SITUAÇÃO RELIGIOSA

 

1. Liturgia em Geral;

 

a) Não há, propriamente dito, ABUSOS. Porém, há grande FALTA DE CONHECIMENTO litúrgico. Muitas pessoas querem ter um sacerdote residente na sua Comunidade, para celebrar a Missa, etc. Mas muitos ainda vêem a Missa como sendo "do Padre", um rito quase "magico" ao qual ASSISTEM, em vez de realmente PARTICIPAR! Querem a Missa de Sétimo/Trigésimo Dia, de Formatura, etc., mas às vezes nem sabem responder e cantar, e POUQUÍSSIMAS PESSOAS CONFESSAM E COMUNGAM. Talvez 25% dos que dizem ser "católicos" vão à Missa dominical e nos Dias Santos de Guarda. Em parte isso é devido ao fato de poucos lugares terem Padres residentes (ou mesmo que celebram lá uma vez por mês) e nunca acostumaram ir à Missa aos domingos e Dias Santos. Temos procurado implantar Celebrações sem Padre todos os domingos nas Comunidades que têm Missa somente uma vez por mes ou periodicamente, para acostumar as pessoas a reunirem e celebrarem cada semana. Este projeto, como outros de conscientização litúrgica, está progredindo, mas com lentidão. Recentemente estamos investindo mais na formação de agentes de Pastoral Litúrgica, e organizando uma Coordenação de Pastoral Litúrgica a nível de Prelazia. Algumas Paróquias já têm sua "Equipe Litúrgica".

b) Existe uma forte RELIGIOSIDADE POPULAR no povo -- reza do Terço, devoção aos santos (especialmente Nossa Senhora, São José, São João Batista, São Pedro, São Francisco de Assis, Santo Antônio, São Raimundo Nonato, etc.), "folias" do Divino Espírito Santo, e outras. O povo também valoriza muito a celebração do Natal, da Quaresma, da Semana Santa e de Pentecostes

c) Quanto ao canto, procuramos seguir sempre a orientação do Setor da Liturgia da CNBB; a participação de Agentes de Pastoral nos cursos e encontros litúrgicos; e a formação de uma Coordenação da Pastoral Litúrgica a nível de Prelazia. Assim, esperamos continuar melhorando.

 d) Alguma comunidade religiosa reza a Liturgia das Horas com o povo com bons resultados.

 

2. SACRAMENTOS:

 

a) Batismo: Exige-se em todas as Comunidades da Prelazia a participação e o compromisso dos pais e padrinhos.Mesmo assim, há uma preparação longa de formação cristã para eles. Adolescentes, jovens e adultos não-batisados preparam simultaneamente para os Sacramentos do Batismo, da Penitência, da Eucaristia e da Crisma. Alguma Comunidade não exige o curso de preparação daquless pais e padrinhos que participam ativamente de alguma pastoral ou movimento. Algumas Comunidades celebram o Batismo uma vez por mês, outras duas vezes por ano e outras ainda apenas uma vez por ano. Normalmente os pais não querem demorar muito em batizar seus filhos(as) e só demoram o tempo exigido para fazerem a preparação obrigatória. Pais e padrinhos que vêm de outras Paróquias/Dioceses, têm que trazer um comprovante de terem feito a preparação na sua Paróquia/Diocese de origem e uma autorização do seu Pároco para batizarem em outro lugar. O reconhecimento do Batismo de outras igrejas cristãs não-católicas é bastante complicado e cada caso é estudado individualmente, seguindo as normas do Código de Direito Canônico e da CNBB

 b) Confirmação: Para a Confirmação ou a Crisma exige-se na Prelazia de Cristalândia, uma preparação de 02 anos, Normalmente a idade exigida para começar a preparação é de 14 anos, podendo ser crismado aos 16 anos. Geralmente há dois encontros de formação por semana durante os dois anos. Há um trabalho integrado da Pastoral Catequética com os(as) Catequistas da Confirmação e estamos tentando integrar os(as) Crismandos(as) na Pastoral da Juventude. Normalmente, o Bispo celebra o Sacramento da Crisma -- somente uma vez, por motivo de doença, delegou um sacerdote a fazê-la.

