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 Grandes Nomes da   
      Fotografia August  
      Sander                  
      Cedo em sua carreira, certamente depois de cansados prêmios que  
      eram fáceis demais de ganhar, August Sander   
      colocou para si próprio um problema que foi um dos mais ambiciosos  
      na história da fotografia; ele se encarregou do projeto de fazer um  
      retrato fotográfico do povo alemão. Ele dedicou-se a esta tarefa tão  
      sistematicamente quanto um taxionômico, catando, espécie por espécie,  
      exemplares dos papéis que definiam a sociedade alemã; carregador de mina  
      (mineiro), guarda-florestal, pasteleiro, estudante, funcionário,  
      industrial - peça por peça Sander colecionou os elementos para seu  
      retrato composto. Seu  
      conceito é quase um caricatura da metodologia germânica, e se ela  
      tivesse sido executada por um artista menor o resultado deveria muito bem  
      ter sido outro catálogo monótono de tipos. Sander, porém, era um fotógrafo  
      muito notável. Sua sensibilidade para com os objetos individuais - para  
      expressão, gesto, postura, costume, símbolo, habitat, - parece (unerringly)  
      sem dúvida, preciso. Suas fotografias nos mostram duas verdades  
      simultaneamente e em uma tensão delicada; a abstração social da ocupação  
      e a alma individual que a serve. Sander  
      foi um fotógrafo profissional de retratos, mas muito certamente não o  
      pagaram neste projeto notável. Alguns, fora de dúvida, não podiam, e  
      outros fregueses pagantes tinham esperado se ver de forma menos relevante.  
      Nesse papel profissional, ele deve ter feito retratos menos relevantes,  
      mas não existe nenhum entre os 200 ou mais de seus livros publicados. Na evidência dessas fotos, parece que ele encontrou todas as categorias e todas as particularidades de importância.   |