Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 049 – 16/05/04

CARTA DA FASE À REDE ESTADUAL DE DIREITOS HUMANOS – RN 

Ao Correio Tecido Social
Jornal da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN
Sr. Antonino Condorelli (Diretor de Redação)
Contato:
tecidosocial@dhnet.org.br

Prezado senhor,

A Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (Fase), através do seu Projeto Desc - Todos os direitos para todos e todas e do seu Grupo de Trabalho sobre Gênero, vem somar-se às organizações da sociedade civil do estado do Rio Grande do Norte, em seu repúdio à terrível propaganda publicitária da concessionária de carros de Natal (RN), Via Costeira.

A violência contra a mulher é um dado da realidade e não podemos permitir que sua banalização se dê por veículos que buscam influenciar a opinião pública. Uma campanha publicitária deve pautar-se pela ética e pela percepão de que sua mensagem é vista por todas as camadas da população e por todas as faixas etárias.

Uma campanha publicitária, com o teor adotado pela agência de publicidade Lumina e publicada na edição de 29 de abril do jornal Tribuna do Norte, um dos dois diários de maior difusão no Rio Grande do Norte, não pode ser pensada como algo banal ou corriqueiro.

Houve aí uma franca ofensa - por parte da agência de publicidade que elaborou a campanha, a agência de automóveis que a encomendou e a aproveou, e pelo jornal Tribuna do Norte que a veiculou - aos direitos humanos de milhares de mulheres que são vítimas da violência em nosso país.

Como defensores e defensoras de direitos que somos, como instituição que acredita que os direitos são universais, indivisíveis e indissociáveis, não podemos aceitar que tal acinte continue.

Neste sentido, solicitamos ao Correio Tecido Social que torne pública esta nossa manifestação de repúdio aos órgãos em questão, de total apoio às organizações da sociedade civil que se levantaram contrariamente e às milhares de mulheres que, vítimas da violência doméstica, viram-se mais uma vez atingidas em sua dignidade.

Maria Emília Lisboa Pacheco
Diretora Nacional da Fase

Veja também:
- MAIS SOLIDARIEDADE CONTRA A BARBÁRIE PARA VENDER
- CARTA DE UM CIDADÃO ALEMÃO À VOLKSWAGEN

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br