 

c) Penitência: Normalmente as confissões são atendidas uma vez por semana na igreja, depois das Missas diárias, e diáriamente na sala especial ao lado da Secretaria Paroquial nas Paróqias, durante o horário de atendimento. Nas grandes festas litúrgicas e nos festejos dos(das) Padroeiros(as) são feitas" mutirões" de confissões (os padres de Paróquias vizinhas fazem "rodízio" de atendimento nas Paróquias, uma por uma) em alguns lugares, e celebrações comunitárias do Sacramento da Penitência, observando as normas para tais celebrações comunitárias. Percebe-se uma generalizada falta do sentido do pecado, mas estamos lentamente conseguindo conscientizar melhor os fiéis neste sentido. Há pouca procura do Sacramento de Penitência na maioria das Paróquias, Quase Paróquias e Comunidades, mas está aumentando, aos poucos. Através da Catequese estamos melhorando o conhecimento e a procura do Sacramento da Penitência, mas não temos uma pastoral específica neste sentido.

 d) Eucaristia: Infelizmente, 70% DAS COMUNIDADES NÃO PARTICIPAM DA EUCARISTIA POR FALTA DE SACERDOTES! Muitas celebram o Culto Dominical sem Padre. POUCAS PESSOAS RECEBEM A EUCARISTIA. No entanto, há um grande fervor e devoção à Santíssima Eucaristia. Os adolescentes iniciam sua preparação de 02 anos para a Primeira Confissão e Primeira Comunhão, com 10 anos de idade em algumas Comunidades, e com 12 anos em outras. Há 02 encontros por semana com catequistas bem acompanhadas, geralmente por religiosas. Há um pequeno lugar onde está começando o turismo, Lagoa da Confusão, que fica uns 54 quilômetros de Cristalândia, mas que é atendido pela Catedral, sendo celebrada a Santa Missa lá apenas na segunda quarta-feira e quarto sábado de cada mês. A Missa não é muito frequentada, nem pelos turistas, nem pelos moradores do lugar. Porém, no dia 08 de julho de 1994, duas Religiosas mexicanas foram recebidas para morar lá e trabalhar na cidade e região vizinha, e em 1996 veio outra. Com o trabalho delas tudo tem melhorado. Quase todos os Padres da Prelazia celebram duas ou três Missas nos domingos e Dias Santos. Vários deles celebram Missas domiciliares (em casa) nos bairros e/ou zona rural, durante a semana. A homilia dominical é preparada com seriedade. Os novos textos litúrgicos são satisfatórios, mas devido à pobreza do povo e das Comunidades para comprá-los, e a falta de Padres e Religiosas para conscientizar os fiéis no uso deles, a sua implantação é lenta.

e) Ordem: Embora uma das Prioridades da Prelazia seja a Pastoral Vocacional, é muito difícil conscientizar os fiéis da sua obrigação de rezar pelas vocações religiosas e sacerdotais, e mais ainda de assumir sua co-responsabilidade de promover e ajudar a sustentar as vocações -- principalmente as dos Seminaristas, os futuros Padres da Prelazia! Desde o início, já antes de existir a Prelazia de Cristalândia, a região sempre foi servida por Missionários vindos de outros países (desde 1944, Frades Franciscanos norte americanos e depois Redentoristas irlandeses )e as vocações nativas têm sido poucas. Porém, graças a Deus, estão aumentando. Temos Ministros(as) Extraordinários(as) da Eucaristia, do Batismo e Testemunhas Qualificadas do Matrimônio em algumas Paróquias/Quase-Paróquias/Comunidades.

 f) Matrimônio: Normalmente os Matrimônios são religiosos, com efeitos civis. Nenhum Matrimônio foi celebrado em forma extraordinária. Há poucos Matrimônios mistos. O novo ritual do Matrimônio foi bem aceito. Em toda a Prelazia é exigida um "Curso de Noivos" em preparação para o casamento. Alguns dos Cursos são fracos, mas estamos tentando melhorá-los. Bastante jovens não aproveitam muito do Curso, mas simplesmente "fazem-no" porque é obrigatório.

 g) Unção dos Enfermos: Devido às bênçãos mensais de enfermos e idosos, onde se celebra a Unção dos Enfermos coletivamente, está diminuindo muito a idéia de que é um Sacramento de moribundos (Extrema Unção), não um Sacramento de cura de doentes, feridos e idosos. Por isso mesmo, tem aumentado o apreço e a procura dele, e diminuido a relutância em recebê-lo. Há esforço para conscientizar os fiéis dos efeitos espirituais e corporais deste Sacramento. Muitos enfermos e idosos e os familiares deles chamam os Sacerdotes para a administração do Sacramento dos Enfermos.

VOLTA