SEMINÁRIOS E UNIVERSIDADES

 

1. Atividades em favor das vocações sacerdotais e religiosas -- realaziação periódica de encontros vocacionais em diversos lugares da Prelazia, e acompanhamento dos possíveis vocacionados. A Pastoral Vocacional é uma dasPrioridades da Prelazia. Apesar das dificuldades financeiras e escassez de Sacerdotes, temos a Casa de Forma-ção Padre Odarly Malta Braga, em Goiânia-GO, onde Padre Eduardo Alencar Lustosa, o Vigário Geral da Prela-zia, é o Formador dos Seminaristas da Prelazia de Cristalândia que estudam na Universidade Católica de Goiás e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG). Na Casa de Formação os Seminaristas recebem toda a formação humana, espiritual e Pastoral.

 

2. Seminários

a) A Prelazia mantém em Goiânia a Casa de Formação Padre Ordarly Malta Braga, onde os Seminaristas são acompanhados por um Sacerdote da Prelazia, o Formador, enquanto estudam na Universidade Católica e noInstituto de Filosofia e Teologia de Goiás. Esta experiência está dando certo porque assim formam uma pequena comunidade de oração, de convivência, de estudo e de trabalho. Há Missa diária; Oração do Meio Dia e da Tarde em comum; eles mesmo lavam e passa sua própria roupa e fazem toda a limpeza da casa. Nos fins de semana todos os Seminaristas fazem trabalhos pastorais em Paróquias/Comunidades em Goiânia, geralmente nos bairros pobres, mais na periferia. Durante as férias escolares de janeiro e fevereiro, fazem um mês de estágio pastoral em alguma Paróquia, Quase-Paróquia ou Comunidade da Prelazia, com planejamento, acompanhamento e avaliação do estágio

 b) Havia um Seminário Menor em Cristalândia, mas com a morte do Padre Odarly num acidente automobilístico em 1992, quando ele era o Formador na Casa de Formação em Goiânia, juntamos os Seminaristas Menores e Maiores na Casa de Formação em Goiânia. Não foi muito bom misturar os Seminaristas Maiores e Menores numa só casa e resolvemos não fazer assim mais. Atualmente não temos nenhum Seminarista Menor, mas sim, três "Vocacionados" morando na Casa Paroquial em São Miguel do Araguaia-GO., estudando no 2º Grau etendo como Formador o Pe. Manuca, Pároco da Pároquia.

 c) Atualmente a Prelazia tem 01 Seminarista fazendo Teologia em Goiânia na Universidade Católica e no IFITEG, e 04 Seminaristas teologia no Seminário Maior em Mariana-MG. Até agora tanto ele quanto Padre Eduardo e eu estamos satisfeitos com esta experência: excelentes professores, regulamentos, programas de estudos, ação pedagógica, formaçao humana, espiritual , litúrgica, culturale pastoral.

 d) Critérios para admissão ao Seminário: 1) Cartas de recomendação do Pároco, Diretor Espiritual, Bispo, Religioso/Religiosa que conhece e tem acompanhado o candidato; 2) Que tenha completado o segundo grau de estudos; 3) Que possui saúde e sinais concretos de uma vocação. 4) Que faça o Vestibular para entrar no curso de filosofia da Universidade Católica, cujo curso de filosofia é reconhecido e que oferece um diploma.

 e) Os Seminaristas têm toda liberdade para decisões pelo que respeita à vocação.

 f) O conhecimento do Latim é um pouco fraco.

 g) Os Seminaristas fazem 03 (três) anos de filosofia e 04 (quatro) anos de teologia. Além dos trabalhos pastorais nos fins de semana durante o ano escolar e os estágios pastorais nas férias escolares, também, depois de terminar o curso de teologia, fazem mais ou menos 06 (seis) meses de experiência pastoral numa Paróquia antes de serem ordenados Diáconos e mais ou menos 06 (seis) meses de experiência como Diáconos antes de serem ordenados Sacerdotes.

 3. Universidades e centros superiores de estudos sagrados -- na Prelazia de Cristalândia não há nenhuma das entidades citadas nesta pergunta.

 4. Não há centros de pesquisa científica de ciências eclesiásticas e/ou profanas.

 5. Temos uma biblioteca razoável na Cúria Prelatícia e na Casa de Formação. Em Goiânia os Seminaristas têm acesso às bibliotecas excelentes da Universidade Católica, do IFITEG, da Universidade Federal e outras. O Seminário Maior da Diocese de Mariana-MG também tem uma biblioteca ótima.

 6. Na Prelazia de Cristalândia existem na cidade de Paraiso do Tocantins-TO cursos superiores de extensão da Universidade do Tocantins em Palmas-TO, que dão diplomas de Tecnólogo (computação) e Engenharia de Alimen-tos. Em Porantatu-GO, como extensão da Universidade Federal de Goiás de Goiânia-GO, são oferecidos cursos superiores de Letras, História, Geografia e Pedagogia.

 7. Não tenho nenhuma informa[informação, nem positivo nem negativo a respeito da sua orientação no que se refere àReligião e à Igreja, nem de associações e iniciativas Católicas em relação às mesmas.

 8. Não há previsão de eventuais contestações que existam em tais Centros.

 9. Nota Estatística Nº 4

 a) Com referência ao princípio de Janero do primeiro ano do quinquênio (1990 a 1995):

 1 - Havia 01 (um) Seminário Menor para formação de candidatos ao Sacerdócio para o Clero Diocesano.

2 - Não havia nenhum Seminário Menor para formação de candidatos ao Sacerdócio para o Clero Religioso.

3 - Não havia nenhum Seminário Maior para formação de candidatos ao Sacerdócio para o Clero Diocesano.

4 - Não havia nenhum Seminário Maior para formação de candidatos ao Sacerdócio para o Clero Religioso.

5 - Havia 02 (dois) Seminaristas Menores.

6.- Havia 07 (sete) Seminaristas Maiores.

b) No final do ano letivo de 1994:

7- O Seminário Menor da Prelazia de Cristalândia estava integrado com o Seminário Maior na Casa de Formação

Padre Odarly Malta Braga em Goiânia-GO.

8 - Não havia nenhum Seminário Menor de formação de candidatos ao Sacerdócio para o Clero Religioso.

9 - A Casa de Formação Padre Odarly Malta Braga é o "Seminário Maior" da Prelazia de Cristalândia.

10 - Não havia nenhum Seminário Maior de formação de candidatos ao Sacerdócio para o Clero Religioso.

11- Havia 01 (um) Seminarista Menor para o Clero Diocesano.

12 - Havia 07 (sete) Seminaristas Maiores para o Clero Diocesano.

13 - Não havia nenhuma universidade católica.

14 - Havia os cursos de extensão citadas acima, na pagina 13, VIII, Nº 6.

15 - Não havia nenhuma Faculdade de Teologia.

16 - Não existem escolas superiores católicas.

17 - Nenhum Sacerdote ensinava Teologia em cursos superiores ou Faculdades teológicas.

 

VOLTA