ECUMENISMO

 

1. Um levantamento feito em 1993 constatou a existência de 16 confissões cristãs não católicas, e mais o espiritismo, na Prelazia de Cristalândia (veja página 12 da cartilha da Prelazia, "Igreja Crescendo em Comunhão e Participação": Adventistas do Sétimo Dia, Testemunhas de Jeová, Assembléia de Deus (vários ramos), Igreja Presbiteriana, Igreja Metodista, Igreja do Véu, Igreja de Cristo, Congregação Cristã do Brasil, Igreja Batista, Igreja do Evangelho Quadrangular, Comunidade de Cristo, Igreja Católica Brasileira, Igreja Cristã Evangélica, Igreja Apostólica, Igreja Deus é Amor, Igreja Brasil para Cristo. É bem provável que existam outras!

 

a) Suas atividades

 1- Em geral são fundamentalistas na sua interpretação da Sagrada Escritura.

2- Quase todas são "espiritualistas" -- isto é, não visam a transformação social do mundo, a CONSTRUÇÃO do Reino de Deus, mas "ganham" o céu já feito por Deus, que Ele dá às pessoas "boazinhas".

3 - Seus membros normalmente são agressivamente proseletistas.

4 - Nas suas pregações muitas atacam mais a Igreja Católica do que anunciar o Evangelho.

5 - A "Igreja Católica Brasileira", fundada por um ex-Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana que foi expulso da Igreja, é bastante prejudicial, pois imita em tudo a nossa Igreja (ritos, "sacramentos", traje, etc.) e engana, ilude e explora nossos fiéis mais simples e menos esclarecidos, sendo apoiada por políticos corruptos, pessoas de má fé que dizem ser católicos, etc. Ministra os "sacramentos" a qualquer pessoa, sem preparação ou compromisso, desde que pague a taxa (dinheiro) que exige para isso. Alguns dos "padres" desta igreja são ex-seminaristas Católicos que foram expulsos ou deixaram o seminário. Muitos são quase analfabetos, sem a mínima de instrução religiosa e moral. Cobram taxas elevadíssimas para celebrar "batismos", "crismas" e "casamentos " de pessoas impedidas de receberem tais Sacramentos na Igreja Católica Romana.

 b) Não temos uma Comissão Prelatícia para a promoção da unidade dos cristãos.

 c) Apesar de várias tentativas, até agora não conseguimos nenhum diálogo ecumênico, porque não aceitam. Através do Centro de Direitos Humanos que fundei na Prelazia no ano 1994 e por alguns trabalhos de estamos conseguindo uma Pastoral Social, estamos nos aproximando DE ALGUNS MEMBROS destas igrejas, e, aos poucos, seus pastores. Há esperança de chegarmos, devagar, num futuro distante, a um verdadeiro ecumenismo.

 

2. Religiões não cristãs na Prelazia

 

a) Espiritismo -- um tipo de sincretismo fortemente presente em todo o Brasil e América Latina.

b) Religiões Indígenas -- faz apenas dois anos que foi iniciada a Pastoral Indigenista com os índios da Ilha do Bananal (os Povos Karajá e Javaé). São bastante abertos ao cristianismo, e uns até pediram para serem evangelizados. Estamos seguindo as orientações das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil -- 1995 a 1998, capítulo 4, sobre "as exigências de uma evangelização inculturada", isto é:

1) Testemuno; 2) Serviço =Promoção Humana; 3) Diálogo; 4) Anúncio Explícito do Evangelho; e, por fim,

5) Integração (Sacramentos) na Vivência Comunitária da Fé.

 

1 - A religiosidade dos índios faz parte integral da sua vida -- harmonia com Deus e com a natureza. Mas, como nos disse um dos seus chefes; "Faz séculos que nós conhecemos e adoramos o verdadeiro Deus, Criador e Pai de todos nós. MAS NÃO SABÍAMOS QUE SEU FILHO SE FEZ HOMEM, ANDOU NO MEIO DA HUMANIDADE, ENSINOU COISAS MUITO BONITAS, FOI CRUCIFICADO, MORREU E RESSUSCITOU! NÃO NOS EXCLUAM DA EVANGELIZAÇÃO!"

 

2 - Há várias festas importantes, mas parece que a principal é de "Arauanã". Até agora não temos muita intimidade com eles, e nunca consegui participar. Não há uma data fixa para sua celebração nem tempo marcado para sua duração, mas surge "naturalmente" e dura tanto tempo que eles julgam "necessário".

c) Não há outras religiões naõ cristãs na Prelazia (a não ser que a maçonaria seja considerada como uma religião). A maçonaria existe em alguns lugares da Prelazia, mas não é muito atuante. Portanto, as outras perguntas não são aplicáveis.

 

3. Não há grupos de não crentes na Prelazia.

 4. Nota Estatística Nº 7

 1 - Pergunta respondida acima, página 17, Nº 1.

2 - Pergunta respondida acima, páginas 17 e 18, Nº 2, letras a, b , c.

3 - Não há.

VOLTA