Salomão

O Templo de Salomão

O templo Foi construído entre o 4o e 11o ano do reinado do Rei Salomão. Foi construído no lugar determinado pelo Rei Davi. (seu pai) Usando madeira e pedreiros fenícios.

As escrituras sagradas dizem que o Rei Salomão, pediu ajuda ao Rei Hiram de Tiro. que por sua vez, incumbiu o mestre de obras Hiram-Abi tamanha empreitada.

Milhares de trabalhadores participaram no projeto. A estrutura central do templo era de 70 cúbitos de extensão, e 20 cúbitos de largura.

Havia um hall principal chamado o Santuário. Achavam-se os candelabros, a mesa dos pães e o altar de ouro para os perfumes.

Numa área atrás do altar principal ficava a sala denominada "Sagrado dos Sagrados". Era Iluminada por apenas uma luz que provinha da porta de entrada. E tendo instaladas duas enormes figuras de querubins na porta. Dentro desta sala continha alguns elementos do Tabernáculo. Dentre elas a Arca da Aliança, que foi perdida no segundo templo.

O templo servia de Centro nacional, especialmente para as peregrinações para as festividades a cada 3 anos, e a residência de uma divina presença, o Shekhinah, exaltado por todos os profetas.

bible17.jpg (30163 bytes)

Foi destruído em 586 a.C. Pelos Babilônicos.

Na entrada, antes do portal, duas enormes pilastras, uma com a letra B e outra com a letra J. Representavam as palavras Boaz & Jaquim. Na liturgia Hebraica, representavam a dualidade do universo. Onde uma coisa só existe em função de outra. Seria algo como: Noite e Dia, Homem e Mulher, Bem e Mal, certo e Errado, etc...Ao cruzar as portas, uma ante sala, denominada Lugar Sagrado, com 2 fileiras paralelas, com 5 candelabros cada.

Ao centro, um altar para o incenso. Atrás, uma porta feita de madeira de oliva, e uma escada, que dava para uma sala especial, chamada "Sagrado dos Sagrados".

Nesta sala, estava a Arca da Aliança. O teto era abobodado, com a representação do céu, com estrelas, a lua e o Sol.

O templo era voltado para o Oriente.