Comitê Rio Grande do Norte - Brasil

E-Mail

Manifesto

O Comitê RN

Lançamento do Comitê RN

Atividades no RN em 2001

Material de Divulgação

Arquivos Multimidia

Entre em nossa
lista de Discussão

Visite a Biblioteca das Alternativas

Página Oficial do FSM: 
www.forumsocialmundial.org.br

             Um outro Mundo é possível

Fórum Social Mundial - RN

Diário de Natal, 29/04/2001

Um dos prazeres que trago na vida é o de desde menino ter descoberto valores como democracia e socialismo democrático, ecologia e direitos humanos. Tinha doze anos quando descobri a Teologia da Libertação.

Por que tudo isso agora? Para dizer, para quem ainda não sabe – pois quem me acompanha pelo rádio, televisão, jornal, livros, shows e internet sabe muito bem disso – que sou um homem de esquerda por causa de Jesus e dos pobres. Pronto!
Como representante regional do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC-RN) participo do Comitê do Fórum Social Mundial - RN. Esse Comitê será lançado aqui em terras potiguares na próxima terça feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador e sexto aniversário da Rede de Direitos Humanos e Cultura - DHnet, às 15h00 no restaurante Malagueta.

O lançamento contará com uma grande programação político-cultural que terá depoimentos das pessoas que foram para o Fórum; lançamento da camiseta FSM-RN; lançamento da homepage do FSM-RN; exposição de materiais e documentos que foram distribuídos no FSM - Porto Alegre; audição de músicas comemorativas ao 1º de maio; show musical com Carlinhos Bem e por fim, a festa do sexto aniversário da DHnet.

O Fórum Social Mundial realizou-se em Porto Alegre, dos dias 25 a 30 de janeiro de 2001. Escrevi naqueles dias nesta coluna um artigo intitulado Davos e Porto Alegre. A Comissão de Justiça e Paz da CNBB fazia parte da organização do Fórum juntamente com mais sete entidades. ‘‘Um outro mundo é possível’’, era o lema do Fórum. Em síntese, a discussão central foi o caminho para reverter o atual quadro de injustiça social, cada vez mais crescente com o esse sistema econômico perverso de nome neo liberalismo, que tem como única finalidade a estabilidade econômica em detrimento da mulher e do homem, do social, da cultura popular e da preservação do meio ambiente.

Quatro eixos nortearam os trabalhos do Fórum. O primeiro tratou da reprodução social e a produção de riquezas; o segundo eixo tratou do acesso às riquezas e sustentabilidade; a afirmação da sociedade civil e dos espaços públicos foi o tema do terceiro eixo e por último, foi a temática do poder público e a ética na nova sociedade. Discutiremos esses temas depois.

Convido você, amigo leitor, a comparecer, pois, no Malagueta para o encontro.