OS LEIGOS: VIDA E AÇÃO APOSTÓLICA

 

1. Vida e ação dos Leigos:

 

a) Nas Paróquias, Comunidades de Base, etc. -- A formação de Leigos(as) têm sido uma das Prioridades da Prelazia já há muito tempo, e mais ainda agora que a Igreja, através dos seus Documentos e Pastores fala constantemente do "protagonismo dos Leigos". Os(as) Leigos(as) são a presença do Povo na Igreja e a presença da Igreja no meio do Povo. Entre as lideranças e animadores(as) Leigas, temos que ressaltar que a maioria é demulheres. Além das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), que são uma Prioridade da Prelazia, temos a Renovação Carismática Católica, a Sociedade São Vicente de Paulo, o Apostolado da Oração, a Ordem Franciscana Secular, a Legião de Maria e o Encontro do Diálogo, como também as Pastorais citadas acima, página 3, Nº 4, letras "a" até "j".

 b) Existe um bom clima de diálogo e colaboração entre os(as) Leigos(as), Religiosos(as), Sacerdotes e Bispo, especialmente por causa da participação destas pessoas nos Conselhos Pastorais de diversos níveis; nos Encontros de Estudo, de Planejamento e de Avaliação; na Equipe de Coordenação da Pastoral da Prelazia; nas Coordenações de todas as Pastorais; nas Assembléias da Prelazia em todas as fases (Preparação, Planejamento, Debate/Votação, Execução e Avaliação); e outras instâncias menos formais e não-estruturadas. Os exemplos mais significativos durante o quinquênio têm sido as três Assembléias Prelatícias.

 c) Formação bíblico, catequético, teológico, litúrgico e humano, para uma fé mais esclarecida, sólida e profunda - através das Escolas Teológica e Catequética; cursos a nível de Paróquia para catequistas; cursos/encontros de preparação para os Sacramentos (pais e padrinhos para o Batismo das crianças, adolescentes e jovens para a Primeira Confissão e Comunhão, para a Crisma, jovens e adultos para o Matrimônio); cursos e encontros da Pastoral Litúrgica, Pastoral da Juventude e Pastoral Familiar; cursos e treinamento para Pastoral da Criança e do Menor; cursos de Direitos Humanos e Consciência Política; Novenas de Natal em Família e reuniões da Campa-nha da Fraternidade; programas de rádio; etc .

d) Movimentos de Ação Apostólica -- veja acima, página 16, Nº 4, letra a.

e) Surgiu durante o quinquênio o Encontro do Diálogo, a Pastoral da Criança a Pastoral da Família, a Pastoral Educacional , a Renovação Caristmática Católica e o Ensino Religioso. Não desapareceu nenhum Movimento ou Pastoral.

 

2. Formação e Atividades dos(das) Leigos(as):

 a) A nível paroquial todos os Sacerdotes e Religiosas dedicam-se à formação e acompanhamento dos(das) Leigos(as). Alguns(algumas) poucos(as) têm tido a oportunidade fazerem cursos de curta duração para se capacitarem e se prepararem melhor. A nível de Setor e de Prelazia, 06 (seis) Sacerdotes e 07 (sete) Religiosas fizeram cursos de mais duração na área biblico-catequética.

 b) Há Leigos(as) que são Ministros(as) Extraordinários(as) da Eucaristia e do Batismo, e Testemunhos(as) Qualificados(as) do Matrimônio. Em uma Paróquia existem dezenas de Leigos e Leigas que exercem os Ministérios da Visitação (visitas às famílias, acolhimento de pessoas que chegam na Comunidade de outros lugares, etc.); da Ressurreição (visitas à e oração com famílias enlutadas); e do Ensino Religioso nas escolas públicas.

c) Há um bom número de Leigos(as), católicos(as) conscientes e praticantes, na vida política e social, mas que precisam de muito mais formação em quase todas as áreas, especialmente na Bíblia, nos documentos da Igreja e, em geral, na Doutrina Social da Igreja. Já realizamos um curso curto de Direitos Humanos e estamos programando outros de Fé e Política, Consciência Política, etc. Ainda não conseguimos atuar muito no mundo da cultura, da arte, das comunicações sociais e nos ambientes afastados da Igreja.

d) Não temos Leigos(as) provenientes de outros Países ou Dioceses que trabalham como voluntários na Prelazia.

e) Nota Estatística Nº 6

 

1 - No final de dezembro do último ano do quinquênio (1994) havia as CEBs, pastorais, associações, movimentos, etc. elencados acima, na página 16, Nº 1, letra a.

 2 - Não há nenhum Sacerdote assistente que deles se ocupa a "tempo pleno". Embora o Apostolado da Oração tem um "Diretor Espiritual" a nível de Prelazia, ele não é de "tempo pleno".

 

VOLTA