Coleção Memória das Lutas Populares no RN
Coleção Memória Histórica

Raimundo Ubirajara de Macedo - Volume X

Ubirajara: Referencia permanente de luta pela liberdade

Dermi Azevedo

O jornalista Ubirajara de Macedo representa uma referencia permanente de luta pela liberdade na historia política do RN e do Brasil. Por isso mesmo, sempre esteve na mira dos golpistas de 1964 e nos setores reacionários da burguesia potyguar.

Basta consultar os textos escritos por delegados federais pernambucanos no ano do golpe, em que Bira é um dos nomes citados. Outro não tem sido o seu empenho quando se trata de compartilhar as lutas dos trabalhadores norteriograndenses em busca de melhores salários e de condições justas e dignas de trabalho.

Nós vivemos juntos essa experiência quando Ubirajara, e outros jornalistas fundamos a COOJORNAT (Cooperativa dos Jornalistas do RN). Além de ter melhorado as condições de vida dos profissionais da imprensa, a Cooperativa contribuiu para corrigir um preconceito arraigado dos jornalistas quanto aos profissionais do setor gráfico.

Os jornalistas consideravam-se superiores aos gráficos. Por meio do debate político e das ações concretas que empreendemos, essa visão equivocada foi superada. A união constituiu a nossa força interna e a unidade prevaleceu sobre o egoísmo e a vaidade pessoal e grupal.

O lançamento deste DVD significa, portanto uma homenagem justa e oportuna, na pessoa de Ubirajara, a todos os homens e mulheres que no RN e no Brasil dedicaram o melhor de suas energias à justa causa da liberdade, da democracia, dos direitos humanos e do Socialismo.

Dermi Azevedo
Jornalista e Cientista Político.
São Paulo, 10 de julho de 2014