Curiosidades sobre a água

A água é um recurso natural importantíssimo para todos. Sem ela, seria impossível a vida do homem, dos animais e das plantas. A água pode ser usada de várias formas, como por exemplo: abastecimento humano e animal, geração de energia, abastecimento industrial, diluição de esgotos, irrigação, navegação, pesca, lazer e desporto. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), no começo do século 21 cerca de um terço dos países do mundo terá escassez permanente de água. Preservemos a água para tê-la sempre.

A população precisa se conscientizar sobre a importância da água para a vida. Atingir esse grau de conscientização implica a mudança de mentalidade e de hábitos. Se todos economizarem, os riscos de falta d'água serão retardados. Ao escovar os dentes, não desperdice água. Não use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro. Para lavar automóveis, use baldes.

Estima-se que nada menos de 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vítimas de doenças transmitidas através da água, como desinteria, hepatite, cólera e esquistossomose. Mesmo que você VEJA a água cristalina, ela pode estar contaminada e poluída. Por isso, tome cuidado! Na dúvida, ferva ou filtre a água.

O desperdício começa dentro de casa. Cerca de setenta e cinco por cento da água consumida em casa é gasta no banheiro. Por isso, a sociedade precisa se sensibilizar que cada gosta d' água desperdiçada é uma gota a menos num rio ou num riacho. A cozinha também é um excelente lugar para se começar a criar uma nova consciência ecológica. Economize água para que possamos utilizar sempre esse recurso natural.

A poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a degradação dos recursos hídricos no Brasil. Estima-se que cinqüenta por cento das praias brasileiras estejam poluídas por esgotos, vazamentos de petróleo ou lixo tóxico. É muito mais barato conservar do que desenvolver programas de despoluição de baías e rios. Além de tudo, o processo de despoluição demora anos. Ao nadar em águas contaminadas está se arriscando a pegar infecções e outras doenças transmitidas pela água.

Água - recurso finito e vulnerável

Da água existente no planeta, 99% não está disponível para o uso humano. 97% é água salgada, encontrada nos oceanos e mares. 2% formam as geleiras inacessíveis. Apenas 1% de toda essa água é doce e está armazenada nos lençóis subterrâneos, rios e lagos.

O Brasil detém 8% de toda água doce superficial do planeta. Porém a maior parte dessa água - cerca de 80% - está localizada na Região Amazônica. Os 20% restantes se distribuem desigualmente pelo país, atendendo 95% da população.

Preserve e economize a água. Ela é um recurso finito e vulnerável.

Água, meu sangue

Nos mares, nos rios, nas corredeiras, nas cachoeiras, nas nossas veias... correm fluídos de vida e de força. A Água é a Senhora das emoções. Através dela todo nosso corpo libera os medos, as tristezas e as alegrias. Ela é responsável por purificar os corpos e é também o sêmen do homem quando cai sobre a terra fertilizando-a . A água é a força escorrendo pela terra... e por nossos corpos. Sem ela não sobreviveremos, sem ela não teremos vida.

Os estudos esotéricos identificam um Ser que habita as águas e promove suas bênçãos para o Universo. Os elementais da água são as Ondinas ou Sereias, que na cultura Afro-brasileira recebe o nome de Iemanjá, a Rainha das águas.

Os Xamãs utilizam a água em rituais de purificação e renovação do ser interior. Os lugares mais adequados são os fluxos naturais de água, pois guardam a força viva da natureza em si.