto e um quarto que dirigia um Fiat Pálio de placa fria.

Já pelas 11:00, ainda sendo perseguido, Dominici ligou para um Delegado que o orientou a seguir a um determinado local onde, com sua equipe, deteriam os perseguidores.

Resultado: três destes últimos foram detidos e eram policiais militares ligados à Casa Militar do Governo do Estado. Cada um portava um revólver calibre 38 (de uso exclusivo da Casa Militar), uma máquina digital, uma filmadora, um gravador (onde se pode ouvir gravações da manifestação do Grito dos Excluídos) e um dossiê com os nomes de pessoas que militam em defesa dos direitos humanos em Pernambuco. Um dos policiais fugiu. Todos estavam a paisana.

Dominici ja foi ouvido na polícia, os perseguidores disseram que só falariam em juízo, e logo após foram liberados.

Este tipo de fatos é corriqueiro nos Estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco e na Paraíba.

Fonte: Daniel Pessoa, advogado e militante dos Direitos Humanos no Rio Grande do Norte

Veja também:
- LUTA PELA VIDA, CONTRA A VIOLÊNCIA - Carta pública do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) sobre a perseguição do advogado ligado à CPT de Pernambuco
- AMÉRICA LATINA - Santiago del Estero, el medioevo argentino
- INTERNACIONAL - Las diez posiciones de George Bush sobre Saddam

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br