OUTRAS QUESTÕES PASTORAIS

 

1. Pastoral da Família:

 a) Estamos apenas iniciando a Pastoral da Família. Começamos com orientações para a Planejamento da Família por Métodos Naturais, Pastoral da Criança e Encontro do Diálogo. Foram planejados Encontros para Homens e para Mulheres; a montagem e realização de um novo tipo de Encontro para Noivos e Namorados; a realização de mais Encontros do Diálogo (para casais). Temos ajudado a fundar e incentivar 03 (três) grupos de Alcoólatras Anônimos

 b) As principais dificuldades são: desemprego; pobreza (luta pela sobrevivência); falta de terra e de moradia; analfabetismo; machismo, dupla moralidade (especialmente no campo da moral sexual -- uma moralidade mais permissiva para o homem, mais rigorosa para a mulher), separação/desquite/divórcio; famílias incompletas (há um aumento assustador de mães solteiras e, conseqüentemente de "pais solteiros" -- ou seja rapazes que não assumem o filho); falta de formação; perda de valores tradicionais; propaganda e programas nos Meios de Comunicação Social que favorecem e incentivam relações pré-matrimoniais, controle artificial da natalidade, esterilização (geralmente ligação das trompas, promovida por médicos inescrupulosos e políticos corruptos) aborto,

 c) Não há consultórios matrimoniais, nem colaboração com cristãos não católicos no referente aos problemas do matrimônio e da família.

 

2. Problemas do divórcio:

a) O divórcio está sendo cada vez mais aceito na opinião pública.

 b) Ainda não temos uma pastoral organizada para atender adequadamente aos separados/desquitados/divorciados e os casais em situação irregular.

  

c) Motivos do divorcio: infidelidade; imaturidade; machismo; falta de formação humana e religiosa; migrações; falta do diálogo; pobreza; desemprego; falta de moradia

 d) Não temos movimentos contra o divórcio e nem trabalho em conjunto com não católicos nesta área.

 3. O uso de anticoncepcionais:

a) A posição de todo o Clero (também das Relgiosas e Leigos(as) engajados(as) está totalmente em conformidade com os ensinamentos pontifícios.

 b) Anticoncepcionais são amplamente difundidas. As autoridades civis são bastante complacentes, quando não coniventes.

c) Há falta de gente para popular esta vasta região, mas a corrupção, a injustiça, a concentração da terra e dos meios de produção nas mãos de poucos -- e outros problemas sociais -- limitam a população. Não há superpopulação, mas o contrário.

 4. Aborto -- não está muito difundido, e, parece, não está aumentando. A atitude do Estado é ambígua.

 

5. Migrantes

 a) Não há marinheiros, turistas ou nômades, e sim, os Sem Terra, expulsos das suas terras ou fugindo da seca em busca de melhores condições de vida.

 b) Temos atualmente na Prelazia 07 (sete) assentamentos de famílias Sem Terra, e dentro de pouco tempo haverá mais dois (estes últimos com um total de em torno de 500 (quinhentas) famílias!

 c) Através da Comissão Pastoral da Terra, Centro de Direitos Humanos, incentivo, formação e acompanhamento de Associações e Sindicatos, Assistência aos Assentamentos, etc. estamos ajudando muito.

 6. Pastoral Urbana -- com exceção de 03 (três) cidades de maior população, (Porangatu-GO, São Miguel do Araguáia-GO e Paraiso do Tocantins-TO) as outras cidades na Prelazia de Cristalândia são pequenas e mesmo na área urbana, persiste uma mentalidade mais rural.

