SITUAÇÃO RELIGIOSA GERAL

 

1. Na Prelazia de Cristalândia:

a) Não existe uma Comissão Prelatícia para a Defesa da Fe;

b) Nem a publicação de nenhuma revista católica

c) Nem nenhuma Editora ou Livraria católica.

d) Eu pessoalmente comprei e dei de presente um exemplar do Novo Catecismo da Igreja Católica para cada Paróquia e/ou Casa Religiosa. Além disso não houve "difusão de obras teológicas traduzidas doutras línguas."

e) Recentemente começamos um programa radiofônico ,pago, na rádio comercial de Cristalândia, de 15 minutos por dia, de segunda-feira a sábado, e de 45 minutos no domingo. Por enquanto, não há possibilidade de produzirmos programas televisivos.

f) Não há "teólogos" na Prelazia de Cristalândia

g) Sendo que quase todas as outras Comunidades religiosas não católicas na Prelazia de Cristalândia são "pentecostais", fundamentalistas, proselitistas, anti-católicas, é praticamente impossível um trabalho verdadeiramente ecumênico. Pior ainda é o relacionamento com a chamada "Igreja Católica Brasileira" fundada por Dom Duarte, ex-bispo católico da Diocese de Botucatu-SP, que foi expulso da Igreja Católica Apostólica Romana. Esta igreja maldosamente imita os ritos dos sacramentos da Igreja Católica Romana e ilude e engana os fiéis menos esclarecidos Ela tem o apoio de pessoas de outras igrejas, de "católicos" de má fé, de políticos inescrupulosos e de pessoas influentes nas comunidades.

 

2. Problemas Doutrinais:

a) Há pouco conhecimento da Sagrada Escritura, e uma tendência dos menos esclarecidos fazerem uma interpretação mais fundamentalista, ou "ao pé da letra" da Bíblia.. Porém, há muita "sede" do conhecimento da Sagrada Escritura e bastante participação em Círculos Bíblicos, na Escola Teológica (Setor Sul), na Escola Bíblico-Catequética (Setor Norte), nas Novenas de Natal em Família, nas Campanhas da Fraternidade, no Mês da Bíblia, nos Estudos Bíblicos nas CEBs, etc.

b) Existe uma profunda, mas simples (até ingénua) Fé em Deus, em Cristo, no Espírito Santo, na Virgem Maria e em inúmeros santos e santas.

c) Há pessoas que insistem que são "católicas" mas que não aceitam muitos ensinamentos da Igreja. E elas, no entanto, procuram a Igreja para o Batismo, para a Crisma, às vezes para o Matrimônio, para Enterros, Missa de Sétimo/Trigésimo Dia, Missa de Formatura, Bênçãos de Objetos, etc. Parecem ver tudo isso como algo "mágico" em vez de baseae-se na expressão de uma fé esclarecida, assumida e comprometida.

d) Eu, meu clero, os religiosos e religiosas e os(as) verdadeiros(as) fieis católicos(as) temos uma fé sincera no Papa; um profundo respeito, admiração, devoção, afeto e uma obediência filial ao Santo Padre.

e) Há uma colegialidade efetiva e afetiva entre nós Bispos do Tocantins e do Regional Centro-Oeste.

f) Falta muita evangelização e catequese para a grande massa dos fiéis entenderem, se prepararem e viverem profunda e comunitariamente os Sacramentos. Exigimos encontros de preparação para os Sacramentos, mas muitos que fazem esta preparação ainda não entendem bem os Sacramentos e não se comprometem com a vivência dos mesmos.

g) A moral (a ética) especialmente no campo sócio-político-econômico deixa muito a desejar! No campo individual, pela mesma forma.

h) Existe uma boa influência do Concílio Vaticano II, especialmente em relação aos documentos Lumen Gentium e Gaudium et Spes. Não percebo e nem tenho percebido nenhum perigo de deturpação.

3. Há esforço por parte dos Agentes de Pastoral de conhecer, aprofundar e respeitar a religiosidade popular, a cultura e as tradições do povo dos diversos lugares da Prelazia -- superar as distâncias e diferenças ideológicas (veja o Objetivo do I e do II Plano de Pastoral ) e sociais das pessoas e realmente "inculturar o Evangelho".

 4. Através dos Encontros dos Agentes de Pastoral (Bispo, Vigário Geral, Sacerdotes, Religiosos(as), Seminaristas e Lideranças Leigas) duas vezes por ano, e das Assembléias (com ampla participação de toda a Prelazia, na preparação; numerosos delegados eleitos nas comunidades e representando a elas na realização das Assembléias; e empenho na execução dos planos de ação das mesmas) de três-em-três anos. Temos procurado conseguir uma pastoral mais ORGÂNICA e mais DE CONJUNTO -- escolhendo um Objetivo Geral, Objetivos Específicos e Prioridades e avaliando a caminhada. Temos alcançado uma pastoral um pouco mais orgânica e de conjunto, mas ainda há muitas dificuldades e individualismo, diferenças ideológicas, distâncias, etc. para superarmos

 5. Não há Bispos de outros ritos situados no território da Prelazia de Cristalândia.

 

VOLTA