Espanhol
Italiano
Inglês

Tecido Social
Correio Eletrônico da Rede Estadual de Direitos Humanos - RN

N. 035 – 16/04/04

Recomeçam em Macaíba as Caravanas de Direitos Humanos 

Neste sábado, 17 de abril, recomeçam as Caravanas de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, momentos de mobilização da cidadania de oito municípios do interior do Estado para levantar, discutir e procurar saídas para as violações dos Direitos Humanos vivenciadas pelas suas populações.

O projeto, organizado pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) de Natal em parceria com diversas organizações e instituições do RN que trabalham com Direitos Humanos, já atingiu no mês de março as cidades de Macau (Região Salineira, dias 5 e 6), Parnamirim (Grande Natal, dia 11), Carnaubais (Vale do Açu, dia 19) e Caicó (Seridó, dias 25 e 26). Estas Caravanas contaram quase sempre com uma massiva participação popular e resultaram em centenas de propostas e encaminhamentos, aos quais está sendo dado seguimento constante. Também tiveram repercussões positivas nos municípios, mudando realidades que afrontavam a democracia e os direitos dos cidadãos: é o caso da renúncia do Delegado de Polícia Civil de Macau ao convênio de pescaria especial que mantinha com a empresa Salinor, em troca de um serviço de capangagem particular para esta última.

Neste sábado será a vez de Macaíba, município da área metropolitana da Grande Natal. A Caravana realizará três encontros temáticos sobre violência contra a mulher, a situação da criança e do adolescente e a (in)segurança pública.

As propostas surgidas nos encontros serão sistematizadas e encaminhadas aos órgãos competentes na I Conferência Municipal de Direitos Humanos de Macaíba, que acontecerá no Centro Educacional Imaculada Conceição (Rua Prof. Paulo Mesquita, 34 – Conjunto IPE) às 10:30 da manhã.

Como nas outras cidades, a delegação da Caravana entregará às rádios locais um CD de audio com spots e informações sobre Direitos Humanos a serem divulgados na programação e à Biblioteca Pública Municipal um kit com mais de 40 livros sobre temas relativos aos Direitos Humanos.

Todos os eventos do dia serão animados por poemas e apresentações culturais da companhia de teatro de rua La Trupe.

Redação de Tecido Social

Veja também:
- A violência cresce espantosamente em Macaíba

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br