 a) Para as cidades maiores há uma tentativa de desenvolver uma pastoral diferenciada (urbana)

 b) Os problemas específicos são: desemprego; falta de moradia; analfabetismo; desenraizamento (saíram da zona rural, mas não se adaptam facilmente a vida urbana); pobreza; exploração consumismo; catequese ainda mais adequada para a vida e mentalidade rural do que as da cidade; perda de valores e costumes tradicionais; forte influência dos MSC (meios sociais de comunicação); fanatismo e proselitismo das outras religiões

 c) Procuramos valorizar e integrar a Religiosidade Popular nos nossos trabalhos pastorais, pois, apesar de tudo, o povo mais simples ainda conserva sua Fé e suas raizes católicas

 d) Nossa grande meta, uma Prioridade importante, é fazermos uma Pastoral de Conjunto. Já caminhamos muito neste sentido, graças a Deus, mas ainda temos bastante para caminhar.

 

7. Problemas concretas na Prelazia no referente à justiça social e a salvaguarda da dignidade da pessoa humana:

 

a) Iniciativas concretas -- veja, acima, resposta às perguntas Nº 1, na página 18, e Nº 5, letras a e b na página 19.

 b) A Doutrina Social da Igreja, infelizmente, é pouco conhecido.

 c) A principal discriminação, bastante prevalente, é contra os índios (racial) ; os empobrecidos (social); os católicos (religiosa) por pessoas de outras religiões; os adversários políticos (política) .

 

d) Como já disse várias vezes, há problemas seríssimos de desemprego e da falta de moradia.

 e) Não há influxo de teorias marxistas, ateistas, materialistas e nem facções que se põem contra a ordem pública. Porém, entre os latifundiários, dirigentes e governantes corruptos, poíticos inescrupulosos, etc. há muito egoismo, falta de solidariedade, injustiça, abuso do poder e do dinheiro -- tudo em violação dos direitos e da dignidade da grande massa do povo, que é explorado, oprimido, marginalizado, excluido.

 f) Através do nosso trabalho na Pastoral Indigenista, na Comissão Pastoral da Terra, no Centro de Direitos Humanos, de Assistência aos Assentamentos, de assessoria às Associações e Sindicatos, etc. -- já entramos em conflito entre a Igreja e o poder civil no campo de justiça social.

 

8. Mesmo os(as) Católicos(as) mais convictos(as) e comprometidos(as) se baseam mas na emoção do que na razão em relação à política -- confundem facilmente a política (a arte de governar bem, de promover o bem estar de TODOS, especialmente os mais fracos e indefesos ) com a politíca partidária. Para muitos o partido e o(a) candidato(a ) são mais importantes do que seu plataforma, do que a justiça, do que a ética, etc. Mesmo nas pessoas consideradas mais esclarecidas, existe muito fanatismo e falta de princípios firmes. Em geral os membros de outras religiões são piores. Já programamos, através do Centro de Direitos Humanos, cursos, vídeos, foruns, debates, etc. sobre Conscientização Política, Fé e Política, etc.

 

EM ANEXO:

1) Cartilha "Igreja Crescendo em Comunhão e Participação"

 

2) 02 Mapas -- um com mapa pequeno do Brasil (Regiões da CNBB) e grande da CNBB Regional Centro-Oeste

-- um da Prelazia de Cristalândia

 

Cristalândia-TO +Heriberto Hermes, O.S.B.

27 de julho de 1995 Bispo da Prelazia de Cristalândia

(Atualizado no dia 18 de fevereiro de 1998)

 

Sua Excelência Reverendíssima

Dom Álfio Rapizarda

Excelentíssimo. Núncio Apostólico no Brasil

 

 

Excelência,

 

 

Humildemente submeto o Relatório Quinquenal da Prelazia de Cristalândia, abrangendo os anos de 1990 a 1995. Peço a V. Excia. que o envie ã Santa Sé. Muito obrigado. (Atualizado no dia 18 de fevereiro de 1998, mas (não enviado ao Sr. Núnicio Apostólico)

 

  Fraternalmente em Cristo Jesus,

  

+Heriberto Hermes, O.S.B.

Bispo da Prelazia de Cristalândia

 

VOLTA