Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 082 – 25/08/04

O CD-ROM Ligas Camponesas em Terras Potiguares será lançado sábado em Natal (RN) durante um evento sobre 25 anos da promulgação da Lei de Anistia Política 

Neste sábado, 28 de agosto, terá lugar em Natal, Rio Grande do Norte, um evento sobre os 25 anos da promulgação da Lei de Anistia Política, marco fundamental para a instauração do Estado de Direito no Brasil, organizado pela Associação Norte-RioGrandense de Anistiados Políticos, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP)/Rede Estadual de Direitos Humanos - RN (REDH-RN) e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA). O evento acontecerá a partir de 10 da manhã no Auditório da Secretaria de Estado da Industria, do Comércio, da Ciência e da Tecnologia (SINTEC/RN), na Rua Esplanada Silva Jardim, 76, no bairro da Ribeira.

Durante o evento, será lançado o CD-ROM Ligas Camponesas em Terras Potiguares, produzido pelo CDHMP/REDH-RN em parceria com a Associação Norte-RioGrandense de Anistiados Políticos. O CD-ROM apresenta uma retrospectiva das lutas populares do passado recente do Rio Grande do Norte através dos depoimentos de dois históricos combatentes sociais potiguares: Mery Medeiros e Floriano Bezerra de Araújo, respetivamente, ex-Presidente das Ligas Camponesas e ex-Deputado Estadual.

As Ligas Camponesas, primeiro movimento organizado de trabalhadores rurais da história do país, nasceram em 1963 no Engenho Galileu, em Pernambuco, e seu florecimento maior se deu no município de Mamanguape, na Paraíba. Chegaram ao Rio Grande do Norte em setembro de 1963. Porém, duraram apenas sete meses, pois foram extinguidas pelas armas após o golpe militar de março de 1964.

Apesar de muito curto, o período de sua existência foi extremamente fecundo quanto a atividades em defesa dos direitos dos trabalhadores do campo: reintegração de posse de terras, legalização de propriedades, mobilização pela Reforma Agrária.

"As Ligas tiveram vida curta", afirma Mery Medeiros, ex-Presidente do movimento no Rio Grande do Norte, "mas sua repercussão histórica foi grande, pois elas deram início à luta pela democratização do acesso à terra neste país".

Durante o lançamento do CD-ROM, serão realizadas apresentações culturais da companhia de teatro de rua La Trupe, de membros da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins e dos cantores populares Fernando Towar e Alvamar Medeiros.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- Mais uma nota de repúdio ao massacre de moradores de rua em São Paulo

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br