Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 079 – 20/08/04

Propaganda que compara mulher a um automóvel amassado é punida pelo Conar

O Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) ratificou decisão já tomada liminarmente de sustar a veiculação de um anúncio que exibe, grosseiramente, a foto do rosto de uma mulher espancada com a chamada: "Mecânica, funilaria e pintura Via Costeira. Tá na cara que precisa." A iniciativa de suspender o anúncio foi da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) que, no dia 13 de maio, entrou com representação junto ao Conar.

A peça publicitária foi publicada no dia 29 de abril, no jornal Tribuna do Norte da cidade de Natal (RN), e ainda tem o seguinte texto: "Cuide bem de sua aparência. Traga seu carro para a Concessionária Via Costeira. Aqui você encontra profissionais altamente qualificados, equipamentos de última geração e um atendimento todo especial."

No despacho do Conselho de Ética do Conar, composto por cinco homens e duas mulheres, sendo uma delas a relatora, há destaque para a "absoluta razão do órgão reclamante (no caso a SPM), enquanto comprometido com a causa de combate à violência contra as mulheres, bem como com ações que eliminem preconceitos, discriminações e abusos indiscriminados."

Para a relatora Cláudia Wagner, retratar o "rosto agredido de um ser humano, ao mesmo tempo em que oferece a milagrosa ação de uma oficina mecânica para reparar os estragos cometidos por um alguém qualquer, como se isso fosse possível para um profissional da área mecânica" ofende as mulheres que tenham sido vítimas de maus tratos, violência física e moral.

Em seu despacho, a relatora ainda considera lamentável e lastimável que anúncios desse tipo sejam veiculados por "qualquer jornal em uma sociedade civilizada e com a mínima educação para o respeito aos direitos humanos."

Fonte: SPMulheres

Veja também:
- Fórum Nacional de Direitos Humanos acontecerá em Ilhéus, Bahia, de 31 de agosto a 3 de setembro
- Crimes Hediondos
- MANIFESTO EM DEFESA DO PODER INVESTIGATÓRIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado
www.dhnet.org.br