RELIGIOSOS E INSTITUTOS SECULARES

 

1. Dados a respeito dos Institutos Religiosos e Seculares presentes na Prelazia:

 

a) Há 03 (três) Institutos Religiosos masculinos (Frades Menores -- franciscanos; Congregaçao do Santíssimo Redentor -- redentoristas; Ordem dos Pregadores -- dominicanos), todos de direito pontifício; 08 (sete) Institutos Religiosos femininos, de direito pontifício: Irmãs Franciscanas de Allegany ( Araguacema-TO, Cristalândia-TO, Goianorte-TO e Porangatu-GO); Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo (Dueré-TO e Sandolândia-TO); Congregação das Irmãs Dominicanas do Santo Rosário de Monteils (Formoso do Araguáia-TO); Instituto Jesus Maria José (com Comunidades em Mutonópolis-GO, em Porangatu-GO e São Miguel do Araguaia); Misioneras Guadalupanas de Cristo Rey, O.S.B. (Lagoa da Confusão-TO); Congregação Franciscana da Ordem Terceira de Maria Imaculada (Caseara-TO); e uma Irmã Catequisa de São Francisco que faz parte de uma Equipe Missionária em Araguaçu-TO, junta com o Pároco Pe. Pedro Paulo Wiggers (da Diocese de Rio do Sul-SC e uma Leiga, Srta. Marinelzi da Silva). Existe uma comunidade feminina que está começando o processo para reconhecimento como Instituto de Direito Diocesano, a Assosciação das Beneditinas de Maria Imaculada (Pium-TO).

b) Todas as Irmãs se dedicam aos Trabalhos Pastorais paroquiais, umas de tempo integral, outras de tempo parcial pois também trabalham na Pastoral Educacional (Escolas particulares e/ou públicas) ou Pastoral da Saúde (Unidades de sSaúde do governo).

c) Não há normas jurídicas particulares.

d) Não sei de nenhum possível privilégio.

 e) Algumas delas fazem parte da Equipe de Coordenação da Pastoral da Prelazia e coordenam Pastorais a nível de Prelazia, mas não dirigem obras ou organizações prelatícias. Uma Religiosa, Ir. Maria Abadia da Silva, S.F., é Coordenadora Geral de toda a Pastoral da Prelazia.

 2. Algumas dedicam tempo integral às escolas (Pastoral Educacional), e trabalham em Unidades de Saúde do governo municipal ou estadual, mas mesmo assim fazem outros Trabalhos Pastorais nas Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades. Vinte-cinco delas dedicam tempo integral aos trabalhos pastorais nas Paróquias, Quase-Paróquias e Comunidades. São bem integradas!

VOLTA