Fogo

Uma fogueira sempre mexe com os nossos pensamentos. Um fogo de noite pode significar muita coisa. Pode ser um luau, pode ser magia... Todos nós temos uma história com o fogo. Tem gente que adora. Outros, morrem de medo. Por que será?

Em todos os povos e culturas, o fogo sempre foi associado às forças espirituais. É símbolo da divindade e das chamas do inferno. Ao mesmo tempo, o fogo é, dos quatro elementos da natureza, o mais sutil. Afinal de contas é o único com o qual a gente não pode entrar em contato direto.

O fogo é fonte de luz e nos aquece. Mas ninguém pode tomar banho no fogo, respirar fogo ou pegar fogo sem se ferir. O fogo fere porque ele é pura transformação. Nunca é igual, nem a si mesmo. Para os alquimistas o triângulo era o símbolo do fogo: porque ele procura o alto . Em todas as religiões o fogo é parte essencial dos rituais, pois purifica. É símbolo da alma em muitos povos e em todos é símbolo do Amor. "É fogo que queima e não se vê" (Camões). Afinal qual é a relação entre o fogo que queima o dedo e o que arde no coração dos apaixonados? Na natureza tudo é símbolo. O fogo representa a ânsia de transformação que é uma força de amor movendo o mundo. Dentro do coração de cada um de nós, segundo os magos, os xamãs, os rabinos e outros ainda, existe uma chama sagrada que é uma centelha da própria Divindade (como no Sagrado Coração de Jesus). Por isso os astrólogos sempre identificaram o coração com o Sol: porque a nossa alma é como um fogo celeste batendo no peito, um fogo que é a própria Vida.

Por isso o fogo é tão importante nos rituais religiosos... Os antigos falavam sobre criaturas feitas de fogo: as salamandras, assim como os gnomos eram criaturas da terra. As ondinas da água... e as fadas do ar. E existe também a lenda da Fênix, um pássaro mágico e imortal que renascia das próprias cinzas. Os romanos tinham o fogo eterno de Vesta, a Deusa do Lar, guardado por um grupo de sacerdotisas virgens chamadas Vestais. Essa função era tão importante que se uma delas rompesse os votos de castidade era enterrada viva... Hoje em dia, no Rio Grande do Sul, existe em uma fazenda um fogo de chão que não se apaga há mais de duzentos anos, sendo guardado por gerações como o altar da família. Para eles representa a própria Roda da Vida. Um fogo que aqueceu gerações e gerações. Existe uma relação também entre o tempo e o fogo - os dois devoram tudo o que tocam. 

Todo esse prestígio místico para o fogo não chega a disfarçar o fato de que ele é uma força extremamente perigosa e destrutiva, que tem que ser mantida sob controle o tempo todo.

As entidades do fogo como as salamandras, são criaturas tão perigosas porque são desprovidas de qualquer outra visão que não seja a de consumir tudo o que puderem, incessantemente. Como elas têm um tempo de vida muito breve, quase um instante, o objetivo é sempre manter-se viva, se propagando. Não deve ser por outra razão que o homem é o único animal que não teme o fogo e gosta de observar incêndios: eles retratam a nossa luta pela vida. O ser humano, como o fogo, precisa consumir coisas para continuar existindo...

Em compensação, o terror de quem está preso em um incêndio é indescritível. As pessoas possuem um medo ancestral de morrerem queimadas...O fogo as leva a extremos e a fazer coisas igualmente extremas.Coisas tristes como atropelar os outros como um animal em pânico. Coisas sublimes como arriscar a vida para salvar alguém que nem se conhece, aquele vizinho que nunca se cumprimentou. O fogo traz a presença da Morte em um incêndio e faz as pessoas se revelarem, para o Bem e para o Mal.

É por isso que o fogo é um dos símbolos do Inferno e no Céu é tudo arejado, refrescante... Ou alguma filosofia promete um Céu de labaredas para os seus devotos? 

Realmente, não que se saiba... Mas mesmo assim o fogo é o maior símbolo de transformação que a natureza nos oferece. Pouca gente se dá conta de que também no plano espiritual toda luz vem de alguma coisa que se queima. Nós mesmos, quando ardemos de esforço para não ceder a alguma tendência negativa, estamos gerando uma luz e um fogo. É desse fogo que se alimentam os anjos e é por essa luz que os perdidos se orientam. Não podemos esquecer que foi com o fogo que Jesus batizou seus apóstolos.

O fogo aquece nosso coração, ilumina as trevas da Noite e por isso tem importância em rituais de magia, é idolatrado por alguns, serve de inspiração para outros e ainda pode ser considerado símbolo da paixão. Como se vê, o fogo está sempre presente: não só como instrumento da Humanidade para dominar a Natureza, mas como símbolo de nossos próprios sonhos.