Pagina Especial sobre a 50a SBPC

A 50a SBPC foi realizada de 12 a 17 de julho de 1998 juntamente com outros eventos como a SBPC Jovem, Feira do livro, VI Technegocios alem de exposicao cultural e muitas palestras realizadas ao mesmo tempo em varios setores da universidade abordando todas as areas profissionais.
MSX 2+ multimidia ligado a um TV monitor RGB Philips 20 pol.
Neste evento foi dificil a demonstracao do sistema pois existia uma grande dificuldade de espaço devido ao evento ser nacional e as muitas centenas de trabalhos sendo expostos. Nos primeiros dias expomos no estande da AIRN e devido ao encontro do cyberspaço o equipamento foi levado para o estande da DHNET.

Sem duvida os melhores momentos dessa participacao foi no 1o encontro do Cyberespaço realizado no dia 16.
Na imagem ao lado voce ve o equipamento utilizado para a palestra que aconteceu as 18:30 aproximadamente. Para a apresentacao foi usado o soft Spoint 98 (ver analise de softs) usando um MSX 2+ conectado em 2 monitores um de 20 polegadas e outro TV-monitor 29 polegadas.
A mesa tinha como membros o Sr. Roberto Monte, Sr. Marcelo Bolshaw Gomes e Italo Valerio.
MSX 2+ multimidia ligado a um TV monitor RGB Philips 20 pol.
Nao temos no momento o numero exato de participantes mas estima-se em torno de 30. Pessoas essas vindas de varios estados brasileiros o que tornou muito interessante a divulgacao dos trabalhos.
Os assuntos diversificaram desde o papel do cyberpaço na conduta de movimentos sociais até tecnologias que venham a colaborar com a democratizacao da informacao via internet bem como o uso da internet-2 de alta velocidade para instituicoes de pesquisa e ensino.
Infelismente nao temos imagens do momento do encontro mas a imagem ao lado mostra o ambiente em que aconteceu algumas horas depois.
Um outro momento interessante foi uma serie de imprevistos que ocorreram no dia seguinte, ultimo dia do evento, os PCs que seriam usados conjuntamente com um projetor colocado do lado de fora da sala bem no corredor, resolveram dar alguns problemas onde um deles foi sem razao nenhuma,  houve uma desconfiguração de rede o que impossibilitou o acesso a web ao vivo. Numa segunda tentativa configuramos uma Webcam para ficar digitalizando os que passavam e exibindo no projetor. Qual a nossa surpresa ao ver a mensagem "falha geral..." ou tela azul do Windows em plena feira e no pique de movimento :( .
A sorte é que ali estava um MSX 2+ equipado com digitalizador Sony e uma camera Panasonic pronta pra entrar em açao. Foi o que aconteceu com um equipamento 100% plug and play não houve nem chances para os "conflitos" e "falhas" onde quase 5 minutos depois estava o 2+ em ação trabalhando mais rapido e em tela cheia alem de "fazer gracinhas" com as imagens esticando, repetindo e fazendo diversos efeitos em tempo real com todos que passavam.
Depois houve um certo arrependimento de não termos feito isso a mais tempo, talves desde o inicio do evento.
Veja abaixo algumas cenas digitalizadas ao vivo e codificadas para JPG.
Na primeira imagem o resultado no telao mostrando uma tela PIP no canto superior esquerdo com imagens em tempo real (veja a cena da cena na telinha) e a cada mudanca de posição uma nova tela cheia digitalizada era apresentada.
Na cena seguinte a diversao das pessoas fazendo gestos ou verificando os resultados de sua imagem no projetor.
 
resultados do 2+ na tela do Projetor (uma tela PIP no canto superior esq. e uma tela cheia digitalizada a cada momento)
 

Adquira o CD-ROM Enciclopédia Digital Direitos Humanos II
O maior acervo sobre DH em língua portuguesa, revisto e atualizado

www.dhnet.org.br